Ingressantes a partir de 2018 | ||||
---|---|---|---|---|
1º SEMESTRE | HORAS | 2º SEMESTRE | HORAS |
|
Geometria e Matemática Aplicada à Arquitetura Disciplina: Geometria e Matemática Aplicada à Arquitetura Ementa A disciplina visa resgatar os conhecimentos básicos da matemática através do estudo das formas geométricas planas e espaciais, proporcionar aos alunos o conhecimento das técnicas e materiais convencionais de desenho geométrico e capacitá-los a representar ideias visando à compreensão da sintaxe e da representação da Forma (Geometria Analítica). Conceitos e construções geométricas fundamentais, cálculo gráfico, métodos, segmentos, ângulos, polígonos, circunferência. Projeções Ortogonais de Sólidos geométricos (Método Mongeano). Representação gráfica de formas bidimensionais e tridimensionais a partir de Modelos e Maquetes. Noções de Perspectiva. Croqui. Concepção do Espaço / Volumetria / Paisagem relacionando com a figura humana e suas proporções. Desenvolver a percepção e a capacidade criadora dos alunos através de desenhos de observação e imaginativos (Geometria Descritiva). | 60 | Projeto II Disciplina: Projeto II Ementa A disciplina Projeto II é dividida em duas unidades que estabelecem uma relação evolutiva com as disciplinas Desenho Técnico e Informática na Unidade 1 e História da Arquitetura e Tecnologia do Edifício na Unidade 2. Na Unidade 1, faz-se as considerações iniciais sobre “Espaço Arquitetônico” com organização, composição e forma do espaço arquitetônico com programas de necessidade de uso coletivo e público de baixa complexidade (funcional e estrutural) introduzindo conceitos de acessibilidade universal e noções de lote e rua com grande exploração da forma. Unidade 2: Estudos de projetos de arquitetura de baixa complexidade funcional em especial residências unifamiliares estabelecendo relações entre a rua e a casa. Elaboração de projetos a partir de partido arquitetônico, já demonstrando noções estruturais, de técnicas de construção, de programas e representação adequada. | 60 | |
Leitura e Produção de Textos Disciplina: Leitura e Produção de Textos Ementa Leitura, interpretação e produção de textos em temas da socioeconomia brasileira, cultura, educação em direitos humanos, relações étnico-raciais e culturas afro-brasileira, africana e indígena. Diferentes categorias das Ciências Sociais para compreensão de suas dinâmicas social, econômica e política. Argumentação, coerência e coesão textual. Produção de fichas, resumos, sínteses e resenhas. Elaboração de estudos. Métodos e processos científicos. Introdução à pesquisa científica. Pesquisa bibliográfica, de campo e de laboratório. Fases da pesquisa e aspectos metodológicos. Introdução aos métodos de pesquisa em bases de dados de periódicos para acesso a pesquisas atuais. Normas da ABNT. | 60 | História da Arquitetura I Disciplina: História da Arquitetura I Ementa Introdução à arquitetura clássica: Grécia e Roma na Antiguidade. Compreensão da linguagem da arquitetura clássica. O pensamento vitruviano e as técnicas construtivas na Antiguidade Clássica. Relação entre teoria e prática arquitetônica. A inserção do edifício na cidade antiga. | 60 | |
Projeto I Disciplina: Projeto I Ementa A disciplina deve aplicar os conteúdos decorrentes das demais disciplinas do semestre através da apreensão, percepção, representação e leitura do espaço e das formas. Elaboração de projetos de baixa complexidade funcional a partir da organização de formas e volumes abstratos, da aplicação de conceitos de escala, proporcionalidade e princípios ordenadores da ordem. Baixa complexidade de representação técnica com ênfase a representação artística, com manipulação de maquetes de estudo, “tridimensionalização” e perspectivas. Desenho bidimensional a partir de exercícios em conjunto com a Disciplina de Informática Aplicada e Geometria Aplicada. | 60 | Tecnologia do Edifício Disciplina: Tecnologia do Edifício Ementa Estudo de sistemas construtivos usuais de técnica comumente utilizada. Conhecimentos sobre infraestrutura, supraestrutura, vedações e fechamentos, impermeabilizações e isolamentos, revestimentos. Estudo de sistemas construtivos não-usuais: argamassa armada, alvenaria estrutural, alvenaria de blocos de concretos, PRFV, painéis concreto leve, concretos especiais, steel-frame, steel-deck, industrialização e pré-fabricação, construção enxuta. Conhecimentos de coordenação modular. Avaliação de desempenho de sistemas construtivos. Abordagem das Normas Brasileiras (ABNT). | 60 | |
