Tipagem sanguínea é tema de aula prática para Enfermagem e Nutrição

//Tipagem sanguínea é tema de aula prática para Enfermagem e Nutrição

Tipagem sanguínea é tema de aula prática para Enfermagem e Nutrição

Nas últimas semanas, os calouros dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré participaram de aulas práticas sobre citologia e histologia ministradas pela professora Dra. Ligia Corazza.

Em laboratório, os universitários realizaram testes de tipagem sanguínea com o auxílio de um conjunto de soros Anti-A, Anti-B e Anti-D. De acordo com a aglutinação ou não das hemácias em contato com esses soros é possível identificar o tipo sanguíneo de uma pessoa. Na mesma aula, os estudantes também observaram lâminas com amostras de sangue através de microscopia óptica.

“Mesmo que o procedimento não seja realizado por enfermeiros e nutricionistas, é importante que os estudantes tenham conhecimento sobre o assunto. Na enfermagem é necessário saber previamente o tipo sanguíneo dos pacientes que serão beneficiados por transfusão de sangue para administrar cuidados específicos. Já para a nutrição, o sangue integra o grupo dos tecidos conjuntivos responsáveis pelo preenchimento do corpo, o que está diretamente ligado ao processo de ganho de peso ou emagrecimento”, pontuou a docente sobre a importância das atividades que aconteceram em 24 e 30 de maio.

2017-06-05T07:45:51+00:00 31/05/2017|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X