Ingressantes a partir de 2022 | ||||
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1º SEMESTRE | 2º SEMESTRE | |||
Anatomia Musculoesquelética Disciplina: Anatomia Musculoesquelética Ementa Sistemas esquelético, articular e muscular. Abrange a morfologia do esqueleto humano, o estudo morfofuncional das articulações, a forma geral e as ações dos músculos estriados esqueléticos. Cabeça e pescoço, membros superiores, membros inferiores, tronco, coluna vertebral. Reconhecimento teórico das estruturas do corpo humano por meio da anatomia de superfície. | 60 | Anatomia dos Sistemas Disciplina: Anatomia dos Sistemas Ementa Estudo da anatomia. Nomenclatura anatômica. Estudo dos principais sistemas corporais por meio da abordagem anatômica como sistema cardiocirculatório, respiratório, digestório supra e infradiafragmático e aparelho gênito-urinário. | 60 | |
Citologia e Histologia Disciplina: Citologia e Histologia Ementa Métodos de estudo da célula. Estrutura, ultraestrutura, composição e integração morfofuncional dos componentes celulares. Ciclo celular. Diferenciação celular. Interação entre componentes celulares. Técnicas histológicas. Aspectos morfofuncionais dos tipos de tecidos e dos diversos órgãos e sistemas. Práticas laboratoriais. | 60 | Fisiologia Geral Disciplina: Fisiologia Geral Ementa Estudo da fisiologia da célula e dos sistemas orgânicos em seres humanos. Fundamentos: homeostase (equilíbrio fisiológico) e alostase (mecanismos que garantem o equilíbrio). Fisiologia do sistema muscular, sistema cardiovascular, sistema respiratório, fisiologia do sistema digestório, fisiologia do sistema renal e fisiologia do sistema gênito-urinário. | 60 | |
Fundamentos em Fisioterapia Disciplina: Fundamentos em Fisioterapia Ementa Contextualização histórica e evolução da Fisioterapia na área de saúde. Áreas de atuação da Fisioterapia e legislação relacionada à profissão. Competências e habilidades profissionais. | 60 | Bioquímica Disciplina: Bioquímica Ementa Estudo dos aspectos estruturais, metabólicos e de integração das principais biomoléculas (carboidratos, lipídeos, aminoácidos e ácidos nucleicos). Enzimas, vitaminas e coenzimas. Abordagem dos aspectos energéticos, o metabolismo e a composição de tecidos e órgãos especializados. Integração metabólica e regulação hormonal. | 60 | |
Metodologia Científica Disciplina: Metodologia Científica Ementa Elaboração de projeto de pesquisa. Normas ABNT. Elementos que constituem um projeto de pesquisa e trabalho científico (revisão bibliográfica, justificativa, hipóteses, objetivos, materiais e métodos, resultado e discussão). Tipos de pesquisa. Citação bibliográfica e elaboração de textos científicos. Pesquisa bibliográfica: banco de dados. Exposição de tema. Formas de apresentação de resultados. | 60 | Ética e Deontologia em Fisioterapia Disciplina: Ética e Deontologia em Fisioterapia Ementa Conceito de ética, moral, deontologia e bioética. Ato moral e responsabilidade profissional. A origem e evolução da bioética explicitando a teoria dos princípios e os referenciais da bioética. Normativa para ética em pesquisa com seres humanos. O fisioterapeuta e a bioética. Deontologia: direitos/deveres do paciente e do profissional. A legislação vigente, o código de ética profissional de Fisioterapia e o CREFITTO / COFFITO. O fisioterapeuta e outros profissionais de saúde. Decisões clínicas e éticas do Fisioterapeuta. Análise e discussão do código de ética profissional do fisioterapeuta. | 60 | |
Saúde e Sociedade Disciplina: Saúde e Sociedade Ementa Aborda as políticas públicas de saúde no Brasil e busca fazer correspondência com os modelos de saúde. Ancora-se na compreensão da saúde como direito universal e como uma política social que contribui para a redução das desigualdades. Atual configuração do sistema de saúde brasileiro visualizando o Sistema Único de Saúde em articulação com os modelos de atenção em saúde no âmbito individual e coletivo. Estudo dos aspectos socioeconômicos e políticos das sociedades atuais com enfoque na desigualdade social e na construção da cidadania. A responsabilidade social na construção de uma sociedade mais participativa. A diversidade das sociedades humanas. Análise comparativa da diversidade cultural a partir de casos etnográficos e reflexões teórico-metodológicas. | 60 | Cinesiologia Disciplina: Cinesiologia Ementa Conceitos de cinesiologia. Fundamentos da cinemática, da artrocinemática e da osteocinemática. Cinesiologia aplicada às regiões músculo-esqueléticas. | 60 | |
