Alunos da Eduvale participam de minicurso de bichoterapia

//Alunos da Eduvale participam de minicurso de bichoterapia

Alunos da Eduvale participam de minicurso de bichoterapia

Na manhã de hoje, 18, o psicólogo João Paulo Martins e a médica veterinária Dra. Patricia Galvão (ambos docentes da Faculdade Eduvale) ministraram um minicurso sobre a utilização de cães para suporte emocional e trouxeram ao câmpus os seus animais Tomás e Charlotte.

Os alunos do 3º período da Psicologia e do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Eduvale puderam aprender sobre legislação, registro, laudo médico, métodos de treinamento e socialização, características das raças e o serviço individualizado prestado aos tutores. Eles ainda demonstraram ações que podem ser adotadas em âmbito hospitalar e no cuidado com autistas. A diferença entre cães guias e cães de suporte emocional, como fazer com que o animal entenda que ele está em serviço, cases reais e custos também foram tópicos em pauta.

Todos devem ser treinados por um adestrador e ter acompanhamento veterinário constante. Ter um cão de suporte é um benefício na vida de qualquer um que tenha necessidades terapêuticas, psicológicas ou de bem-estar comprovadas. Ele tem a função de ficar ao seu lado oferecendo conforto e segurança. Se, por exemplo, você tiver alguma alteração cognitiva, crises de epilepsia ou sensoriais em ambientes públicos com muitos estímulos quem te ajuda é ele”, ressaltou o psicólogo João Paulo.

 

 

 

 

A bichoterapia vem ganhando destaque. Comprovada pela ciência, a interação com animais de estimação reduz os níveis de estresse, diminui a pressão arterial e aumenta a produção de hormônios associados à felicidade. Para aqueles que sofrem de ansiedade ou depressão, a abordagem também oferece conforto e apoio. Além dos benefícios físicos e emocionais, ela desempenha um papel importante na construção de conexões sociais. Em grupos terapêuticos, a presença de animais cria um ambiente acolhedor e sem julgamentos, onde os participantes se sentem à vontade para compartilhar suas experiências e emoções.

2024-03-18T16:26:42+00:00 18/03/2024|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X