MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |||||
---|---|---|---|---|---|
1° SEMESTRE | HORAS | 2° SEMESTRE | HORAS | ||
Anatomia Humana Disciplina: Anatomia Humana Ementa Introdução ao estudo de anatomia. Sistemas muscular, esquelético, nervoso, circulatório, linfático, respiratório, digestivo, urinário, genital, endócrino, tegumentar e articulações. | 60 | Jogos, Recreação e Brincadeiras Disciplina: Jogos, Recreação e Brincadeiras Ementa Jogo e recreação. Diferença entre recreação e lazer. Classificação de jogos. Construção de recursos pedagógicos para as atividades recreativas, lúdicas e psicomotoras. Resgatar por meio de pesquisa de campo e/ou teórica os brinquedos, rodas cantadas e jogos. Práticas investigativas. Relatório das práticas em pesquisa e vivências lúdicas. | 60 | ||
História e Filosofia da Educação Física Disciplina: História e Filosofia da Educação Física Ementa Estudos relativos à história, educação do corpo e Educação Física. Os fundamentos da Educação Física brasileira: os sistemas ginásticos e o esporte. A história como campo de estudo e pesquisa da Educação Física. Objetivos: 1-) compreender as noções básicas sobre os tempos cíclicos e mecânicos relacionando-as com o surgimento das diferentes formas de educação do corpo tais como a ginástica, dança, luta, o jogo e o esporte; 2-) compreender as diferentes formas de educação do corpo no tempo como resultado de uma especialização de discursos e práticos informados pela ciência e pela técnica; 3-) Analisar a ginástica e o esporte produzida pela história e pela cultura como formas específicas de educação do corpo no tempo e no espaço; 4-) Introduzir noções básicas de pesquisa histórica: as diferentes fontes, os arquivos, centros de memória, a história oral e os aspectos filosófico-antropológicos do ser humano. Tendências filosóficas da Educação Física e do esporte. Diferentes propostas de Educação Física. | 60 | Fisiologia Humana Disciplina: Fisiologia Humana Ementa Introdução às fisiologias humana, neuromuscular, renal, endócrina e da reprodução, bem como dos sistemas nervoso, cardiovascular, respiratório e digestório. | 60 | ||
Citologia e Histologia Disciplina: Citologia e Histologia Ementa Introdução às células e vírus. Citoesqueleto. Estrutura das membranas e transporte. Mitocôndria. Compartimentos intracelulares e transporte. Estrutura do núcleo interfásico. Divisão celular. Tecidos epiteliais, conjuntivos, conjuntivos especializados em sustentação, nervoso e muscular. Sangue. | 60 | Metodologia da Musculação Disciplina: Metodologia da Musculação Ementa O treinamento de força e seus aspectos fisiológicos, anatômicos e biomecânicos. Princípios biológicos do treinamento, hipertrofia e hiperplasia muscular, contração muscular e movimentos articulares. Metodologia do treinamento para ganho de força, emagrecimento e atividades funcionais para as diversas faixas etárias, gêneros, grupos especiais e seus objetivos. Tipos de exercícios, periodização e programas de treinamento. A influência da suplementação e dos esteroides anabolizantes na musculação. | 60 | ||
Metodologia do Ensino do Esporte Disciplina: Metodologia do Ensino do Esporte Ementa Contextualizar os diferentes esportes individuais e coletivos fornecendo ao aluno o contato com a realidade e possibilitando uma postura didática em termos de conhecer, refletir e tomar decisões diante dos problemas de ensino existentes nas diversas áreas de intervenção. Proporcionar conhecimentos teóricos sobre: conceitos e características dos esportes individuais e coletivos, pedagogia do esporte, o estudo e a aplicabilidade dos diferentes métodos de ensino e a iniciação esportiva e suas diversas etapas de formação. | 60 | Ginástica Geral Disciplina: Ginástica Geral Ementa Estudo teórico-prático da ginástica geral. Procedimentos pedagógicos para o seu ensino. Estudo teórico – prático da ginástica geral. Procedimentos pedagógicos para o seu ensino, discussão teórico-prática que visa vivenciar as tendências que têm influenciado a ginástica com o objetivo de aplicá-la, modificá-la e adequá-la de acordo com as características do meio onde o aluno se desenvolverá profissionalmente. | 60 | ||
Introdução à Educação Física Disciplina: Introdução à Educação Física Ementa A Educação Física como área do conhecimento e profissão. Formação profissional e mercado de trabalho. Competências pessoais e conteúdos técnicos na prática profissional nos diversos contextos. | 60 | Metodologia da Pesquisa Disciplina: Metodologia da Pesquisa Ementa O conhecimento científico. Métodos científicos. Classificação das pesquisas. Técnicas de pesquisa. Técnicas de coleta de dados. Variáveis de pesquisa. Amostragem. Validade. Estrutura da pesquisa. Apresentação dos dados. Produção de textos. Leitura e interpretação de textos. | 60 | ||