Atividade Complementar I Disciplina: Atividade Complementar I Ementa As atividades complementares têm como objetivo ampliar a formação acadêmica, cultural, científica e cidadã do estudante de Fisioterapia. Envolvem a participação em ações extracurriculares que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao perfil do egresso, conforme diretrizes curriculares nacionais. As atividades podem incluir: participação em eventos científicos, produção acadêmica, monitorias, estágios extracurriculares, cursos de extensão, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, atividades voluntárias, entre outras iniciativas aprovadas pela coordenação do curso. | 10 | Práticas Específicas da Fisioterapia I Disciplina: Práticas Específicas da Fisioterapia I Ementa Fundamentações teóricas sobre atitude observacional e organização de trabalho. Estruturação a partir da problematização do processo saúde doença e a atuação do fisioterapeuta nos três níveis de complexidade da saúde. O princípio da avaliação fisioterapêutica, conduta fisioterapêutica, relação terapeuta paciente. Observação da estrutura de trabalho. As inter-relações no ambiente de trabalho do fisioterapeuta. Observação dos ambientes de aprendizagem institucional, coletiva e o cuidado às várias dimensões e necessidade em saúde das pessoas, dos coletivos e das populações. Desenvolvimento de ações preventivas primárias. | 30 | |
TOTAL | 310 | Atividade Complementar II Disciplina: Atividade Complementar II Ementa As atividades complementares têm como objetivo ampliar a formação acadêmica, cultural, científica e cidadã do estudante de Fisioterapia. Envolvem a participação em ações extracurriculares que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao perfil do egresso, conforme diretrizes curriculares nacionais. As atividades podem incluir: participação em eventos científicos, produção acadêmica, monitorias, estágios extracurriculares, cursos de extensão, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, atividades voluntárias, entre outras iniciativas aprovadas pela coordenação do curso. | 30 | |
TOTAL | 360 | |||
3º SEMESTRE | 4º SEMESTRE | |||
Neuroanatomia Disciplina: Neuroanatomia Ementa Estudo das bases anatômicas do sistema nervoso e funções. Estudo sequencial da estrutura macroscópica e microscópica do sistema nervoso partindo das estruturas de menor complexidade (medula espinhal) para as de maior complexidade (córtex cerebral). Estudo das estruturas e funções por meio da divisão anatômica (sistema nervoso central e sistema nervoso periférico) a funcional (sistema nervoso somático e sistema nervoso visceral). | 60 | Patologia Geral Disciplina: Patologia Geral Ementa Estudo dos mecanismos básicos das lesões, sua base molecular, imunológica, bioquímica, os aspectos morfológicos macro e microscópicos das lesões e sua específica relação com a sintomatologia do paciente. Análise das respostas do organismo humano a essas doenças, os efeitos produzidos por essas doenças nos humanos e comparação da patologia com casos clínicos fisioterápicos. | 60 | |
Fisiologia do Sistema Nervoso e Regulador Disciplina: Fisiologia do Sistema Nervoso e Regulador Ementa Estudo da fisiologia do sistema nervoso e a relação com os sistemas, ampliando conceitos e o funcionamento desses sistemas na regulação geral do organismo humano. | 60 | Farmacologia e Biossegurança em Fisioterapia Disciplina: Farmacologia e Biossegurança em Fisioterapia Ementa A disciplina contemplará o estudo de fármacos e medicamentos sob diversos aspectos desde propriedades físico-químicas, conhecimento dos princípios de absorção, distribuição, biotransformação e a eliminação das drogas, seu mecanismo de ação molecular e usos terapêuticos com ênfase na aplicação em farmacologia clínica ligada a procedimentos e ações fisioterapêuticas. Serão observados constantemente os princípios básicos que regem o uso racional de medicamentos, os efeitos adversos e tóxicos de fármacos e sua interação com os sistemas de sinalização celular endógenos. Estudo do uso correto de agonistas e antagonistas. Estudo de diversos grupos farmacológicos como: anti-hipertensivos, antimicrobianos, analgésicos, anti-inflamatórios, ansiolíticos, anti-histamínicos, entre outros. | 60 | |