Processo Criativo Disciplina: Processo Criativo Ementa Propiciar embasamento teórico e prático para o posicionamento crítico dos fenômenos artísticos e criar bases para a fundamentação teórica do fazer arquitetônico. Desenvolvimento da capacidade de exprimir e representar ideias e intenções em linguagem diversa por meio de materiais e técnicas de expressão e representação. Métodos para o estudo da forma, volumes e estruturas arquitetônicas. Realizar experimentos espaciais enfocando os efeitos de luz, massa, cheios e vazios, profundidade, contraste, etc. Introdução à linguagem de apresentação de projetos através do desenho bidimensional e tridimensional. Estimular a documentação do processo criativo e seu comprometimento com o projeto. | 60 | Desenho Técnico de Arquitetura e Perspectiva Disciplina: Desenho Técnico de Arquitetura e Perspectiva Ementa Conhecimento geral das normas de desenho técnico. Formas de representação dos componentes do projeto de arquitetura. Complementação da representação gráfica dos desenhos arquitetônicos projetados. Compreensão dos principais elementos do projeto arquitetônico direcionados a um detalhamento específico e apresentação gráfica final do projeto. Revisão de cotas, planta baixa, cortes, fachadas, tipos de telhado, plantas de cobertura, implantação, situação, localização, detalhes, escadas e representações especiais. | 60 | |
Informática Aplicada I Disciplina: Informática Aplicada I Ementa Introdução e ambientação a softwares CAD na representação gráfica de arquitetura. Elaboração de desenhos técnicos em plataforma digital. Recursos computacionais e metodologia de trabalho. Configuração da área de trabalho, criação de camadas e configurações básicas. Sistema de impressão do projeto arquitetônico e componentes como plantas, cortes, elevações e detalhes construtivos. | 60 | Informática Aplicada II Disciplina: Informática Aplicada II Ementa Aprofundamento em softwares CAD na representação gráfica de arquitetura. Elaboração de desenhos técnicos na plataforma digital. Recursos computacionais e metodologia de trabalho. Sistema de impressão do projeto arquitetônico e componentes como plantas, cortes, elevações e detalhes construtivos. | 60 | |
Atividades Complementares Disciplina: Atividades Complementares Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros ou artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de arquitetura e/ou urbanismo, trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré. | 40 | Atividades Complementares Disciplina: Atividades Complementares Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros ou artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de arquitetura e/ou urbanismo, trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré. | 40 | |
TOTAL | 340 | TOTAL | 340 | |
3º SEMESTRE | HORAS | 4º SEMESTRE | HORAS |
|
Projeto III Disciplina: Projeto III Ementa A disciplina tem por objetivo conceber projetos de equipamentos e edificações de uso público e coletivo de baixa complexidade funcional e programática. O equipamento tem como área de projeto escala do lote com entendimento dos aspectos da rua e do bairro a partir de diagnóstico de campo para leitura de uma fração urbana e identificação das suas necessidades em termos de equipamento de uso coletivo em conjunto com Urbanismo 1. O Projeto já deve apresentar aplicação de conceitos de topografia e modelagem e níveis de representação gráfica adequados. | 60 | Urbanismo II Disciplina: Urbanismo II Ementa A disciplina pretende apresentar para o aluno os problemas de projeto de cidades a partir dos tratados do renascimento até a literatura clássica das Luzes como marcos da construção modernista da arquitetura e da cidade na Europa. Reconhecer conceitos da ciência de projetação das cidade e diferenciar o processo histórico de construção das cidades da concepção no plano teórico e prático destacando o papel específico do profissional urbanista. Abranger a escala urbana no projeto incluindo o domínio topográfico e geográfico, discutir as concepções urbanísticas dos tratadistas de arquitetura em tempos históricos diferenciados e comparar as diversas concepções urbanísticas historicamente construídas analisando as permanências e rupturas de alguns conceitos espaciais e arquitetônicos. | 60 | |
