Calouros do curso de Psicologia da Eduvale participam de palestras on-line

//Calouros do curso de Psicologia da Eduvale participam de palestras on-line

Calouros do curso de Psicologia da Eduvale participam de palestras on-line

A fim de ampliar o conhecimento dos calouros do curso de Psicologia da Faculdade Eduvale e possibilitar o contato inicial com diferentes questões e áreas da profissão, a Faculdade Eduvale promoveu palestras ministradas no Ambiente de Aprendizagem Virtual durante este semestre. 

 

Thiago Garcia Riviti foi o primeiro convidado para palestrar na plataforma e aproveitou o momento de isolamento para debater e refletir com os estudantes sobre a construção da subjetividade e da identidade envolvendo diversas questões filosóficas, sociológicas e antropológicas.

É possível pensar a questão da subjetividade humana a partir de Karl Marx? Se sim, qual é o melhor caminho? E quais as implicações desse pensamento para as problemáticas contemporâneas dos psicólogos e demais trabalhadores da Saúde Mental? José Guilherme Nogueira Passarinho respondeu essas e outras perguntas na palestra “A subjetividade em Marx: investigações teóricas e reflexões sobre a prática” ministrada para os calouros do curso de Psicologia e também para alunos do 3° período do curso de Nutrição.

A psicologia no contexto educacional foi o tema da palestra apresentada por Juliana Ferreira da Rocha que durante a apresentação falou sobre os desafios e as principais atividades realizadas pelo psicólogo escolar.

Também junto com os universitários da Nutrição, os calouros puderam ter a visão de como funciona as ciências sociais e a saúde no Brasil por meio da apresentação de um panorama histórico-social feito pela Dra. Aurea Maria Ianni que é docente da USP.Desenvolvimento da sociedade brasileira, os fenômenos em saúde/doenças, as formas de enfrentamento e resolução, bem como a nutrição perante a realidade do país foram os tópicos em pauta.

“A escola Behaviorista e sua influência na visão de homem e de sociedade” esteve em voga na palestra do professor Raphael dos Santos Teixeira que abordou o nascimento da teoria e suas mudanças históricas desde o Behaviorismo Metodológico até o denominado Behaviorismo Radical de B. F. Skinner.

Jéssica Ballatori relacionou os assuntos suicídio e capitalismo seguindo as concepções Émile Durkheim e Karl Marx. Como a atividade integra disciplina conjunta, o 3º da Nutrição também participou da roda de conversa.

Os estudantes ainda puderam aprender sobre psicanálise por meio da live especial protagonizada por Ana Karina Barbosa que destacou a visão de homem e sociedade que a teoria psicanalítica utiliza em suas formulações. Em outra videoconferência, Fernanda Augustini Pezzato apresentou o trabalho do profissional da área no contexto jurídico relatando os desafios e as principais atividades realizadas pelo psicólogo que atua no fórum principalmente na vara da infância e da juventude.

Finalizando as atividades, os calouros da Psicologia e os estudantes da Nutrição participaram de um bate-papo sobre a Gestalt com a psicóloga Valéria Guassú. 

2020-07-17T09:18:30+00:00 05/07/2020|0 Comentários

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Do Vale TV

Canal de variedades, entretenimento e muita informação com foco no cidadão avareense.Informação é tudo! Assista no canal 10 da TV Cabo Mix.
Fique por dentro das novidades:
Facebook: /dovaletv
Instagram: @DoValeTV
Youtube: Do Vale TV
Site: www.dovaletv.com.br


X