Desenvolvimento Celular e Sistema Imunológico Disciplina: Desenvolvimento Celular e Sistema Imunológico Ementa Processos de desenvolvimento fetal: fertilização, clivagem, gastrulação, formação dos folhetos germinativos. Estabelecimento de eixos embrionários. Desenvolvimento fetal. Alterações genéticas fetais. Resposta imune natural e adaptativa. Resposta imunológica celular, humoral e seus antígenos microbiológicos desencadeantes de resposta imune. Células e órgão do sistema imunológico. Reações de hipersensibilidade. | 60 | Semiologia Musculoesquelética II Disciplina: Semiologia Musculoesquelética II Ementa Exames físico-funcionais. Testes específicos para elaboração de diagnósticos diferenciais. Montagem de fichas e protocolos de avaliação fisioterapêutica. Antropometria e análise da postura e locomoção. Diagnóstico cinesiológico funcional. Avaliação da coordenação motora e equilíbrio. Discussão da influência de fatores contextuais (individuais e ambientais) na reabilitação do adulto. | 60 | |
Semiologia Musculoesquelética I Disciplina: Semiologia Musculoesquelética I Ementa Desenvolvimento de habilidades e conhecimentos acerca do processo da anamnese do paciente (entrevista, história clínica e relação terapeuta-paciente). Exame físico geral. Avaliação funcional músculo-esquelética: inspeção, avaliação postural, palpação dos tecidos ósseos e tecidos moles (anatomia palpatória), goniometria ativa e passiva, provas de função muscular e avalição temporomandibular. | 60 | Cinesioterapia Disciplina: Cinesioterapia Ementa A cinesioterapia na manutenção e/ou reabilitação do movimento humano. Mecanismos associados aos diferentes procedimentos cinesioterápicos: técnicas de mobilização articular, exercícios para o alongamento muscular e ganho de flexibilidade, exercícios para o fortalecimento muscular e exercícios em cadeia cinética aberta e fechada. Análise dos mecanismos de aprendizado motor, sua efetividade, indicações e contraindicações. Intervenção cinesioterápica baseada na avaliação. | 60 | |
Biomecânica e Cognição Motora Disciplina: Biomecânica e Cognição Motora Ementa Estudo das leis da mecânica do movimento, das forças internas produzidas pelos músculos e externas que atuam no corpo humano. Os efeitos produzidos por essas forças na postura, marcha e nos movimentos com relação aos seus componentes ósseos, musculares, ligamentares, articulares e funcionais. Abordagem biomecânica sobre a análise do movimento qualitativa e quantitativo com aprofundamento nos elementos da unidade motora, biomecânica, cinemática e cinética. Processos neurais que geram os movimentos voluntários em seres humanos e as consequências da execução desses movimentos para os sistemas neurais que os geram. O movimento em sua forma mais primitiva. Ação voluntária, planejamento do início do movimento, processos cognitivos conscientes e inconscientes. Processos neurais associados a fatores determinantes do planejamento de uma ação voluntária, função cognitiva do sistema motor e os respectivos comandos motores emitidos pelo córtex cerebral organizados sobre a forma de representações motoras no sistema nervoso ou modelos internos das ações. Caráter intencional e antecipatório. Estudo do comportamento, o significado da ação e o estado emocional. | 60 | Fisioterapia em Dor Disciplina: Fisioterapia em Dor Ementa Definição de dor. Anatomia, fisiologia e neurofisiologia da dor e seu alívio. Sistema nervoso central e periférico na potencialização da transmissão da dor. Inflamação neurogênica, os neurotransmissores excitatórios e inibitórios envolvidos no processo da dor. Mecanismos da dor. Avaliação e tratamento da dor. Manuseio comportamental. Parâmetros do exercício para tratamento da dor. Reintegração no trabalho. Princípios da aplicação clínica e evidências atuais para cada forma de intervenção no manuseio de diferentes condições de dor. | 60 | |