Urbanismo I Disciplina: Urbanismo I Ementa A disciplina introduz os princípios norteadores do pensamento urbanístico desde a Grécia Clássica até final da Idade Média e princípio do Renascimento abordando alguns dos principais tratados de referência no campo da Arquitetura e do Urbanismo nos quais são analisados os procedimentos de construção das seguintes cidades: a cidade romana da Antiguidade segundo o tratado de Vitrúvio, a cidade medieval segundo o tratado de Macos Lúcio Vitruvius e leitura espacial das principais cidades medievais da Europa Ocidental. A disciplina busca apresentar os fundamentos e as principais referências teóricas e práticas para concepção de uma cidade desenvolvendo os seguintes conteúdos: a polis e a ordem racional do espaço, rito e ordem na fundação das cidades romanas, a urbis no tratado de Vitrúvio e a irregularidade da cidade medieval. A disciplina desenvolve-se no atelier de projeto onde os alunos, sob orientação dos professores, formam equipes de trabalho e realizam exercícios práticos solicitados utilizando como material didático apostilas oferecidas pelo corpo docente nas quais estão presentes as traduções das principais passagens dos tratados de arquitetura do período estudado: apostila de Vitrúvio para a Antiguidade Romana e apostilas de Averlino Filarete e Francesco Di Giorgio Martini para o Renascimento. Complementarmente aos textos clássicos dos tratados de arquitetura, os alunos devem consultar as apostilas sobre as tipologias arquitetônicas para cada período estudado para desenvolver os projetos de cidades pautando-se nestas duas referências. Para tal, são ainda fornecidos aos alunos um repertório de plantas e projetos de obras de arquitetura e urbanismo dos períodos estudados que auxiliam na compreensão das tipologias arquitetônicas das cidades a serem projetadas. Aulas expositivas procuram subsidiar a compreensão dos tratados assim como exposições dos trabalhos realizados. | 60 | Sustentabilidade do Ambiente Construído Disciplina: Sustentabilidade do Ambiente Construído Ementa A disciplina trata de temas relacionados ao conceito de Desenvolvimento Sustentável abordando questões relacionadas a qualidade ambiental urbana e arquitetônica. Trata de eficiência energética, conservação de água, uso de tecnologias e materiais de baixo impacto, sistemas de saneamento e abastecimento, de técnicas construtivas como bioconstrução, entre outros. Redução dos impactos ambientais desde a fase de planejamento até a de uso e manutenção dos edifícios, em especial o gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil. Recuperação de áreas degradadas, o Novo Código Florestal, Resoluções do CONAMA e conceituação de APAs e APPs. | 60 | |
Topografia e Modelagem de Terrenos Disciplina: Topografia e Modelagem de Terrenos Ementa Introdução aos conceitos fundamentais em Topografia relacionados à Arquitetura e Urbanismo. Instrumentos e métodos básicos de levantamentos planimétricos e planialtimétrico. Representação de terrenos em sistemas bidimensional (planta de detalhes planimétrica, perfil e curvas de nível) e tridimensional (maquetes). Leitura de Mapas e Cartas. Modelagem de Terreno. Perfil Topográfico - Corte. Cálculo de Declividade (com aplicação de Normas de Acessibilidade para passeios, ruas, rampas, taludes, etc). Interpolação Geométrica. Terraplenagem. Introdução a Fotogametria. | 60 | Resistência dos Materiais I Disciplina: Resistência dos Materiais I Ementa Definição de Estrutura e Cargas em Estruturas. Estática. Esforços. Tensão e Deformação. Torção. | 60 | |
Informática Aplicada III Disciplina: Informática Aplicada III Ementa Introdução e ambientação ao software de modelagem tridimensional na representação gráfica de arquitetura. Elaboração de modelos tridimensionais representativos arquitetônicos na plataforma digital. Recursos computacionais e metodologia de trabalho. Sistema de exportação e compatibilização a outros softwares. Sistema de impressão do modelo. | 60 | Estética e História da Arte I Disciplina: Estética e História da Arte I Ementa Introdução à Estética como campo filosófico e às teorias estéticas clássicas. Introdução aos conceitos fundamentais de História da Arte. Arte grega e romana na antiguidade. Arte cristã: final do Império Romano e Idade Média. Arte renascentista e a revalorização dos princípios clássicos. Barroco europeu. | 60 | |
