BIBLIOTECA JUÇARA BEATRIZ MANSUR SALOMÃO

Público alvo

Destinada ao uso dos alunos, professores, funcionários e coordenadores. Aberta a comunidade em geral apenas para consultas.

Espaço físico

Instalada em prédio amplo e moderno com 500 m², a Biblioteca Eduvale disponibiliza em seus dois andares: acervo bibliográfico com mais de 18 mil exemplares, espaço para leitura, salas de estudo individual ou em grupo, equipamentos audiovisuais e doze terminais informatizados para pesquisa e consulta.

Acervo

Com mais de 18 mil exemplares, o acervo é composto por: livros, vídeos, CDs, manuscritos, normas técnicas, publicações, trabalhos acadêmicos, jornais e revistas. Informatizado e com fácil e rápido acesso, a pesquisa pode ser feita através de busca por autor, título ou assunto. O acervo é processado sob as normas de catalogação (Código Anglo Americano de Catalogação AACR2), classificação (Classificação Decimal de Dewey – CDD), indexada, informatizada e disponível para empréstimo, segundo o regulamento interno na Biblioteca.

Consulta do Acervo

Serviços Oferecidos

Consulta

Disponível a toda comunidade acadêmica sob a forma de livre acesso aos materiais. Ao público externo é reservado o direito de consulta aos exemplares apenas nas dependências internas da Biblioteca.

Empréstimo

Podem usufruir do empréstimo de materiais: alunos, professores e funcionários da Faculdade Eduvale cadastrados na Biblioteca. O prazo é pré-determinado conforme regulamento interno.

Reserva

O usuário pode requerer o serviço de reserva sempre que o título desejado encontrar-se emprestado. O setor de atendimento da Biblioteca presta este serviço. O nome do solicitante é incluído na “Lista de Reserva” da respectiva obra e o mesmo deve certificar-se diariamente quanto à disponibilidade do material.

Orientação bibliográfica

Serviço de orientação destinado à comunidade quanto a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na Biblioteca e às fontes de pesquisa existentes (catálogos, bases de dados, Internet, auxílio na localização dos materiais desejados, entre outros).

Levantamento bibliográfico

Destinado ao corpo docente da Faculdade Eduvale, consiste no levantamento da bibliografia sobre determinado assunto ou autor, segundo especificações definidas pelo próprio solicitante.

Comutação bibliográfica

Permite acesso à informação técnico-científica através da obtenção de cópias de documentos, em todas as áreas do conhecimento, nacionais e internacionais, localizados nas bibliotecas que integram o Programa de Comutação Bibliográfica COMUT através do pagamento de uma taxa pré – fixada pelo programa exposta no mural da biblioteca.

Terminais de busca e Internet

A biblioteca possui doze terminais de auto-atendimento que possibilitam consulta aos materiais do acervo através de autor, título e assunto. Além deste serviço, a comunidade interna tem acesso à Internet para pesquisa acadêmica e acesso ao e-mail para verificação de conteúdo acadêmico, mediante o número do prontuário e senha individual.

NORMAS E PROCEDIMENTOS
BIBLIOTECA “JUÇARA BEATRIZ MANSUR SALOMÃO”

1 – CONSULTA E EMPRÉSTIMO DE PUBLICAÇÕES

Art. 1º O empréstimo será efetuado mediante apresentação de documento de identificação com foto.

Art. 2º Do material bibliográfico disponível no acervo, livros e periódicos (na edição anterior à exposta no semanário) são destinados ao empréstimo domiciliar, com exceção das obras de referência (dicionários, enciclopédias, manuais, etc.).

Art. 3º Quanto à retirada das obras de referência (enciclopédias, dicionários, Atlas, etc.) e exemplares de consulta, fica determinado que a devolução deve ocorrer na mesma data do empréstimo por período de 1 (uma) hora.

Art. 4º A quantidade de obras retiradas por empréstimo, bem como o prazo para sua devolução, difere pelo tipo de material e de usuário conforme tabela abaixo:

TIPO DE USUÁRIO TIPO DE MATERIAL LIMITE DE OBRAS
POR EMPRÉSTIMO
PRAZO PARA
DEVOLUÇÃO
DOCENTES /
PÓS-GRADUAÇÃO
LIVROS/CÓDIGOS
PERIÓDICOS
MULTIMÍDIA
5
3
2
15 DIAS
15 DIAS
15 DIAS
DISCENTES
(ÚLTIMO PERÍODO)
LIVROS/CÓDIGOS
PERIÓDICOS
MULTIMÍDIA
4
3
1
10 DIAS
10 DIAS
10 DIAS
DISCENTES /
FUNCIONÁRIOS
LIVROS/CÓDIGOS
PERIÓDICOS
MULTIMÍDIA
3
2
1
7 DIAS
7 DIAS
7 DIAS
COMUNIDADE
EM GERAL
SOMENTE
CONSULTA LOCAL

 

Art. 5º Não será permitido o empréstimo de mais de um exemplar do mesmo título a um único usuário.

