Universitários da Enfermagem Eduvale visitam instituições de saúde

//Universitários da Enfermagem Eduvale visitam instituições de saúde

Universitários da Enfermagem Eduvale visitam instituições de saúde

Com o intuito de apresentar serviços de saúde especializados de ensino, pesquisa e extensão para os alunos dos 4° e 6° períodos do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale, a professora Dra. Elaine Navarro organizou e acompanhou visitas técnicas ao Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP) e ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Botucatu/SP.

 

 

No CEVAP, os estudantes conheceram a histórica do Centro, sua relação com o Instituto Vital Brasil, as pesquisas realizadas com o selante de fibrina, o soro antiapílico (antídoto para o veneno de abelhas), a análise proteômica (conjunto de proteínas em células ou tecidos animal e humano) e o banco de veneno. A bióloga Letícia Murback ainda apresentou os métodos de identificação de serpentes e de acidentes ofídicos com foco nas características clínicas para que os futuros enfermeiros compreendam como atender os pacientes. Os universitários também tiveram a oportunidade de ver os laboratórios de pesquisa, as baias de criação de animais peçonhentos, o processo de produção de soros, além de técnicas como a de liofilização (processo de desidratação) e a de espectrometria de massas.

Já no SAE,a enfermeira Luciene Daltin apresentou os serviços prestados pelo hospital e falou sobre a importância do atendimento multiprofissional no tratamento de portadores de HIV e de Hepatite B e C. Evolução, tratamento das doenças e o impacto dos novos medicamentos na população soropositiva também foram assuntos em pauta. Os futuros enfermeiros ainda conheceram as instalações físicas e algumas pesquisas como o teste de vacina contra o HIV.

As visitas técnicas aconteceram no dia 19 de outubro. 

2018-12-17T13:38:29+00:00 20/10/2018|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X