História da Arquitetura II Disciplina: História da Arquitetura II Ementa A partir da ideia de modernidade e história, a disciplina pretende inserir o aluno nas discussões sobre as novas formas de pensamento moderno inauguradas com o advento da industrialização na Europa. Estudo das cidades industriais europeias e de suas construções arquitetônicas iniciadas a partir do século XIX. Movimentos de retomada histórica: neoclássico e neogótico, os estilos orientais e a “arte nova”. Discussão crítica e historiográfica sobre as cidades industriais modernas e o funcionalismo arquitetônico. Novas técnicas construtivas. O Movimento Moderno na arquitetura com ênfase nas bases alemã, francesa e austríaca. Principais expoentes da arquitetura e urbanismo a exemplo de Le Corbusier e W. Gropius. | 60 | Projeto IV Disciplina: Projeto IV Ementa A disciplina tem por objetivo conceber projetos de usos diversos através da intervenção em espaço já construído (em situação de desuso, abandono, ruína) na escala de Quadra agregando espaços livres de uso comum a partir da aplicação de conceitos de Sustentabilidade, em especial quanto às técnicas e materiais empregados nas resoluções de projeto. O Projeto já deve apresentar aplicação de conceitos de topografia e modelagem e níveis de representação gráfica adequados, entendimento e leitura na escala do Bairro. | 60 | |
Atividades Complementares Disciplina: Atividades Complementares Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros ou artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de arquitetura e/ou urbanismo, trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré. | 40 | Atividades Complementares Disciplina: Atividades Complementares Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros ou artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de arquitetura e/ou urbanismo, trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré | 40 | |
--------------------------------------------------------- | -------- | Estágio Supervisionado Disciplina: Estágio Supervisionado Ementa Estágio Supervisionado por um docente visando a integração entre a teoria de sala de aula com a prática em ambiente profissional e vivenciando a realidade de desenvolvimento de projetos e construções e a consequente experiência nas diversas áreas de competência da profissão estabelecidas na resolução nº1010 do CONFEA de 22 de agosto de 2005. Apresentação de um relatório final onde o acadêmico relatará a sua experiência e atividades realizadas durante o seu estágio, o qual será avaliado pelo professor supervisor. | 60 | |
TOTAL | 340 | TOTAL | 400 | |
5º SEMESTRE | HORAS | 6º SEMESTRE | HORAS |
|
Projeto V Disciplina: Projeto V Ementa A disciplina deverá permitir a elaboração e o desenvolvimento de Projeto de Espaços Abertos com enfoque paisagístico e alterações de desenho urbano a partir da inserção de equipamentos que resolvam necessidades de melhorias de fluxos e aspectos de mobilidade (desenho voltado à acessibilidade e equipamentos de transporte público e cicloviário) em uma escala de projeto de intervenção no Bairro. | 60 | Projeto VI Disciplina: Projeto VI Ementa Desenvolvimento de Projeto voltado a habitação multifamiliar de interesse social através de elaboração de conjunto habitacional com uso misto, agregado a serviços públicos e espaços livres. O Projeto deve apresentar conceitos estruturais bem resolvidos, bem como princípios bioclimáticos de conforto térmico, conforto visual e conforto acústico. | 60 | |
Paisagismo I Disciplina: Paisagismo I Ementa Estudos e análise crítica da história do paisagismo mundial considerando as relações do homem e ambiente. História do paisagismo brasileiro a partir da Belle Époque na formação e constituição das cidades até a contemporaneidade. Estudo das relações do homem com o meio interpretando e analisando as paisagens naturais e culturais, regional e urbana. Introdução ao projeto de paisagismo. | 60 | Arquitetura no Brasil I Disciplina: Arquitetura no Brasil I Ementa Estudo crítico da produção arquitetônica e urbanística brasileira: período pré-colonial e período colonial (séculos XVI ao XVIII) e produção arquitetônica e urbanística do período joanino e do período imperial (século XIX). Análise das relações entre os fatores históricos e socioculturais com a produção arquitetônica nacional considerando-se a diversidade cultural brasileira assim como as relações étnico-raciais estabelecidas ao longo dos primeiros séculos de ocupação colonial do território brasileiro. Compreensão do processo de implementação e adaptação da cultura e arquitetura europeia no Brasil considerando o confronto com culturas nativas americanas. | 60 | |