Art. 6º No ato do recebimento de exemplar de publicação tomado por empréstimo, o usuário fica obrigado a verificar o estado geral de conservação da obra, assegurando-se de que a mesma encontra-se em perfeito estado. O recebimento da obra em empréstimo significa que esta foi verificada e que foram constatadas suas perfeitas condições de conservação.

Art. 7º O empréstimo de material bibliográfico só será efetuado até às 22h.

Art. 8º O usuário responderá pela publicação retirada em seu nome e, em caso de extravio ou dano, indenizará, obrigatoriamente, a Biblioteca da Faculdade.

§ 1º – A indenização deverá ser efetuada mediante reposição da obra, de igual edição à extraviada, ou de edição posterior.

§ 2º – O valor da indenização será acrescida no valor da mensalidade para os alunos e descontado em folha de pagamento para professores e funcionários, caso não haja a reposição da publicação no mês vigente.

 

2 – DEVOLUÇÃO

Art. 9° A devolução poderá ser realizada por qualquer pessoa. No entanto, só estará concretizada e validada após emissão do comprovante de devolução.

Art. 10º No ato de devolução do material, este deverá estar nas mesmas condições físicas em que foi emprestado ao usuário. Em caso de danificações da obra ou extravio, o usuário fica obrigado a substituí-la por outro exemplar de mesmo título, autor e com a edição igual ou posterior da obra danificada.

§ 1º Enquanto a restituição do exemplar danificado ou extraviado não ocorrer, a devolução do item não poderá ser efetivada.

§ 2º O atraso na devolução de publicações será cobrado o valor de R$3,00 por livro e por dia de atraso, R$2,00 por dia de atraso e por periódico,vídeo ou CD.

§ 3º O não pagamento da multa até o dia 20 de cada mês será acrescido na mensalidade do mês vigente em caso de alunos e descontado em folha de pagamento no caso de professores e funcionários.

 

3 – RENOVAÇÃO

Art. 11° As obras retiradas poderão ser renovadas desde que não haja reserva para o material. As renovações devem ser realizadas pelo próprio aluno na área restrita do site da Faculdade. A renovação na Biblioteca é feita mediante apresentação do material a ser renovado e dos documentos exigidos no Art 1°.

 

4 – RESERVA

Art. 12º É permitido reservar até 03 materiais. Na devolução do primeiro exemplar da obra requerida, o empréstimo será disponibilizado ao primeiro usuário da lista pelo período de 24 horas. Se o empréstimo não for realizado dentro do prazo previsto pelo usuário habilitado, sua solicitação será cancelada e o título disponibilizado para o próximo nome da lista e assim sucessivamente.

 

5 – DO USO DOS AMBIENTES DA BIBLIOTECA

Art. 13º Os espaços reservados aos acervos, salas de leitura e acesso à Internet deverão ser utilizados com o máximo de silêncio.
§ 1º Não é permitida a alteração das configurações dos equipamentos de acesso à Internet e consultas ao acervo.

§ 2º Não é permitida, a utilização de celulares, aparelhos de qualquer natureza que produzam ruídos, conversar em voz alta, fumar, alimentar-se ou ter qualquer atitude que perturbe o silêncio e a harmonia necessária a este ambiente.

§ 3º Não é permitida a entrada de usuários na biblioteca portando bolsas, pastas, classificadores, envelopes, sacolas e/ou mochilas. As mesmas devem ser armazenadas no guarda-volumes encontrado na entrada da biblioteca.

Art. 14º A não obediência às observações nos artigos listados acima, implicará na saída do usuário do recinto da biblioteca. Em caso de reincidência, o usuário poderá ter seu acesso à biblioteca suspensa provisoriamente, por período a ser definido pela Diretoria da Faculdade, ou definitivamente, em caso de reincidência.

Art. 15º A Biblioteca da Faculdade Eduvale não se responsabiliza por objetos deixados no guarda – volumes da biblioteca.

