Psicologia Eduvale realiza projetos sociais de extensão

//Psicologia Eduvale realiza projetos sociais de extensão

Psicologia Eduvale realiza projetos sociais de extensão

Neste último bimestre, o curso de Psicologia da Faculdade Eduvale de Avaré realizou projetos de extensão direcionados às instituições sociais e à comunidade.

Os calouros participaram da I Mostra de Práticas em Extensão que se trata de uma campanha solidária de arrecadação de donativos. Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Avaré e de Cerqueira César, Nova Jornada, Instituto Arco-Íris, Fundação Padre Emílio Immos, Associação Beneficente Oncológica Voluntários de Avaré (ABOVA), Lar São Vicente de Paula e Colônia Espírita Fraternidade foram as entidades atendidas com a doação de alimentos, leite, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

 

 

Divididos em 8 grupos, os estudantes entraram em contato com os representantes para verificar as necessidades. Cada grupo ficou responsável por uma instituição e por criar campanhas de arrecadação. O curso de Publicidade e Propaganda também contribuiu com projeto na criação das artes gráficas de divulgação. Os resultados dos trabalhos foram apresentados no Ambiente Virtual de Aprendizagem e os mais de 900 itens arrecadados foram entregues no dia 19 de junho.

 

 

Os estudantes do 3º período da Psicologia também desenvolveram trabalhos de extensão. Para complementar a prática da disciplina Psicologia Social, eles tiveram a tarefa de produzir documentários, entrevistas, podcasts, pesquisas empíricas e aulas dinâmicas com as temáticas preconceito, crenças e julgamentos, persuasão, influência de grupo, conformidade, obediência ou comportamentos e atitudes. Todos deveriam estar aplicados à atual realidade brasileira.

Os destaques são três documentários. O primeiro foi uma série de entrevistas sobre crenças, verdades e julgamentos com pessoas de diferentes idades e classes sociais. Com a mescla de reflexões teóricas e filosóficas, o trabalho ainda contou com depoimentos de representantes da ciência e de religiões de matriz africana (umbanda) e judaico-cristã (católica). O segundo reuniu diversos depoimentos sobre visões religiosas, econômicas, políticas, sociológicas, militares e psicológicas do fenômeno social. O terceiro foi produzido com a parceria da Do Vale TV e do curso de Jornalismo e explorou a pandemia da Covid-19 trazendo depoimentos emocionantes que podem ser assistidos na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=A4mEqJt8hUc

 “A nossa proposta é formar psicólogos competentes e cidadãos conscientes. O curso está sempre engajado em causas sociais e projetos que contribuam com a sociedade. Queremos que os nossos estudantes atuem como protagonistas e estejam em contato com a prática da profissão deste o primeiro semestre. As formas inovadoras de dinamização pedagógica desses conteúdos, que são de extrema importância, rendaram produtos memoráveis de aprendizado, maturidade e consciência”, ressaltou o psicólogo e coordenador Dr. Rinaldo Correr

2021-06-23T18:31:35+00:00 21/06/2021|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X