Estética e História da Arte II Disciplina: Estética e História da Arte II Ementa Teoria e história da arte: do neoclássico europeu à arte contemporânea. Técnicas e produção da obra de arte. Evolução do conceito moderno do belo artístico. Transformações artísticas ocorridas entre os séculos XIX e XX considerando-se os contextos socioculturais e históricos assim como as modificações do conceito de arte na contemporaneidade. Formação do olhar crítico para apreciação e análise de obras de arte ao longo do período abordado. | 60 | Sistemas Estruturais I Disciplina: Sistemas Estruturais I Ementa Propriedades geométricas de seções. Ações em estruturas. Segurança. Estruturas metálicas. Exercícios gerais sobre estruturas metálicas com aplicação de conceitos teóricos visando a análise, o projeto e a execução de estruturas com este material. | 60 | |
Infraestrutura Urbana e Mobilidade Disciplina: Infraestrutura Urbana e Mobilidade Ementa Demonstrar na escala do Bairro e Cidade os conteúdos de Mobilidade urbana voltadas aos pedestres e veículos a partir da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12). Conceitos gerais de Engenharia de tráfego e transportes (volumes, movimentos, contagens e nível de serviço). Entendimento geral de geometria de vias e sinalização de trânsito. Conteúdos de drenagem e pavimentação, sistemas de saneamento: água, esgoto e resíduos sólidos e de iluminação pública. | 60 | Conforto Ambiental I Disciplina: Conforto Ambiental I Ementa Princípios, processos e critérios para uma arquitetura bioclimática. Confortos térmico, visual e acústico. Ecoeficiência de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Fundamentos de climatização mecanizada. | 60 | |
Resistência dos Materiais II Disciplina: Resistência dos Materiais II Ementa Treliças Planas. Flexão e Cisalhamento em Vigas. Colunas. Conexões. | 60 | Paisagismo II Disciplina: Paisagismo II Ementa Estudo das relações do homem com o meio interpretando e analisando as paisagens naturais e culturais regional e urbana. Composição e técnicas de desenvolvimento do projeto paisagístico macro e microescala. | 60 | |
Atividades Complementares Disciplina: Atividades Complementares Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros ou artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de arquitetura e/ou urbanismo, trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré. | 40 | Atividades Complementares Disciplina: Atividades Complementares Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros ou artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de arquitetura e/ou urbanismo, trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré. | 40 | |
Estágio Supervisionado Disciplina: Estágio Supervisionado Ementa Estágio Supervisionado por um docente visando a integração entre a teoria de sala de aula com a prática em ambiente profissional e vivenciando a realidade de desenvolvimento de projetos e construções e a consequente experiência nas diversas áreas de competência da profissão estabelecidas na resolução nº1010 do CONFEA de 22 de agosto de 2005. Apresentação de um relatório final onde o acadêmico relatará a sua experiência e atividades realizadas durante o seu estágio, o qual será avaliado pelo professor supervisor. | 60 | Estágio Supervisionado Disciplina: Estágio Supervisionado Ementa Estágio Supervisionado por um docente visando a integração entre a teoria de sala de aula com a prática em ambiente profissional e vivenciando a realidade de desenvolvimento de projetos e construções e a consequente experiência nas diversas áreas de competência da profissão estabelecidas na resolução nº1010 do CONFEA de 22 de agosto de 2005. Apresentação de um relatório final onde o acadêmico relatará a sua experiência e atividades realizadas durante o seu estágio, o qual será avaliado pelo professor supervisor. | 60 | |