Práticas de Extensão Disciplina: Práticas de Extensão Ementa Desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares, visitas técnicas, participação em eventos que servirão de base para a construção e aperfeiçoamento dos saberes adquiridos teoricamente. Estímulo à apresentação e ao desenvolvimento de pesquisas em congressos, publicações e atividades conexas. | 50 | Práticas de Extensão II Disciplina: Práticas de Extensão II Ementa Desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares, visitas técnicas, participação em eventos que servirão de base para a construção e aperfeiçoamento dos saberes adquiridos teoricamente. Estímulo à apresentação e ao desenvolvimento de pesquisas em congressos, publicações e atividades conexas. | 50 | ||
Atividade Complementar I Disciplina: Atividade Complementar I Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros, artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular e trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Educação Física da Faculdade Eduvale de Avaré. | 50 | Atividade Complementar II Disciplina: Atividade Complementar II Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros, artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular e trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Educação Física da Faculdade Eduvale de Avaré. | 50 | ||
TOTAL | 400 | TOTAL | 400 | ||
3° SEMESTRE | HORAS | 4° SEMESTRE | HORAS | ||
Crescimento e Desenvolvimento Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento Ementa Introdução ao estudo do crescimento e desenvolvimento humano. Métodos de estudo do crescimento e desenvolvimento humano. Teorias do desenvolvimento. Crescimento e desenvolvimento do ser humano desde a concepção até a morte. Fatores intervenientes no crescimento e desenvolvimento humano. Tópicos especiais em crescimento e desenvolvimento humano. | 60 | Biomecânica Disciplina: Biomecânica Ementa Estudo da biodinâmica e da cinemática do movimento humano. Relação entre ações motoras e variáveis mecânicas. Biomecânica dos esportes. Técnicas e análise de movimentos. | 60 | ||
Bioquímica Disciplina: Bioquímica Ementa Carboidratos. Lipídios. Ácidos nucléicos. Bioenergética. Aminoácidos. Proteínas. Enzimas. Vitaminas e coenzimas. Catabolismo de carboidratos. Oxidações biológicas. Catabolismo de lipídios. Catabolismo de compostos nitrogenados. Biossíntese. Fotossíntese. Biossíntese de ácidos nucléicos e proteínas. | 60 | Metodologia do Ensino do Atletismo Disciplina: Metodologia do Ensino do Atletismo Ementa Histórico das provas atléticas. Material, instalações e implementos. Marcação e setorização do campo atlético. Corridas: velocidade, meio fundo e fundo. Corrida com barreira e obstáculo. Saltos. Lançamentos da pelota, do dardo e arremesso do peso. Revezamentos. Saltos com vara e altura. Lançamentos do disco e do martelo. Cross-country. Maratona. Marcha atlética. Provas combinadas. O ensino do atletismo educacional, iniciação, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos fundamentos. Atletismo adaptado à populações especiais. Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos fundamentos. | 60 | ||
Cinesiologia Disciplina: Cinesiologia Ementa Definição e histórico. Conceitos anatômicos. Introdução à biomecânica. Conceitos mecânicos básicos. Análise cinesiológica do movimento - sistema muscular. | 60 | Bioestatística Disciplina: Bioestatística Ementa Planejamento de uma investigação epidemiológica. Delineamento técnico da pesquisa. Objetivo e importância da bioestatística na pesquisa científica. Estatística descritiva. Estatística inferencial. Cálculo do tamanho amostral. Introdução à probabilidade e sua aplicação, avaliação e qualidade dos testes diagnósticos. Teste de hipóteses e intervalo de confiança. Distribuição normal. Teste de qui-quadrado. Tabela de contingência e aplicações. Principais testes paramétricos. | 60 | ||
Medidas e Avaliação em Educação Física Disciplina: Medidas e Avaliação em Educação Física Ementa Fundamentos gerais. Medidas e avaliação em Educação Física. Testes físicos e motores. Antropometria. Somatotipo. Ética em avaliação. | 60 | Educação Física Adaptada Disciplina: Educação Física Adaptada Ementa A pessoa com deficiência e a sociedade. Deficiências sensoriais. Deficiência intelectual. Síndromes. Transtorno do espectro autista. Educação física adaptada. | 60 | ||
