A biblioterapia é uma estratégia terapêutica que faz uso da leitura como forma de melhorar a saúde mental. Utilizando-se de histórias, poesias, contos ou qualquer tipo de conteúdo literário, busca-se permitir um contato maior e mais próximo com as emoções dos seus adeptos.
A fim de aproximar alunos, professores e colaboradores, a Eduvale promoveu uma série de círculos literários e oficinas de escrita criativa durante este semestre.
“Ansiedade (cura pelas palavras)”, “Tempo (perdas e ganhos)”, “Devires (cartografia dos afetos)” e “Esperançar (memórias em busca do EU)” foram os títulos dos encontros mediados pela bibliotecária Silvana Carvalho.
Durante as atividades, os participantes conversaram e refletiram sobre os temas em questão com base em livros, contos, poemas, crônicas e textos curtos. “Mais de 100 histórias maravilhosas”de Marina Colasanti, “O livro dos ressignificados” de Akapoeta, “Eu tenho sérios poemas mentais” de Pedro Salomão e trechos de obras do poeta Fabrício Carpinejar estiveram em pauta. |
|
Após as reflexões sobre os temas, os participantes ainda tinham a tarefa de canalizar e expressar sensações e emoções emergidas por meio da escrita.
“Em nossos momentos especiais promovemos a escuta ativa e o diálogo coletivo, além de aprimorarmos o desenvolvimento pessoal utilizando a literatura e a escrita criativa como forma de expressão e construção da identidade individual e coletiva”, ressaltou Silvana.
Deixe seu comentário