TOTAL | 400 | TOTAL | 400 | |
7º SEMESTRE | HORAS | 8º SEMESTRE | HORAS |
|
Projeto VII Disciplina: Projeto VII Ementa Desenvolvimento de Projeto de alto grau de detalhamento a nível executivo. Deverá conter resolução dos sistemas elétricos, iluminação e hidráulicos, bem como da estrutura e materiais aplicados. A complexidade deve restringir-se a representação enquanto o programa de necessidades e funções devem abordar usos cotidianos de média ou baixa complexidade funcional como comércios ou residências unifamiliares ou ainda institucionais de uso comum como teatros ou auditórios. Quanto à resolução projetual, deve demonstrar grande preocupação com condicionantes bioclimáticas com aspectos de iluminação natural, conforto técnico e acústico. | 60 | Projeto VIII Disciplina: Projeto VIII Ementa A disciplina tem por objetivo aplicar os instrumentos de planejamento através de diretrizes e estratégias de intervenção urbana por meio de metodologias participativas integrando os sistemas de áreas verdes, equipamentos públicos, patrimônio cultura e natural, mobilidade urbana, políticas de habitação de interesse social e atividades econômicas na busca de espaços sustentáveis e equilibrados. Trata-se da síntese dos conhecimentos arquitetônicos e urbanísticos aplicados a uma escala do Bairro englobando os diversos campos do saber do arquiteto e urbanista. | 60 | |
Conforto Ambiental II Disciplina: Conforto Ambiental II Ementa Conforto luminoso e acústico na edificação e no espaço urbano. | 60 | Técnicas Retrospectivas Disciplina: Técnicas Retrospectivas Ementa Introduz as questões relativas ao patrimônio cultural e reflete sobre a problemática da sua preservação pautada por conceitos e procedimentos de restauro, reabilitação e conservação de edifícios, ambientes urbanos e rurais, de interesse histórico ou de referência cultural. Tem por objetivo estabelecer os vínculos da história da cultura expressa especialmente nas artes e na arquitetura e urbanismo com a constituição do patrimônio cultural. Introduzir a história e as teorias próprias do patrimônio cultural e da preservação voltadas ao ambiente construído em constante transformação onde atua o arquiteto e urbanista e fornecer ao aluno as ferramentas adequadas para a identificação e a seleção de valores constituintes do patrimônio cultural, os procedimentos específicos à fundamentação de pesquisas e a elaboração de projetos de preservação. | 60 | |
Sistemas Hidráulicos Disciplina: Sistemas Hidráulicos Ementa Fundamentação, pré-dimensionamento e lançamento de instalações prediais de água e esgoto, gás e incêndio. Aplicação das Normas Brasileiras (ABNT). | 60 | Planejamento Urbano e Regional I Disciplina: Planejamento Urbano e Regional I Ementa Introdução aos conceitos de planejamento, gestão urbana e políticas públicas. A disciplina distribui-se em dois tópicos sendo um de teor histórico no qual serão abordadas as questões da distribuição espacial da sociedade na história das cidades brasileiras, as características do crescimento populacional, as migrações, os processos de urbanização, os níveis de renda e qualificação da sociedade e os processos de exclusão étnico-raciais até o panorama da Reforma Urbana no Brasil e o Estatuto das Cidades. O segundo tópico passa a leitura crítica do ambiente das cidades atuais, tidas como reflexo destes processos históricos. | 60 | |
Sistemas de Eletricidade Disciplina: Sistemas de Eletricidade Ementa Estudo da iluminação natural e artificial. Pré-dimensionamento e lançamento de instalações elétricas. Conhecimentos de legislação e normas específicas. Conhecimentos sobre eficiência energética para aplicação nas instalações elétricas. Instalações de sinalização e comunicação. Instalações de para-raios. Segurança em eletricidade. Ar condicionado, transportes verticais e sistema de comunicação. Elaboração de projetos de instalações elétricas para edificações, circuitos elétricos e memorial de cálculo. | 60 | Arquitetura no Brasil II Disciplina: Arquitetura no Brasil II Ementa Estudo crítico da produção arquitetônica e urbanística brasileira: influências do pensamento internacional sobre a arquitetura e o urbanismo brasileiro. A eclosão do movimento moderno na arquitetura brasileira, os principais arquitetos e as expressões arquitetônicas contemporâneas mais relevantes. Compreensão da diversidade étnico-racial brasileira, da história e culturas afro-brasileira, africana e indígena na composição do cenário urbano e arquitetônico moderno e contemporâneo. Observação das inter-relações estabelecidas entre os diversos grupos assim como de suas especificidades formativas. | 60 | |