Práticas Específicas da Fisioterapia II Disciplina: Práticas Específicas da Fisioterapia II Ementa Fundamentações teóricas sobre atitude observacional no ambulatório (Clínica de Fisioterapia), observação da conduta do estagiário para com o paciente e das inter-relações no ambiente de trabalho do fisioterapeuta. Observação dos ambientes de aprendizagem institucional e informações sobre o Projeto Pedagógico do Curso. | 30 | Projeto de Extensão I Disciplina: Projeto de Extensão I Ementa Ações de extensão sob forma de projetos integradores, de caráter interdisciplinar e transversais entre áreas visando a aplicação de conhecimentos e atividades acadêmicas e sociais em interação com a comunidade acadêmica e a sociedade. Visa, ainda, a formação integral do estudante estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável. O resultado esperado é a promoção de iniciativas que expressem o compromisso social com todas as áreas, em especial as de cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologias, produção e trabalho em consonância com as políticas ligadas às diretrizes curriculares para a educação ambiental, educação étnico-racial e direitos humanos. | 60 | |
Atividade Complementar III Disciplina: Atividade Complementar III Ementa As atividades complementares têm como objetivo ampliar a formação acadêmica, cultural, científica e cidadã do estudante de Fisioterapia. Envolvem a participação em ações extracurriculares que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao perfil do egresso, conforme diretrizes curriculares nacionais. As atividades podem incluir: participação em eventos científicos, produção acadêmica, monitorias, estágios extracurriculares, cursos de extensão, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, atividades voluntárias, entre outras iniciativas aprovadas pela coordenação do curso. | 30 | Atividade Complementar IV Disciplina: Atividade Complementar IV Ementa As atividades complementares têm como objetivo ampliar a formação acadêmica, cultural, científica e cidadã do estudante de Fisioterapia. Envolvem a participação em ações extracurriculares que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao perfil do egresso, conforme diretrizes curriculares nacionais. As atividades podem incluir: participação em eventos científicos, produção acadêmica, monitorias, estágios extracurriculares, cursos de extensão, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, atividades voluntárias, entre outras iniciativas aprovadas pela coordenação do curso. | 30 | |
TOTAL | 360 | TOTAL | 390 | |
5º SEMESTRE | 6º SEMESTRE | |||
Terapias Manuais Disciplina: Terapias Manuais Ementa Contextualização dos diversos tipos de terapias alternativas com ênfase para o desenvolvimento do processo de harmonização energética e do processo de cura terapêutica. Habilitação teórica e prática dos métodos de reeducação postural e técnicas de manipulação e tração vertebrais e articulares analisando seus efeitos fisiológicos, indicações, contraindicações e precauções. | 60 | Semiologia Cardiorrespiratória Disciplina: Semiologia Cardiorrespiratória Ementa Anatomia e fisiologia cardíacas. Semiologia cardíaca. Anatomia e fisiologia do sistema respiratório. Semiologia do sistema respiratório. Fisiologia do esforço no cardiopata. Fisiopatologia das doenças cardíacas. Testes complementares em pneumopatias. Princípios do treinamento muscular respiratório. Fisiopatologia das doenças respiratórias (bronquiectasia, pneumonia e atelectasia). Fisiopatologia das doenças respiratórias (asma, enfisema e bronquite crônica). Afecções pleurais (derrame pleural, pneumotórax e empiema). | 60 | |
Recursos Físicos Terapêuticos Disciplina: Recursos Físicos Terapêuticos Ementa Compreende a análise dos métodos e técnicas de utilização dos recursos terapêuticos físicos, a interação dos diversos tipos de energia com os tecidos, efeitos fisiológicos, valor clínico, critérios de indicações e contraindicações, cuidados e precauções na utilização. Mecanoterapia, eletroterapia e termo fototerapia. | 60 | Prótese e Órtese Disciplina: Prótese e Órtese Ementa Tecnologia assistiva. Classificação, indicação, colocação e adaptação de órteses de tronco, pescoço, membros superiores e inferiores. Histórico das amputações, níveis de amputações, classificação das próteses de membros superiores e inferiores, bem como sobre o tratamento fisioterapêutico pré e pós- amputação e reabilitação dos pacientes amputados. | 60 | |
Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia Disciplina: Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia Ementa Aspectos básicos sobre o conhecimento teórico e prático da intervenção fisioterapêutica nas doenças traumáticas e ortopédicas do sistema musculoesquelético nos três níveis de atenção. Avaliação da fisioterapia em ortopedia e traumatologia. Fisioterapia nas fraturas ósseas, reparo, cicatrização e métodos de fixação interna. Fisioterapia nas lesões (traumas e doenças) da cintura escapular, do cotovelo, do punho e mão, da coluna vertebral, do quadril, do joelho e do tornozelo. Noções básicas da Fisioterapia na desordem crânio mandibular. | 60 | Fisioterapia Desportiva Disciplina: Fisioterapia Desportiva Ementa Conceitos e definições importantes. Locais de atuação. Modalidades esportivas. Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE). Avaliação no esporte. Avaliação fisioterapêutica pré-participação no esporte. Functional Movement Screen (FMS). Prevenção de lesões no esporte. Modelos de prevenção de lesões esportivas. Lesões esportivas. Principais lesões nas diversas modalidades esportivas. Avaliação, prevenção e técnicas atuais de reabilitação de lesões. Treinamento esportivo. Atendimento imediato no esporte (parada cardiorrespiratória, hemorragias, desmaios, fraturas, luxações, distensões e contusões musculares). Medidas funcionais no esporte (testes, escalas e questionários funcionais utilizados no esporte). Esporte adaptado. | 60 | |
Terapia Aquática Disciplina: Terapia Aquática Ementa Histórico e conceitos de hidroterapia e hidro cinesioterapia. Reconhecimento da piscina terapêutica e seus aspectos estruturais. Aplicação dos princípios e propriedades físicas da água. Indicações e contraindicações dos exercícios aquáticos terapêuticos. Reconhecimento e aplicação dos equipamentos aquáticos. Exercícios aquáticos terapêuticos nas patologias. | 60 | Semiologia Neurológica Disciplina: Semiologia Neurológica Ementa Avaliação do paciente neurológico. Lesão do neurônio motor superior e inferior. Lesão de sistema nervoso central, periférico e seus distúrbios clínicos. Aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde na reabilitação neurofuncional. Bases patológicas da clínica neurológica. | 60 | |
Fisioterapia Dermatofuncional Disciplina: Fisioterapia Dermatofuncional Ementa Estudo da anatomia e fisiologia da pele. Estudo clínico e tratamento fisioterapêutico das principais disfunções dermato-funcionais com ênfase na promoção, prevenção e reabilitação, bem como na atuação no pré e pós-operatório das cirurgias plásticas estéticas e reparadoras. | 60 | Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia Disciplina: Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia Ementa Contextualização da atuação da fisioterapia no campo da saúde da mulher e na urologia nos três níveis de atenção à saúde. Discussão das questões de gênero e políticas públicas referentes à saúde da mulher. Avaliação e atuação fisioterapêutica nas áreas de urologia, ginecologia, uroginecologia, oncologia mamária e obstetrícia. | 60 | |
Projeto de Extensão II Disciplina: Projeto de Extensão II Ementa Ações de extensão sob forma de projetos integradores, de caráter interdisciplinar e transversais entre áreas visando a aplicação de conhecimentos e atividades acadêmicas e sociais em interação com a comunidade acadêmica e a sociedade. Visa, ainda, a formação integral do estudante estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável. O resultado esperado é a promoção de iniciativas que expressem o compromisso social com todas as áreas, em especial as de cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologias, produção e trabalho em consonância com as políticas ligadas às diretrizes curriculares para a educação ambiental, educação étnico-racial e direitos humanos. | 60 | Projeto de Extensão III Disciplina: Projeto de Extensão III Ementa Ações de extensão sob forma de projetos integradores, de caráter interdisciplinar e transversais entre áreas visando a aplicação de conhecimentos e atividades acadêmicas e sociais em interação com a comunidade acadêmica e a sociedade. Visa, ainda, a formação integral do estudante estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável. O resultado esperado é a promoção de iniciativas que expressem o compromisso social com todas as áreas, em especial as de cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologias, produção e trabalho em consonância com as políticas ligadas às diretrizes curriculares para a educação ambiental, educação étnico-racial e direitos humanos. | 60 | |
