O curso de Nutrição da Faculdade Eduvale realizou um projeto de extensão que aconteceu mensalmente na Associação Beneficente Oncológica Voluntários de Avaré (ABOVA) e quinzenalmente na Estratégia Saúde da Família (ESF) Dr. João Ortiz.
Na ABOVA, os alunos do 8º período curso de Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré prestaram consultorias e deram orientações para os pacientes em tratamento oncológico com o objetivo de diminuir os possíveis sintomas colaterais de alteração de apetite, de paladar e espessamento da saliva causados por cirurgias, quimioterapias e radioterapias. Por meio de oficinas e com o acompanhamento da docente Vanessa Ribeiro, eles apresentaram como higienizar corretamente os alimentos (frutas, verduras e legumes) com hipoclorito de sódio ou água sanitária para diminuir a carga de microrganismos e garantir a segurança alimentar. A equipe também ensinou a preparar um sal de ervas naturais com o intuito de diminuir o consumo de sal industrializado e estimular o paladar. Além de fácil preparo, este sal tem baixo custo e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido às ervas utilizadas. Durante os encontros, os participantes ainda aprenderam receitas de sucos e vitaminas com alto valor nutricional.
NA ESF, os futuros nutricionistas atenderam gratuitamente a comunidade avareense e realizaram avaliações e orientações clínicas também com a supervisão da docente Vanessa.
|
|
“É nesse momento que eles colocam em prática todo o conhecimento. O estágio é fundamental, pois funciona como treino e faz com que eles aprimorem as técnicas e ganhem experiências e segurança na atuação profissional”, ressaltou a professora.
“Esse estágio foi muito proveitoso e uma experiência única! Aprendi muito e coloquei em prática a parte social, onde eu pude me comunicar com as pessoas e ter esse contato mais próximo e direto”, conclui a aluna Karoline Roldão.
Deixe seu comentário