Estudantes da Comunicação participam de palestra virtual de Sociologia

//Estudantes da Comunicação participam de palestra virtual de Sociologia

Estudantes da Comunicação participam de palestra virtual de Sociologia

Na última terça-feira, 23, os estudantes dos 3ºs períodos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Eduvale participaram de uma palestra virtual que integra o programa de reforço de conteúdo da disciplina de Sociologia ministrada pela professora Jordana de Souza Santos.

 

Racismo, eugenia e nazismo no Brasil foram os temas abordados pelo sociólogo João Marcelo Maciel de Lima com base no documentário “Menino 23: infâncias perdidas no Brasil” do historiador Sidney Aguilar. 

 

O documentário reconta a história de órfãos negros que foram “sequestrados” por famílias de fazendeiros do interior de São Paulo na década de 1930. Em uma das fazendas localizadas na cidade de Campina do Monte Alegre foram encontrados tijolos com o símbolo nazista da suástica indicando a forte relação dos seus proprietários com o nazismo. O documentário também traça um paralelo entre as teorias de eugenia que respaldavam a concepção de raça pura propagada pelo nazismo e pelo racismo no Brasil.

Ainda durante a atividade, os alunos debateram sobre as manifestações atuais antirracistas e antifascistas em diversos países num movimento que ficou conhecido como “Black Lives Matter”.

De acordo com a professora, a proposta foi identificar na realidade brasileira a presença de elementos que fortificam o preconceito e a intolerância, além de estimular a compreensão da Sociologia por meio de recursos audiovisuais. 

2020-07-01T14:21:44+00:00 24/06/2020|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X