Estudantes da Biologia visitam borboletário e agência de pesquisa

//Estudantes da Biologia visitam borboletário e agência de pesquisa

Estudantes da Biologia visitam borboletário e agência de pesquisa

Com o intuito de estimular a pesquisa, o conhecimento sobre biodiversidade e educação ambiental, o aprendizado de técnicas laboratoriais e a integração dos alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré, a bióloga e coordenadora Dra. Ligia Corazza organizou uma visita técnica ao borboletário “Flores Que Voam” e à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, ambos localizados no município de Campos do Jordão/SP.

Durante a visita técnica ao borboletário, que abriga mais de 35 espécies de borboletas nativas da região, os universitários puderam acompanhar um pouco da rotina dos biólogos no processo de reprodução laboratorial das borboletas. Eles aprenderam como é feito o minucioso trabalho da coleta dos ovos nas folhas das plantas cultivadas dentro estufa local, como é o tratamento das larvas e o processo de metamorfose. Os alunos também visitaram os jardins vedados do borboletário, que contém inúmeros insetos multicoloridos.

Na APTA, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a estação experimental de salmonicultura localizada no centro de desenvolvimento de pesquisa da agência. A pesquisadora Dra. Yara Tábata ainda ministrou uma palestra sobre a linhagem de melhoramento genético desenvolvida no trabalho com trutas e demonstrou como é feita a retirada dos óvulos e a fecundação nos peixes que recebem ração específica produzida na APTA para ganho de coloração semelhante à do salmão. A estação de pesquisa é responsável pela produção anual de 2 milhões de ovos embrionários de trutas, um dos peixes mais procurados nos restaurantes.

A visita técnica aconteceu no último dia 17. Além da coordenadora Dra. Ligia Corazza (mestre em Zoologia e doutora em Genética), o biomédico Dr. Leonardo Teixeira Lopes de Medeiros e as professora Dra. Rosemary Davanso (pós doutora em Zoologia) e Dra. Clivia Fiorilo (doutora em botânica) também acompanharam os alunos durantes as atividades.

2016-04-05T14:49:49+00:00 19/06/2015|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X