Uma nuvem de gafanhotos que se formou no Paraguai, atravessou a Argentina e se aproximou da região sul do Brasil recentemente preocupou os produtores agrícolas e colocou as autoridades nacionais em alerta. Isso porque esses insetos se alimentam de vegetação nativa ou plantada e os prejuízos para qualquer lavoura é imenso em caso de ataques.
Amplamente debatido pela mídia, o assunto também foi pauta de palestra para os alunos do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale na noite do último dia 07.
A convite da professora Dra. Marília Monteiro Quinalha, o biólogo Lucas Denadai de Campos falou sobre o mundo dos Orthoptera (ordem de insetos com mais de 30 mil espécies que incluem os gafanhotos, grilos, esperanças, wetas e paquinhas). |
|
O objetivo foi apresentar as características gerais dos insetos de relevância econômica como pragas e superpopulações de gafanhotos. Lucas ainda explicou como ocorre a formação dessas “nuvens” e quais fatores podem estar associados a esse evento, bem como quais são os impactos agrícolas e ambientais negativos causados por esses animais.
Deixe seu comentário