Aprendizagem e Controle Motor Disciplina: Aprendizagem e Controle Motor Ementa Introdução ao domínio motor e a aprendizagem de habilidades motoras. Conhecimento do resultado e “feedback”. Ambiente de aprendizagem de habilidades motoras. Variabilidade e processo adaptativo. Teoria do esquema. Sistemas abertos hierárquicos. | 60 | Fundamentos da Sociologia Disciplina: Fundamentos da Sociologia Ementa Fundamentos sociológicos, as instituições e as classes sociais, mobilidade social. Abordagem da sociologia do trabalho. A organização do processo de trabalho e as relações de trabalho. Fundamentos de antropologia. Perspectivas contemporâneas acerca da sociedade e das relações sociais. Relações sociais e étnicas. História e cultura afro-brasileiras: as relações de poder. As perspectivas acerca da sociologia crítica. Os direitos humanos fundamentais. Os direitos fundamentais como aquisição evolutiva da humanidade. Aplicação e respeito aos direitos e garantias fundamentais. Ética no exercício da profissão. | 60 | ||
Práticas de Extensão III Disciplina: Práticas de Extensão III Ementa Desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares, visitas técnicas, participação em eventos que servirão de base para a construção e aperfeiçoamento dos saberes adquiridos teoricamente. Estímulo à apresentação e ao desenvolvimento de pesquisas em congressos, publicações e atividades conexas. | 50 | Práticas de Extensão IV Disciplina: Práticas de Extensão IV Ementa Desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares, visitas técnicas, participação em eventos que servirão de base para a construção e aperfeiçoamento dos saberes adquiridos teoricamente. Estímulo à apresentação e ao desenvolvimento de pesquisas em congressos, publicações e atividades conexas. | 50 | ||
Atividade Complementar III Disciplina: Atividade Complementar III Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros, artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular e trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Educação Física da Faculdade Eduvale de Avaré. | 50 | Atividade Complementar IV Disciplina: Atividade Complementar IV Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos alunos na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos, livros, capítulos de livros, artigos publicados, atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular e trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as "Normas e Procedimentos" definidos para o curso de Educação Física da Faculdade Eduvale de Avaré. | 50 | ||
TOTAL | 400 | TOTAL | 400 | ||
5° SEMESTRE | HORAS | 6° SEMESTRE | HORAS | ||
Metodologia do Ensino do Basquetebol Disciplina: Metodologia do Ensino do Basquetebol Ementa Introdução ao basquetebol. Abordagem técnica do basquetebol. Introdução à tática do basquetebol. Estudo das regras. | 60 | Fisiologia do Exercício Disciplina: Fisiologia do Exercício Ementa Estudo das respostas fisiológicas agudas e crônicas relacionadas à atividade física e ao exercício. Bioenergética, metabolismo do exercício, relação dos mecanismos fisiológicos com o treinamento, estado nutricional, crescimento e desenvolvimento e saúde. | 60 | ||
Atividades Aquáticas Disciplina: Atividades Aquáticas Ementa Histórico e evolução da natação. Adaptação ao meio líquido. Noções de flutuabilidade, propulsão, respiração e mergulhos. Elementos básicos e aspectos metodológicos do ensino da natação. Fundamentos técnico-táticos básicos, noções de saídas, viradas, regras e arbitragem dos nados crawl, costas, peito, borboleta e medley. Noções de salvamento em natação. Aspectos metodológicos do ensino da natação no contexto escolar. Prática de ensino sob orientação e supervisão docente compreendendo atividades de observação dirigida ou experiências de ensino. | 60 | Psicologia do Esporte Disciplina: Psicologia do Esporte Ementa Introdução à psicologia do esporte. Processos sociais. Liderança. Personalidade. Agressão. Visita técnica. | 60 | ||
Treinamento Esportivo Disciplina: Treinamento Esportivo Ementa Treinameto esportivo: conceitos e evolução, fundamentos e periodização. | 60 | Metodologia do Ensino do Futebol/Futsal Disciplina: Metodologia do Ensino do Futebol/Futsal Ementa Histórico, aspectos técnicos e táticos do futebol/futsal. Processo de ensino e aprendizagem do futebol/futsal, bem como suas adaptações. Regulamentação. | 60 | ||