Art. 16º O uso do guarda volumes está condicionado apenas durante a permanência nas
dependências da biblioteca;

Art. 17º  A perda da chave e/ou cadeado do guarda-volumes acarretará em multa no valor de cinco reais

 

6 – ORIENTAÇÕES GERAIS

a. A Biblioteca da Faculdade Eduvale de Avaré está aberta a comunidade de segunda à sexta-feira das 8h às 22h30min  estando este horário sujeito à alterações no período de férias.

b. Os serviços de informação destinam-se exclusivamente ao corpo discente, docente e funcionários da Faculdade. Ao público externo é apenas reservado o direito de consulta interna.
c. Os usuários devem estar atentos às instruções gerais e aos avisos afixados nos murais da Biblioteca e da Faculdade.

d. Ao solicitarem atendimento, os usuários deverão observar e obedecer à ordem de chegada, contribuindo assim, para o bom funcionamento da mesma.

e. Os livros retirados das estantes para consulta local devem ser deixados sobre a mesa de pesquisa, e / ou preferencialmente na mesa sinalizada na biblioteca.

 

Situado no Jardim América, em Avaré/SP, o campus da Faculdade Eduvale possui 11.000 m² de área total. Conta com amplas salas de aula, laboratórios para aulas práticas específicas de cada área de estudos, auditório, biblioteca, estúdios e núcleos, espaçosas áreas de convivência, cantina e estacionamento com iluminação. Todas as salas de aulas, departamentos e dependências possuem sistema de emergência, em caso de queda de energia.

Concebido para oferecer conforto, está inserido em espaço planejado em paisagismo e jardinagem, o que torna agradável e aconchegante. Toda a área é detalhada e cuidada para aproximar as pessoas e otimizar os relacionamentos e a troca de experiências. Os departamentos acadêmicos (direção, coordenação e sala dos professores) estão localizados próximos do aluno.

Para maior praticidade e comodidade dos usuários web, o campus é totalmente coberto pela rede wireless e ainda conta com ilhas de recarga para celular e notebooks.

Com fácil acesso a comunidade residente em Avaré e em cidades da região, a Faculdade Eduvale está estrategicamente localizada na Avenida Pref. Misael Euphrásio Leal, próxima a entrada da cidade e da Rodoviária Municipal.

 

A Estufa Eduvale pode ser utilizada por professores e alunos para a produção de trabalhos de iniciação científica, projetos, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aulas práticas e pesquisa.

Sua estrutura é revestida de plástico, com tela antiofídica e base de pedrisco para não permitir a entrada de insetos e radiação. Com ela é possível cultivar várias culturas, plantas e vegetais, condicionar o clima e controlar a temperatura, umidade e impedir a entrada de vetores e doenças nos experimentos.



Com a finalidade de proporcionar a prática dos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a Faculdade Eduvale possui uma Rádio Escola onde funciona um estúdio para gravação e edição de áudio.
O espaço também conta com dois estúdios comerciais das emissoras de rádio Eduvale FM e Jovem Pan Avaré.

A Fazenda Experimental Eduvale – Campus I localiza-se na Zona Rural de Avaré/SP, na Estrada Avaré – Iaras, Bairro Pinheirinho Km. 10.

Com área de 103 hectares, o objetivo da fazenda experimental é servir como local de suporte para aulas práticas, estágios, desenvolvimento de pesquisas e cursos de extensão.

Além de promover o aperfeiçoamento do ensino, a Fazenda Experimental Eduvale – Campus I possibilita aos alunos do curso de Agronomia a atuação prática de forma a auxiliar na formação destes acadêmicos.


Utilizada como laboratório experimental, a Agrohorta tem como objetivo proporcionar o exercício prático das técnicas do cultivo de hortaliças. Nela são desenvolvidos trabalhos de planejamento de horta, propagação e plantio de sementes e mudas, cultivo e manejo do solo, adubação, irrigação e controle de pragas e doenças.

Tem como finalidade promover o desenvolvimento de aulas e atividades práticas para os cursos de Agronomia, Zootecnia e Ciências Biológicas. O laboratório conta com diversas peças animais, além de ossos e esqueletos. Mesas de inox para anatomia, instrumentos de manipulação e sala de apoio complementam a infraestrutura moderna e adequada.

Tem como finalidade promover o desenvolvimento de aulas e atividades práticas. Com material cirúrgico e peças anatômicas, o Laboratório de Anatomia Eduvale conta com infraestrutura e material de estudo completo.



Como instrumento de recurso pedagógico, este laboratório auxilia nas atividades práticas, preparando os alunos para atuar profissionalmente junto à comunidade.


