Neste semestre, os alunos dos 5°s períodos do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré tiveram a tarefa de montar caixas entomológicas (um tipo de mostruário de insetos catalogados).
Com a orientação da professora Dra. Maria de Lourdes Maitan, responsável pela disciplina Entomologia Agrícola, os universitários coletaram e identificaram insetos, parasitas, pragas e transmissores de doenças utilizados para o controle biológico.
Em laboratório, os futuros agrônomos acondicionaram uma série de gafanhotos, moscas, mariposas, besouros e outras espécies em uma plataforma de isopor revestida por uma caixa de madeira e vidro.
De acordo com a docente, o intuito da atividade é que os estudantes conheçam um pouco da classe insecta, já que terão que lidar com ela no campo. “Eles devem saber reconhecer a ordem, a família, o gênero, o ciclo reprodutivo, assim como os métodos de controle e de que forma aplicá-los de maneira correta para reduzir as infestações. Muitos são indispensáveis na polinização das plantas, outros podem ser utilizados no controle biológico. Há também aqueles que podem servir para o cultivo, como o mel e o própolis provenientes de abelhas ou o tecido produzido pelo bicho-da-seda”, pontuou a Dra. Malu.
Os trabalhos foram apresentados e entregues nos dias 04 e 05 de junho.
Deixe seu comentário