Didática Disciplina: Didática Ementa Estudo dos aspectos didático-pedagógicos aplicados à Educação Física e suas características nos contextos da educação, lazer, saúde e esporte. A prática pedagógica mediada pelas teorias ou tendências da educação e da Educação Física. Reflexão sobre as abordagens da Educação Física e possibilidades de intervenção nos diversos contextos. As perspectivas do ensino-aprendizagem dos esportes. | 60 | Práticas Corporais de Aventura Disciplina: Práticas Corporais de Aventura Ementa Promover condições e difundir elementos para o conhecimento teórico-prático sobre as relações existentes entre Educação Física, ecologia e esportes de aventura. Conceito, fontes, princípios e campo de aplicação da educação ambiental. O impacto ambiental e a atividade física. Função ecológica da educação. Estudo dos esportes de aventura, suas características, modalidades e seu desenvolvimento em âmbito educacional. Cuidados especiais na segurança de participantes e na manutenção de equipamentos. | 60 | ||
Estágio Curricular I Disciplina: Estágio Curricular I Ementa Esta disciplina visa proporcionar experiência pré-profissional ao aluno colocando-o em contato com a realidade de sua área de atividade, dando-lhe oportunidade de ampliar conhecimentos em instituições públicas ou privadas que atuem em uma ou mais áreas da Educação Física com ênfase nesta, em esportes, recreação e manifestações culturais. | 160 | Estágio Curricular II Disciplina: Estágio Curricular II Ementa Esta disciplina visa proporcionar experiência pré-profissional ao aluno colocando-o em contato com a realidade de sua área de atividade, dando-lhe oportunidade de ampliar conhecimentos em instituições públicas ou privadas que atuem em uma ou mais áreas da Educação Física com ênfase em esportes e atividades de academia. | 160 | ||
Práticas de Extensão V Disciplina: Práticas de Extensão V Ementa Desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares, visitas técnicas, participação em eventos que servirão de base para a construção e aperfeiçoamento dos saberes adquiridos teoricamente. Estímulo à apresentação e ao desenvolvimento de pesquisas em congressos, publicações e atividades conexas. | 30 | Práticas de Extensão VI Disciplina: Práticas de Extensão VI Ementa Desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares, visitas técnicas, participação em eventos que servirão de base para a construção e aperfeiçoamento dos saberes adquiridos teoricamente. Estímulo à apresentação e ao desenvolvimento de pesquisas em congressos, publicações e atividades conexas. | 30 | ||
TOTAL | 430 | TOTAL | 430 | ||
7° SEMESTRE | HORAS | 8° SEMESTRE | HORAS | ||
Trabalho de Conclusão de Curso Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso Ementa Orientação para elaboração e definição do projeto de pesquisa. Orientação para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos e animais. Orientação para apresentação do projeto de pesquisa. | 60 | Organização e Estrutura Esportiva Disciplina: Organização e Estrutura Esportiva Ementa Organização. Fatores que afetam a organização e o desenvolvimento de competições. Organização de cerimonial de abertura e encerramento. Estudo dos processos eliminatórios, não eliminatórios e combinados. Organização de competição de desportos coletivos e individuais. Política nacional de Educação Física e desportos. Legislação. Organização de eventos esportivos e projetos. Sistema esportivo internacional. Relações entre entidades esportivas. Entidades internacionais de apoio e controle do esporte. | 60 | ||
Metodologia do Ensino do Voleibol Disciplina: Metodologia do Ensino do Voleibol Ementa Arbitragem do voleibol. Tática individual e coletiva. Sistemas e formações avançadas do voleibol. | 60 | Metodologia do Ensino do Handebol Disciplina: Metodologia do Ensino do Handebol Ementa Técnicas e táticas de ataque e de contra-ataque. Tipos de ataque e formações. Combinações táticas entre dois e três jogadores. Táticas simples de aplicação imediata. Técnica e tática de defesa. Tática coletiva em defesa. As táticas de jogo. Ações táticas nas cobranças de tiro livre e de sete metros. Regulamentação do jogo. Aplicação de táticas relacionadas à utilização adequada das regras. | 60 | ||
Optativa I | 60 | Optativa II | 60 | ||