Destinado às práticas dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, o Laboratório de Fotografia Eduvale foi estruturado para colocar os alunos em contato com os conhecimentos necessários da disciplina Fotografia. Localizado no Núcleo Integrado de Comunicação, é neste laboratório que os alunos praticam técnicas e linguagens fotográficas, manuseio de equipamento profissional, controle da luz, revelação de filme, ampliação, entre outras atividades.


Para atender as necessidades práticas e complementares durante as aulas, a Faculdade Eduvale conta com laboratórios de informática destinados à utilização de alunos e professores de todos os cursos.

Laboratório de Informática I

O Laboratório de Informática I possui lousa branca, ar condicionado, home theater e computadores para estudo, pesquisa e acompanhamento de aulas. O projetor multimídia e a linha de softwares para monitoramento e apoio proporcionam aulas dinâmicas e práticas transmitidas no telão e em todos os computadores em tempo real.

Laboratório de Informática II

Além de lousa branca e computadores, o Laboratório de Informática II possui cabine individual e bancada central de estudo que permite conexão do computador pessoal via rede. Os usuários também têm à disposição uma linha de softwares para monitoramento e apoio com transmissão do conteúdo de aula em tempo real em todos os equipamentos.

Laboratório de Informática III

Ilhas de recarga e bancadas para notebooks são alguns dos diferenciais do Laboratório de Informática III que também conta com modernos computadores, software de transmissão de conteúdo simultâneo, ar condicionado e lousa branca.

Laboratório de Informática IV

O Laboratório de Informática IV possui lousa branca, ar condicionado, software de transmissão de conteúdo simultâneo em todos os equipamentos e modernos computadores que permitem aulas teóricas e práticas para estudantes de todos os cursos de graduação. Ele também funciona como um laboratório de redação para os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.


Destinado às aulas e atividades práticas dos cursos de Agronomia e Zootecnia, o LAMEA conta com área de máquinas e implementos agrícolas que dão suporte ao ensino, pesquisa e extensão. É composto por várias peças, equipamentos e implementos agrícolas, além de catálogos, revistas, artigos e cartazes. Tem como objetivo promover melhor assimilação das disciplinas de Mecanização e outras relacionadas permitindo que o aluno visualize na prática a teoria explanada em sala de aula.


Oferece suporte completo para experimentações, aulas práticas e atividades complementares. Conta com equipamentos modernos, como microscópios profissionais, vidrarias, bancadas e amostras de materiais de estudo.


  •                                                                            

Produtores, agricultores, pecuaristas, empresários do ramo agrícola, usinas, secretarias municipais de agricultura, cooperativas e associações podem realizar suas análises de solo em Avaré sem a necessidade de deslocamento para grandes centros. O Agroeduvale, laboratório de solos da Faculdade Eduvale de Avaré, realiza análises completas, análise foliar e de nematoides, bem como recomendações de plantio e adubação. As análises de fertilidade do solo são realizadas por uma equipe técnica especializada. Todas as amostras são expedidas com selo de padrão de qualidade do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão que regulamenta e fiscaliza a qualidade dos laboratórios do Estado de São Paulo. Em funcionamento desde abril de 2011, o Agroeduvale está localizado no campus da Faculdade Eduvale de Avaré e atende a população da cidade e da região de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

O laboratório também é utilizado para fins acadêmicos pelos alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia. Nele os estudantes colocam em prática alguns conceitos ministrados nas disciplinas de Morfologia e Classificação dos Solos, Manejo e Conservação de Solos, Fertilidade, entre outras.


Com a função de prover aulas práticas, o Laboratório de Química e Zoologia Eduvale oferece suporte completo aos alunos dispondo de equipamentos, vidrarias, reagentes, exemplares de espécies, animais empalhados, animais conservados em formol e técnico especializado para orientar e auxiliar nas atividades.


Espaço de aprendizado teórico-prático dos alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

Funciona como uma extensão da sala de aula, sendo o local onde são desenvolvidos os projetos, atividades, práticas e peças relacionadas aos segmentos de criação, mídia, produção, redação, atendimento, organização de eventos, comunicação, assessoria de imprensa, rádio, jornalismo impresso e digital, editoração eletrônica, computação gráfica e fotografia.



É o laboratório das atividades forenses do curso de Direito, no qual se desenvolvem experiências práticas supervisionadas por docentes das áreas de Direito Processual do Trabalho, Direito Penal, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Ambiental.

Em funcionamento desde 2000, no NPJ são desenvolvidas atividades referentes à magistratura, advocacia, ministério público, delegacias e demais profissões jurídicas. Essas atividades, exclusivamente práticas, consistem em atuação em audiências e sessões, redação de peças processuais, visitas a órgãos públicos (Procon, Ministério do Trabalho, INSS, Posto Fiscal, etc), técnicas de negociação coletivas, arbitragens e conciliação.


