UNEDUVALE e HVET Eduvale apoiam encontro de protetores dos animais

//UNEDUVALE e HVET Eduvale apoiam encontro de protetores dos animais

UNEDUVALE e HVET Eduvale apoiam encontro de protetores dos animais

Na noite de ontem, 23 de junho, o Centro Universitário Eduvale (UNEDUVALE) e o HVET Eduvale apoiaram o Encontro Regional dos Protetores dos Animais. Dedicado ao debate sobre políticas públicas, legislação e a luta contra os maus-tratos aos animais, o evento contou com a presença do deputado federal e delegado Bruno Lima que é reconhecido nacionalmente por sua atuação na causa animal.

Realizado na Associação Regional dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Avaré (AREA), o Encontro reuniu universitários e professores do curso de Medicina Veterinária, representantes da comunidade, ativistas, protetores independentes, autoridades, advogados e promotores.

 

 

 

 

Bruno Lima falou sobre os desafios da proteção animal no Brasil e destacou seu projeto “Cadeia Para Maus-Tratos” que busca endurecer penas para crimes contra animais, inclusive aqueles envolvendo de grande porte e o tráfico de espécies silvestres. “O movimento é totalmente apartidário. Nosso objetivo é fortalecer a legislação e garantir uma atuação mais efetiva nos casos de maus-tratos. Estamos lutando em todo o Brasil, com apoio de parlamentares, vereadores e defensores da causa“, explicou o deputado.

A participação ativa do UNEDUVALE, especialmente dos alunos do curso de Medicina Veterinária, reforçou o compromisso institucional com temas sociais relevantes. Thais Vilas Boas, aluna do 9° período, destacou a importância do envolvimento estudantil na construção de uma consciência social sobre o bem-estar animal: “Infelizmente, ainda faltam recursos para cuidar dos animais e apoiar os protetores. Eventos como esse dão visibilidade à nossa luta e mostram que os animais sentem dor, frio, fome e precisam de respeito.”

Para a professora Dra. Patricia Galvão, o papel das instituições de ensino vai além da formação técnica: “A causa animal é um tema atual e essencial. Os alunos precisam estar desde o primeiro período conectados a essas discussões. O médico veterinário tem papel decisivo tanto na constatação dos maus-tratos quanto no cuidado dos animais.
Mais que técnica, é preciso empatia e consciência coletiva
.”

Bruno Lima ainda ressaltou a importância da participação dos universitários no processo de conscientização: “A educação é uma das maiores armas contra os maus-tratos. A Medicina Veterinária não é apenas uma ferramenta legal, é também um pilar na construção de uma sociedade mais justa com os animais.”

 

Em paralelo, o deputado também visitou o HVET Eduvale. Recepcionado por Pedro Salomão (diretor administrativo), ele conheceu a estrutura física do local e o trabalho do centro de saúde e bem-estar animal.

 

 

2025-06-24T13:25:05+00:00 24/06/2025|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.