Sistemas Estruturais II Disciplina: Sistemas Estruturais II Ementa Estruturas em madeira. Estruturas em concreto armado. Análise de projetos de estruturas comuns de edifícios em concreto armado. Elaboração de projeto, dimensionamento e detalhamento de componentes estruturais em concreto armado. Noções de concreto protendido. | 60 | Optativa I | 60 | |
Atividades Complementares Disciplina: Atividades Complementares Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros ou artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de arquitetura e/ou urbanismo, trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré. | 40 | Atividades Complementares Disciplina: Atividades Complementares Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros ou artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de arquitetura e/ou urbanismo, trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Eduvale de Avaré. | 40 | |
Estágio Supervisionado Disciplina: Estágio Supervisionado Ementa Estágio Supervisionado por um docente visando a integração entre a teoria de sala de aula com a prática em ambiente profissional e vivenciando a realidade de desenvolvimento de projetos e construções e a consequente experiência nas diversas áreas de competência da profissão estabelecidas na resolução nº1010 do CONFEA de 22 de agosto de 2005. Apresentação de um relatório final onde o acadêmico relatará a sua experiência e atividades realizadas durante o seu estágio, o qual será avaliado pelo professor supervisor. | 60 | Estágio Supervisionado Disciplina: Estágio Supervisionado Ementa Estágio Supervisionado por um docente visando a integração entre a teoria de sala de aula com a prática em ambiente profissional e vivenciando a realidade de desenvolvimento de projetos e construções e a consequente experiência nas diversas áreas de competência da profissão estabelecidas na resolução nº1010 do CONFEA de 22 de agosto de 2005. Apresentação de um relatório final onde o acadêmico relatará a sua experiência e atividades realizadas durante o seu estágio, o qual será avaliado pelo professor supervisor. | 60 | |
TOTAL | 400 | TOTAL | 400 | |
9º SEMESTRE | HORAS | 10º SEMESTRE | HORAS |
|
Optativa II | 60 | Trabalho Final de Graduação | 60 | |
Planejamento Urbano e Regional II Disciplina: Planejamento Urbano e Regional II Ementa A partir do contato inicial em PUR I com a realidade dos problemas urbanos brasileiros relacionados ao uso e ocupação do solo, a expansão urbana, a especulação imobiliária, ao déficit de infraestrutura, ao déficit habitacional, entre outros, o aluno passa ao reconhecimento da legislação relacionada à Gestão Urbana. Serão abordados: o Estatuto das Cidades, Legislação de Parcelamento do Solo Urbano, Instrumentos de Planejamento e Gestão Urbana Unidade, Legislação referente à Habitação de Interesse Social, entre outras. | 60 | Trabalho Final de Graduação | 60 | |
Projeto IX - Restauro Disciplina: Projeto IX - Restauro Ementa A disciplina visa a aplicação das teorias do patrimônio cultural destacando posturas e critérios de intervenções relacionados aos projetos de restauro e sua efetiva preservação promovendo e estimulando sensibilidades e qualificações para a atuação na preservação de edifícios, conjuntos arquitetônicos, trechos urbanos, áreas rurais ou cidades configuradas. Reconhecer fatores de degradação física em edificações e obsolescência de natureza estrutural e estilística diversas tais como a taipa, a alvenaria de tijolos e pedra, a madeira, o ferro fundido, os elementos de ornamentação eclética, entre outros, e analisar os procedimentos básicos para sua reabilitação física. Sensibilizar e preparar o aluno para as intervenções no ambiente construído observando as posturas conceituais apropriadas aos projetos de restauro e de preservação sempre destacando aquelas relacionadas ao patrimônio arquitetônico e urbanístico. | 60 | Trabalho Final de Graduação | 60 | |