Atividade Complementar V Disciplina: Atividade Complementar V Ementa As atividades complementares têm como objetivo ampliar a formação acadêmica, cultural, científica e cidadã do estudante de Fisioterapia. Envolvem a participação em ações extracurriculares que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao perfil do egresso, conforme diretrizes curriculares nacionais. As atividades podem incluir: participação em eventos científicos, produção acadêmica, monitorias, estágios extracurriculares, cursos de extensão, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, atividades voluntárias, entre outras iniciativas aprovadas pela coordenação do curso. | 30 | Atividade Complementar VI Disciplina: Atividade Complementar VI Ementa As atividades complementares têm como objetivo ampliar a formação acadêmica, cultural, científica e cidadã do estudante de Fisioterapia. Envolvem a participação em ações extracurriculares que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao perfil do egresso, conforme diretrizes curriculares nacionais. As atividades podem incluir: participação em eventos científicos, produção acadêmica, monitorias, estágios extracurriculares, cursos de extensão, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, atividades voluntárias, entre outras iniciativas aprovadas pela coordenação do curso. | 30 | |
TOTAL | 390 | TOTAL | 390 | |
7º SEMESTRE | 8º SEMESTRE | |||
Fisioterapia em Cardiologia Disciplina: Fisioterapia em Cardiologia Ementa Estudo clínico das principais doenças cardiovasculares e metabólicas crônicas, assim como as medidas fisioterapêuticas utilizadas na reabilitação cardiovascular. Fisiologia do exercício aplicada à reabilitação cardiovascular. Avaliação das condições funcionais de pacientes cardiopatas. Programar e aplicar tratamento em pacientes cardiopatas. | 60 | Fisioterapia em Terapia Intensiva Disciplina: Fisioterapia em Terapia Intensiva Ementa Estrutura e funcionamento de unidade de terapia intensiva. Avaliação do paciente na unidade de terapia intensiva. Exames complementares no paciente grave. Avaliação da mobilidade e funcionalidade do paciente crítico. Ventilação mecânica não invasiva. Manejo e cuidado com a via aérea artificial. Ventilação mecânica invasiva. Desmame da ventilação mecânica. Síndrome do imobilismo e reabilitação precoce. | 60 | |
Fisioterapia Respiratória Disciplina: Fisioterapia Respiratória Ementa Aspectos anátomo-funcionais, cinesiológicos e biomecânicos do sistema respiratório. Elementos de avaliação do paciente com disfunção respiratória. Fisiopatologia das pneumopatias e disfunções respiratórias mais frequentes e passíveis de fisioterapia respiratória. Recursos e técnicas manuais da fisioterapia respiratória. Técnicas e recursos mecânicos da fisioterapia respiratória. Cinesioterapia, reeducação funcional respiratória e reabilitação pulmonar. | 60 | Fisioterapia na Saúde Comunitária e do Trabalhador Disciplina: Fisioterapia na Saúde Comunitária e do Trabalhador Ementa Estudo de formas de intervenção da fisioterapia relacionada com a atividade produtiva. Fisioterapia do trabalho visando ações terapêuticas preventivas e reabilitadoras na saúde do trabalhador. Avaliação de situações de risco para a ocorrência de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) em ambientes ocupacionais. Implantação de medidas ergonômicas (físicas, biomecânicas e organizacionais) para a prevenção e controle para riscos de lesões musculoesqueléticas ocupacionais. Avaliação da eficácia de medidas implementadas para a prevenção e controle de lesões musculoesqueléticas ocupacionais. | 60 | |
