Este semestre, o 4° período do curso de Fisioterapia da Faculdade Eduvale participou de projetos de extensão na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) V “Dr. João Ortiz” em Avaré/SP.
Supervisionados pelo professor Dr. Alberto de Vitta, os alunos tiveram a oportunidade de aprender conceitos de atendimentos direcionados para a saúde coletiva, a relação entre terapeuta e paciente e postura profissional. As atividades aconteceram em diferentes etapas e tiveram como objetivos prevenir disfunções musculoesqueléticas, crônicas degenerativas, hipertensão, diabetes, entre outras.
Um levantamento epidemiológico foi realizado com a comunidade local para a descoberta de patologias e queixas mais frequentes. Os pacientes passaram por avaliação de dores e de limitações funcionais. Cinco encontros semanais foram realizados para intervenções com o desenvolvimento de um programa de cinesioterapia funcional composto por aquecimento, exercícios multissensoriais, de força/resistência muscular e desaquecimento. Por fim, uma última reavaliação foi feita para verificar a evolução dos quadros.
Com a supervisão da professora Dra. Paola Valenciano, os futuros fisioterapeutas ainda puderam acompanhar os atendimentos na unidade e nas casas dos pacientes cadastrados. Eles aprenderam a relatar, descrever e debater casos clínicos. De acordo com a docente, a finalidade é fazer com que eles se aproximem da realidade da fisioterapia com a comunidade e saibam identificar conhecimentos e práticas da profissão em diferentes ambientes de atuação.
Deixe seu comentário