O laboratório de física da Faculdade Eduvale está equipado com diversos instrumentos de medição utilizados para as práticas, cálculos e experimentos das disciplinas Física e Biofísica.


Transformações físicas e químicas de alimentos, procedimentos de pré-preparo e preparo, boas práticas de fabricação, alterações nutricionais, índice de rendimento versus custo, conservação, armazenamento e qualidade do produto final são alguns dos processos apendidos em aulas práticas ministradas no LND. O laboratório atende atividades práticas e complementares dos cursos de Nutrição, Agronomia, Zoologia, Ciências Biológicas e Enfermagem da Faculdade Eduvale de Avaré.

O laboratório de Materiais pode ser utilizado por professores e alunos dos cursos de Agronomia, Arquitetura & Urbanismo, Engenharia Civil e Zootecnia da Faculdade Eduvale para a produção de trabalhos e projetos, aulas práticas ou pesquisa.

O espaço comporta 50 alunos e é equipado com máquina de ensaio universal, argamassadeiras, betoneiras e agitadores de peneira que permitem a elaboração de testes de composição e resistência de diversos materiais utilizados na construção civil como concreto, vergalhões e madeira.

Dispõe de uma câmara úmida para a cura de corpos de prova de concreto com controle de temperatura e umidade digital, além de equipamentos de uso contínuo, de topografia e de segurança.


Equipada com prancheta profissional e régua paralela, a sala de desenho é utilizada para práticas dos cursos de Arquitetura & Urbanismo, Engenharia Civil, Agronomia e Zootecnia. Plantas, edificações, projetos de paisagismo e urbanismo são alguns dos desenhos produzidos neste laboratório pelos estudantes nas disciplinas Desenho Arquitetônico, Oficina de Expressão e Representação, Atelier de Projeto e outras que necessitem de prática específica.


Na Maquetaria, os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Agronomia ou Zootecnia confeccionam réplicas ou maquetes de modelo reduzido e aprendem na prática os conceitos de espaço tridimensional, escala, corte, desenho, colagem, montagem e acabamento.


Espaço Cidadania

Inaugurado em junho de 2013, o Espaço Cidadania tem como objetivo atender a população de Avaré e região.
Ele contempla a Biblioteca Eduvale, aberta a comunidade, e os órgãos públicos NECRIM e CEJUSC.


Fruto da parceria entre Polícia Civil e Faculdade Eduvale, o Núcleo Especial Criminal beneficia a população avareense com um instrumento alternativo para a resolução de conflitos e apuração de crimes de menor potencial ofensivo e de ação penal pública, como: ameaça, lesão corporal leve, calúnia, difamação, injúria, entre outros.

As ocorrências são registradas normalmente no Plantão Policial localizado na R. Minas Gerais nº 1335, em Avaré/SP. O NECRIM convoca as partes envolvidas para conciliação. Autor e vítima são ouvidos pela Polícia, que expede um termo de acordo assinado pelos envolvidos. O prazo para resolução do problema é de no máximo 30 dias.


Horário de Funcionamento: Das 08h30 às 17h00 (SEG a SEX)
Endereço: Av. Pref. Misael Euphrásio Leal nº 265 – Jardim Europa – Avaré/SP
Contato: (14) 3732.9592 – Maria Teresa Picalho e Célia Cristina Godoi
Coordenador: Dr. Antônio de Pádua Pimenta Jr.


O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania trabalha com questões de ordem cível. Pensão, guarda de menores, cobrança, dívida, aluguel, contratos e acidentes de trânsito com danos materiais e sem vítimas são alguns exemplos que podem ser resolvidos de forma mais ágil, sem a necessidade de instauração de processo judicial.

Em parceria com a Faculdade Eduvale, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo implantou o órgão em Avaré. Sua finalidade é promover sessões conciliatórias e buscar o consenso. Após a sessão, o conciliador expede um acordo para a homologação do juiz. O compromisso firmado deve ser cumprido, sob as pena da lei. Todas as causas são sigilosas e sem custo financeiro.


Triagem/Distribuição de Senhas: Das 09h00 às 10h30 (SEG a SEX).
Horário de Funcionamento: Das 09h00 às 17h00 (SEG a SEX).
Endereço: Av. Pref. Misael Euphrásio Leal nº 265 – Jardim Europa – Avaré/SP
Contato: (14) 3732.9592 – Ana Paula Vicentini
Coordenador: Dr. Jair Antônio Pena Júnior