Fisioterapia na Saúde do Idoso Disciplina: Fisioterapia na Saúde do Idoso Ementa Processo biológico do envelhecimento. Teorias do envelhecimento. Fisiologia do envelhecimento e suas repercussões na funcionalidade. Avaliação geriátrica global. Síndromes geriátricas. Planejamento ambiental. Idoso no contexto familiar. Noções de cuidados paliativos. O envelhecimento e sua influência no movimento e independência. Avaliação e diagnóstico fisioterapêutico voltado à geriatria. Atuação fisioterapêutica junto aos indivíduos idosos e na prevenção e no tratamento de patologias. Atendimento individual, em grupo e para idosos institucionalizados. | 60 | Administração em Fisioterapia Disciplina: Administração em Fisioterapia Ementa Noções de administração aplicada à Fisioterapia. A administração, as organizações e o perfil do administrador. Gestão estratégica. Noções sobre empreendedorismo e plano de negócios. Responsabilidades gerais, funções administrativas e tomada de decisão administrativa. Planejamento de uma clínica ou serviço de fisioterapia. Organização, direção e controle de um serviço de Fisioterapia. Estudo de casos administrativos. | 60 | |
Fisioterapia em Neurologia Disciplina: Fisioterapia em Neurologia Ementa Fisioterapia aplicada a pacientes com distúrbios do sistema neuromuscular. Avaliação do paciente neurológico. Diagnóstico fisioterapêutico. Programação terapêutica e execução da terapia. Métodos e técnicas de reeducação neuromuscular. O tratamento fisioterapêutico nas afecções neurológicas mais comuns. Prevenção das doenças neurológicas. Discussão da influência de fatores contextuais (individuais e ambientais) na reabilitação do adulto. Análise do papel do fisioterapeuta considerando os diferentes níveis de atenção em saúde e seu papel na equipe multidisciplinar envolvida nos cuidados do adulto. | 60 | Fisioterapia em Pediatria Disciplina: Fisioterapia em Pediatria Ementa Características do desenvolvimento neuro psico sensório motor pré-natal e pós-natal por área e por faixa etária. Desenvolvimento motor normal e anormal. Métodos e parâmetros para avaliação e acompanhamento do desenvolvimento típico e atípico de 0 a 5 anos. Avaliação do ambiente domiciliar e social nesta faixa etária. Fatores de risco para alterações no desenvolvimento. Follow-up e intervenção precoce. Níveis de atenção e medidas preventivas na saúde do lactente. Paralisia cerebral. Patologias pediátricas. Métodos e técnicas de tratamento. | 60 | |
Métodos e Técnicas de Pesquisa Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa Ementa Planejamento do projeto de pesquisa, aprofundamento de tópicos relevantes do desenvolvimento da pesquisa (tema, problema, justificativa e objetivo) com escolha da linha de pesquisa. Principais sistemas de busca de literatura científica para embasamento do referencial teórico. | 60 | Psicologia Aplicada à Fisioterapia Disciplina: Psicologia Aplicada à Fisioterapia Ementa Conceito de saúde e enfermidade. Enfermidade psicossomática. Reações psicológicas aos acidentes e mutilações. Reações psicológicas às enfermidades crônicas. Reações psicológicas às deficiências físicas e às limitações profissionais. Técnicas psicoterápicas à fisioterapia. Psicologia da morte. | 60 | |
Projeto de Extensão IV Disciplina: Projeto de Extensão IV Ementa Ações de extensão sob forma de projetos integradores, de caráter interdisciplinar e transversais entre áreas visando a aplicação de conhecimentos e atividades acadêmicas e sociais em interação com a comunidade acadêmica e a sociedade. Visa, ainda, a formação integral do estudante estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável. O resultado esperado é a promoção de iniciativas que expressem o compromisso social com todas as áreas, em especial as de cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologias, produção e trabalho em consonância com as políticas ligadas às diretrizes curriculares para a educação ambiental, educação étnico-racial e direitos humanos. | 60 | Projeto de Extensão V Disciplina: Projeto de Extensão V Ementa Ações de extensão sob forma de projetos integradores, de caráter interdisciplinar e transversais entre áreas visando a aplicação de conhecimentos e atividades acadêmicas e sociais em interação com a comunidade acadêmica e a sociedade. Visa, ainda, a formação integral do estudante estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável. O resultado esperado é a promoção de iniciativas que expressem o compromisso social com todas as áreas, em especial as de cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologias, produção e trabalho em consonância com as políticas ligadas às diretrizes curriculares para a educação ambiental, educação étnico-racial e direitos humanos. | 60 | |
