Eduvale é sede de treinamento promovido pela Secretaria de Agricultura

//Eduvale é sede de treinamento promovido pela Secretaria de Agricultura

Eduvale é sede de treinamento promovido pela Secretaria de Agricultura

Na tarde de 26 de julho, a Faculdade Eduvale de Avaré sediou um treinamento promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Direcionado para engenheiros agrônomos, pesquisadores, produtores, consultores e técnicos agrícolas da Coordenadoria da Defesa Agropecuária (CDA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de treze regionais do Estado, o tema abordado foi a nova legislação do Sistema de Mitigação de Risco (SMR) para o controle do cancro cítrico, uma doença que ataca todas as espécies e variedades de citros de importância comercial.

O agrônomo Marlon Peres da CDA abordou as principais mudanças na legislação que antes bloqueava o comércio de citricultura em propriedades contaminadas pela doença, mas agora permite a continuação da produção mediante processamento fitossanitário. Falou também sobre a certificação, inspeção, fiscalização e beneficiamento dos produtos a serem comercializados e do cadastro de propriedades e unidades de consolidação para a venda dos frutos para outros estados.

Já o agrônomo Dr. Sérgio Carvalho do Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) falou sobre o melhoramento genético na produção da cultura do citros, sobre a morfologia do patógeno causador do cancro cítrico e ainda apresentou experimentos de avaliação de materiais para manejos realizados no Paraná. O fitopatologista Dr. Franklin Behlau, pesquisador do Fundecitrus, discorreu quanto às principais características da doença e as medidas de controle de acordo com as novas leis.

“O foco do evento foi disseminar conhecimento e divulgar a nova legislação no processo de produção citrícola. A participação da Eduvale foi muito importante, pois uma faculdade deve apoiar pesquisas e difundir novas tecnologias”, pontuou o engenheiro agrônomo e produtor Marcio Lanza, vice-coordenador do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré.

2017-07-27T16:29:10+00:00 27/07/2017|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X