Egressa da Arquitetura Eduvale tem artigo publicado em revista científica

//Egressa da Arquitetura Eduvale tem artigo publicado em revista científica

Egressa da Arquitetura Eduvale tem artigo publicado em revista científica

Nigme Massud, egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré, teve o artigo “Identificação dos fatores físicos-espaciais que podem incentivar caminhada em eixos viários: estudo de caso em Avaré-SP” selecionado e  publicado no periódico técnico e científico Cidades Verdes (revista científica referência em arquitetura, urbanismo e sustentabilidade).

Escrito em parceria com a Dra. Renata Cardoso Magagnin no segundo semestre de 2020, o artigo utilizou o método do ICam (índice de Caminhabilidade) desenvolvido pelo ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento). “Pudemos notar diversos problemas relacionados à caminhabilidade como falta de arborização, iluminação adequada e voltada para pedestres, calçada com dimensões irregulares ou sem pavimentação e em certas quadras com entulhos ou árvores interrompendo as vias. No início de  2021 fui convidada pela professora para participar do SIBOGU (Simpósio Brasileiro Online de Gestão Urbana), adaptamos o artigo conforme as diretrizes do simpósio e fomos selecionadas”, ressaltou Nigme.

Caminhabilidade, qualidade espacial, pedestre, mobilidade urbana, eixo viário e acessibilidade são os tópicos abordados na pesquisa que também foi apresentada no Congresso da ANAP (Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista) realizado com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAAC da UNESP/Bauru entre os dias 28 e 30 de julho.

 Tanto a revista quanto o simpósio são direcionados para estudantes e profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo, além de gestores da administração pública de todas as esferas.

O assunto é muito relevante, pois o trecho escolhido para a pesquisa foi o eixo viário onde passava o trem e onde a cidade se desenvolveu de leste a oeste. Este tema foi debatido nas aulas de Projeto de Urbanismo da Eduvale, sendo um lugar importante de circulação de riquezas para a cidade no final dos anos 1890 até os anos 1940. Participar desse simpósio foi um aprendizado importante e uma continuidade do que o curso de Arquitetura e Urbanismo da Eduvale sempre incentivou procurar. O CONINCE  foi uma verdadeira escola para a familiarização com a escrita científica”, finaliza Nigme.

Confira o artigo na íntegra: https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/9130/form4585262004.pdf

2021-08-02T17:36:16+00:00 31/07/2021|0 Comentários

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Do Vale TV

Canal de variedades, entretenimento e muita informação com foco no cidadão avareense.Informação é tudo! Assista no canal 10 da TV Cabo Mix.
Fique por dentro das novidades:
Facebook: /dovaletv
Instagram: @DoValeTV
Youtube: Do Vale TV
Site: www.dovaletv.com.br


× Envia-nos um WhatsApp
X