Estágio Curricular III Disciplina: Estágio Curricular III Ementa Esta disciplina visa proporcionar experiência pré-profissional ao aluno colocando-o em contato com a realidade de sua área de atividade, dando-lhe oportunidade de ampliar conhecimentos em instituições públicas ou privadas que atuem em uma ou mais áreas da Educação Física com ênfase em esportes, lazer e academias. | 160 | Estágio Curricular IV Disciplina: Estágio Curricular IV Ementa Esta disciplina visa proporcionar experiência pré-profissional ao aluno colocando-o em contato com a realidade de sua área de atividade, dando-lhe oportunidade de ampliar conhecimentos em instituições públicas ou privadas que atuem em uma ou mais áreas da Educação Física com ênfase para academias, esportes e eventos esportivos. | 160 | ||
Práticas de Extensão VII Disciplina: Práticas de Extensão VII Ementa Desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares, visitas técnicas, participação em eventos que servirão de base para a construção e aperfeiçoamento dos saberes adquiridos teoricamente. Estímulo à apresentação e ao desenvolvimento de pesquisas em congressos, publicações e atividades conexas. | 30 | Práticas de Extensão VIII Disciplina: Práticas de Extensão VIII Ementa Desenvolvimento de projetos científicos interdisciplinares, visitas técnicas, participação em eventos que servirão de base para a construção e aperfeiçoamento dos saberes adquiridos teoricamente. Estímulo à apresentação e ao desenvolvimento de pesquisas em congressos, publicações e atividades conexas. | 30 | ||
TOTAL Disciplina: Estágio Supervisionado Obrigatório III Ementa Planejamento, acompanhamento e observação de práticas de contábeis em instituições públicas, privadas ou não-governamentais que possibilite ao acadêmico realizar diagnóstico e propor melhorias de acordo com a realidade contábil da empresa conforme os princípios da ciências contábeis. | 370 | TOTAL Disciplina: Estágio Supervisionado Obrigatório IV Ementa Planejamento, acompanhamento e observação de práticas de contábeis em instituições públicas, privadas ou não-governamentais que possibilite ao acadêmico realizar diagnóstico e propor melhorias de acordo com a realidade contábil da empresa conforme os princípios da ciências contábeis. | 370 | ||
RESUMO - CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS | |||||
ELEMENTOS DE FORMAÇÃO | HORAS | % | |||
Total de Horas de Aula | 2040 | 64 | |||
Total de Horas de Extensão | 320 | 10 | |||
Total de Horas em Estágio Curricular | 640 | 20 | |||
Total de Horas em Atividades Complementares | 200 | 6 | |||
TOTAL GERAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS | 3200 | 100% | |||
OPTATIVAS - Disciplinas de | HORAS | ||||
Esporte de Lutas Disciplina: Esporte de Lutas Ementa Histórico. Conhecimentos gerais. Processos pedagógicos de iniciação. Movimentos preparatórios para a prática. Pedagogia aplicada às lutas. Técnicas de projeção. Noções básicas de arbitragem. Defesa pessoal básica. | 60 | ||||
Introdução à Libras Disciplina: Introdução à Libras Ementa Introdução à Língua de Sinais. Conceituação e concepções de surdez e dos sujeitos surdos. Histórico da educação de surdos e da Língua de Sinais. Identidades surdas e cultura surda. Fundamentos da educação de surdos: legislação. Educação bilíngue para surdos: os novos desafios das escolas inclusivas. Formação de professores para atuar na educação de alunos surdos. O papel do tradutor e intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa. | 60 | ||||
Primeiros Socorros Disciplina: Primeiros Socorros Ementa Introdução aos primeiros socorros. Equipamentos para atendimento de emergência. Prevenção do trauma. Classificação das lesões. Respostas dos tecidos à lesão. Medidas gerais de atendimento. Triagem e transporte. PS em situações específicas. Morte súbita. Lesões específicas em esportes e atividades físicas. | 60 | ||||
Ed. Física na Atenção da Saúde Básica Disciplina: Ed. Física na Atenção da Saúde Básica Ementa Atividade física e saúde básica. Medidas de atividade física habitual. Recomendações de atividades físicas. Determinantes da atividade física. Programas de promoção da atividade física. A atividade física na atenção básica em saúde. A atividade física como coadjuvante terapêutica nas doenças crônicas não transmissíveis. | 60 | ||||
Teoria e Prática do Lazer Disciplina: Teoria e Prática do Lazer Ementa O lazer na sociedade contemporânea. Elementos constituintes do lazer. Barreiras socioculturais no lazer. Intervenções no campo do lazer. | 60 | ||||
Empreendedorismo Disciplina: Empreendedorismo Ementa Introdução à administração. Funções administrativas. Empreendedorismo em Educação Física. Gestão no esporte. Economia do esporte. Estudo da ética na Educação Física e nos esportes. | 60 | ||||
MATRIZ CURRICULAR – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Comunicação
2024-03-18T18:29:10+00:00