Universitários da Faculdade Eduvale participam do Webinar da Biologia

//Universitários da Faculdade Eduvale participam do Webinar da Biologia

Universitários da Faculdade Eduvale participam do Webinar da Biologia

De 29 de junho a 10 de julho, a coordenação do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré realizou o primeiro Webinar da Biologia. A ciência da vida e suas diferentes áreas do conhecimento foi a temática central das atividades que contaram com a participação dos universitários dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Nutrição. Egressos e interessados externos de diversas localidades do país também tiveram a oportunidade de assistir as palestras gratuitamente, todas ministradas na plataforma do Ambiente de Aprendizagem Virtual Eduvale por renomados profissionais da ciência.

 

 

A Dra. Carla Bonetti Madelaire da Northern Arizona University (EUA) abriu o Webinar e trouxe os assuntos ecofisiologia, comportamento e imunidade em répteis e anfíbios. O professor e biomédico Dr. Leonardo Teixeira Lopes de Medeiros falou sobre imunologia da gestação na segunda noite. Agricultura orgânica, controle biológico e a atuação do biólogo na nova agricultura foi o tema abordado pelo consultor Felipe Noronha no terceiro dia. A programação seguiu no quarto dia com a médica veterinária Vívian Scalon Peres do Instituto Floravida de Botucatu/SP e a palestra sobre processo de reabilitação física e comportamental de animais silvestres. Na sequência, a bióloga Dra. Graziela Valença analisou o estudo do comportamento animal. O quinto dia também contou com programação dupla: o Dr. Valter Monteiro de Azevedo Santos da UNESP/Botucatu fez um alerta da poluição por plástico que ameaça também a biodiversidade de água doce e consultora ambiental Gerusa Panigalli Vicini destacou o papel das empresas para com a responsabilidade ambiental.

A segunda semana do Webinar trouxe o biólogo e perito criminal Claudemir Rodrigues Dias Filho do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo que apresentou uma atuação em expansão: a biologia forense (especialidade que abrange a área criminal por meio da análise de insetos, plantas, material genético e outros para o apoio às investigações policiais).

No sétimo dia, a bióloga Dra. Marília Caixeta Sousa e o agrônomo e egresso Filipe Tabajara Amaral, ambos da JM Bio Analises, relataram sobre os estudos de resíduos de defensivos agrícolas em flores. Ozonioterapia e suas aplicações para a melhoria da saúde e bem-estar foi assunto inovador trazido pela enfermeira Patricia Nunes Pepe Serodio de Oliveira na oitava palestra.

O Webinar ainda contou com palestrante ilustre: o engenheiro biotecnológico Dr. Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira, vice-diretor científico da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos e presidente da Rede Sudeste de Recursos Genéticos, falou sobre genética da conservação e manutenção da biodiversidade.

Os professores Alexandre Zandoná, André Luis Martins, Flávia Bonamin e Jefferson Henriques Monteiro encerraram as atividades relatando a tragédia e as consequências da explosão na usina nuclear de Chernobyl ocorrida em 1986.

Confira todas as fotos na nossa fanpage: https://www.facebook.com/eduvale.avare/media_set?set=a.3283965914999353&type=3

2020-07-17T12:30:33+00:00 11/07/2020|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X