Metodologia do Trabalho Científico Aplicada à Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Aplicada à Arquitetura e Urbanismo Ementa Disciplina de investigação tecnológica-cientifica a ser desenvolvida pelo aluno como parte para a realização do Trabalho Final de Graduação. Constitui-se na fase preparatória do tema em estudo e revisão bibliográfica do objeto escolhido e dos estudos preliminares, socioculturais, econômicos, arquitetônicos e urbanísticos necessários à realização do memorial justificativo do trabalho final de graduação. | 60 | Trabalho Final de Graduação | 60 | |
Patologia das Construções Disciplina: Patologia das Construções Ementa Estudo das propriedades dos principais materiais de construção e da tecnologia e desempenho ao longo do tempo. Expectativa de vida das construções. | 60 | Trabalho Final de Graduação | 60 | |
TOTAL | 300 | TOTAL | 300 | |
RESUMO - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO | ||||
ELEMENTOS DE FORMAÇÃO | HORAS | % | ||
Total de Horas de Aula | 3.000 | 83 | ||
Total de Horas em Estágio Supervisionado | 300 | 8 | ||
Total de Horas em Atividades Complementares | 320 | 9 | ||
TOTAL GERAL DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO | 3.620 | 100 | ||
OPTATIVAS – – Disciplinas de Enriquecimento Curricular (DEC) | HORAS | |||
Maquetes e Modelos Disciplina: Maquetes e Modelos Ementa A maquete como instrumento de aprendizado, estudo e compreensão do espaço tridimensional, bem como para apresentação final de projetos. Confecção de maquetes para arquitetura. Iniciar o aluno às técnicas de confecção de modelo reduzido através de leitura de projeto arquitetônico e sua transposição para o modelo reduzido; execução de corte, desenho, colagem, montagem e acabamento. | 60 | |||
Tecnologia Bim Disciplina: Tecnologia Bim Ementa Introdução a software da tecnologia BIM na representação gráfica de arquitetura. Elaboração de desenhos técnicos na plataforma digital. Recursos computacionais e metodologia de trabalho. Sistema de impressão do projeto arquitetônico e componentes como plantas, cortes, elevações, detalhes construtivos, modelagem em terceira dimensão e renderização pelo programa. | 60 | |||
Libras Disciplina: Libras Ementa Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação funcional entre surdos e ouvintes no âmbito universitário e profissional. | 60 | |||
Arquitetura de Interiores Disciplina: Arquitetura de Interiores Ementa Elementos fundamentais e princípios do projeto arquitetônico para espaços internos destinados a atividades humanas. Noções de ergonomia e antropometria. Técnicas e materiais construtivos. Conforto ambiental, cor, mobiliários e acessórios decorativos. Estudo preliminar e anteprojeto de ambientes residenciais, comerciais e de grande complexidade. Adequação de materiais e relação de conforto ambiental aplicados ao projeto e detalhamento. | 60 | |||
Ética e Legislação Profissional Disciplina: Ética e Legislação Profissional Ementa Histórico da Regulamentação profissional. O sistema profissional: associações, sindicatos e CAU/BR. Legislação, regulações e procedimentos pertinentes ao exercício profissional de Arquitetura e Urbanismo no Brasil no que se inclui a Ética em seu corpo conceitual em suas matérias teóricas e práticas. Compreender os preceitos éticos no desempenho das atividades profissionais com vistas à inserção no meio social para que se torne e tenha conhecimento da legislação e do Código de Ética que regulamentam a profissão, que são os instrumentos que deverão nortear seus procedimentos. | 60 | |||
Gerenciamento de Obras (Canteiro) Disciplina: Gerenciamento de Obras (Canteiro) Ementa O curso tem como objetivo preparar o profissional para atuar na administração e no gerenciamento de obras de pequeno e médio porte através de uma metodologia prática e informatizada que contém todos os procedimentos necessários para o planejamento técnico que surge exatamente da necessidade da organização do complexo que é um empreendimento de construção predial onde o estudo de viabilidade econômica do desenvolvimento de orçamentos e cronogramas detalhados sirva de parâmetros para um acompanhamento físico – financeiro e a execução possa ser dentro da qualidade e prazos estabelecidos em contratos tendo como foco a segurança. Fazendo que isto seja um dos procedimentos técnicos de marketing na prestação de serviços. | 60 |
MATRIZ CURRICULAR – CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Comunicação
2019-08-27T15:54:21+00:00