Artigos de egressos da Biologia Eduvale são publicados em revistas internacionais

//Artigos de egressos da Biologia Eduvale são publicados em revistas internacionais

Artigos de egressos da Biologia Eduvale são publicados em revistas internacionais

Dois egressos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale tiveram os seus artigos científicos publicados em renomadas revistas internacionais.

Intitulado “Ichthyofauna of streams from the Piraju and Tejupá municipalities, São Paulo State, Brazil”, o trabalho de Roberto Ferrazi foi publicado de forma on-line no mês de setembro na Oecologia Australis e apresenta o levantamento de peixes nativos dos municípios de Piraju e Tejupá no sudeste do estado de São Paulo. O estudo revelou a alta diversidade de peixes desta região da bacia do Rio Paranapanema e ressaltou a importância da preservação das espécies no contexto de crise de biodiversidade de água doce. Reconhecendo a relevância da pesquisa, a Câmara Municipal de Tejupá entregou uma moção de congratulação ao biólogo.

O segundo trabalho refere-se ao estudo “Anomalous specimens of Rhamdia quelen (Siluriformes: Heptapteridae) and Gymnotus cf. sylvius (Gymnotiformes: Gymnotidae)”. O artigo foi liderado pelo egresso Guilherme Correia Silva, agora consultor de fauna na área de ictiologia (ramo que estuda os peixes). Nele, os autores identificaram anomalias em duas espécies de peixes. Um dos animais apresentou um provável caso de neoplasia, anomalia até então não registrada para a espécie estudada. No outro, identificou-se a presença de dois filamentos caudais até então desconhecida. A descoberta foi publicada na data de hoje, 14 de novembro, na revista francesa Cybium.

Ambas as pesquisas foram desenvolvidas durante a graduação e contaram com a orientação do professor Dr. Valter Monteiro de Azevedo Santos e a colaboração das biólogas e professoras Dras. Ligia Carolina Quessada Corazza e Carolina Vieira da Silva da Faculdade Eduvale de Avaré e de pesquisadores de diferentes universidades federais. Um dos trabalhos ainda teve a contribuição do egresso Felipe Tinti (também da Biologia Eduvale) e das alunas Mariah Molina (do curso de Ciências Biológicas da Eduvale) e Andressa Vitória Paes Nunes (do curso de Medicina Veterinária da Eduvale).

Roberto e Guilherme, formados no meio deste ano no curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale, estão atualmente em Minas Gerais e trabalham com consultoria ambiental. “Para formar biólogos, a Eduvale é uma das melhores no estado de São Paulo! Destaco a qualidade do corpo docente, a infraestrutura da faculdade, as práticas e a convivência e o apoio que temos dos professores durante toda a graduação. Finalizei a faculdade e em 15 dias eu já estava empregado”, frisou Roberto em entrevista ao programa Papo Reto da rádio Jovem Pan.

2023-11-14T16:15:56+00:00 14/11/2023|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X