Atividade Complementar VII Disciplina: Atividade Complementar VII Ementa As atividades complementares têm como objetivo ampliar a formação acadêmica, cultural, científica e cidadã do estudante de Fisioterapia. Envolvem a participação em ações extracurriculares que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao perfil do egresso, conforme diretrizes curriculares nacionais. As atividades podem incluir: participação em eventos científicos, produção acadêmica, monitorias, estágios extracurriculares, cursos de extensão, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, atividades voluntárias, entre outras iniciativas aprovadas pela coordenação do curso. | 30 | Atividade Complementar VIII Disciplina: Atividade Complementar VIII Ementa As atividades complementares têm como objetivo ampliar a formação acadêmica, cultural, científica e cidadã do estudante de Fisioterapia. Envolvem a participação em ações extracurriculares que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao perfil do egresso, conforme diretrizes curriculares nacionais. As atividades podem incluir: participação em eventos científicos, produção acadêmica, monitorias, estágios extracurriculares, cursos de extensão, projetos de pesquisa e extensão, visitas técnicas, atividades voluntárias, entre outras iniciativas aprovadas pela coordenação do curso. | 30 | |
TOTAL | 390 | TOTAL | 390 | |
9º SEMESTRE | 10º SEMESTRE | |||
Estágio Supervisionado em Fisioterapia I Disciplina: Estágio Supervisionado em Fisioterapia I Ementa Desenvolvimento de práticas profissionais nos três níveis de atenção: primária, secundária e terciária. Abordará as competências essenciais do fisioterapeuta na atenção primária contemplando a saúde de crianças, adolescentes, mulheres, adultos, idosos e trabalhadores. Na atenção secundária, abordará as principais demandas nas áreas de fisioterapia traumatoortopédica, uroginecológica, reumatológica e geriátrica e no atendimento ao paciente adulto. Já no ambiente hospitalar, incluirá ênfase nas enfermarias clínicas e cirúrgicas, unidades de terapia intensiva e intermediária. Serão consolidados e complementados os conceitos teóricos das disciplinas anteriores com foco no desenvolvimento de habilidades e competências específicas promovendo a atuação interdisciplinar com outros profissionais de saúde. | 400 | Estágio Supervisionado em Fisioterapia II Disciplina: Estágio Supervisionado em Fisioterapia II Ementa Desenvolvimento de práticas profissionais nos três níveis de atenção: primária, secundária e terciária. Abordará as competências essenciais do fisioterapeuta na atenção primária contemplando a saúde de crianças, adolescentes, mulheres, adultos, idosos e trabalhadores. Na atenção secundária, abordará as principais demandas nas áreas de fisioterapia traumatoortopédica, uroginecológica, reumatológica e geriátrica e no atendimento ao paciente adulto. Já no ambiente hospitalar, incluirá ênfase nas enfermarias clínicas e cirúrgicas, unidades de terapia intensiva e intermediária. Serão consolidados e complementados os conceitos teóricos das disciplinas anteriores com foco no desenvolvimento de habilidades e competências específicas promovendo a atuação interdisciplinar com outros profissionais de saúde. | 400 | |
Trabalho de Conclusão de Curso I Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I Ementa Elaboração de projeto de pesquisa de acordo com normas técnicas para a elaboração de projeto de científico. Elaboração de projeto científico contendo: título, introdução, objetivo, metodologia, cronograma de aplicação e bibliografia. Orientação quanto às questões éticas da pesquisa e encaminhamento do projeto ao comitê de ética via plataforma Brasil. Análise de dados por meio de planilhas com os dados do estudo, aplicação de testes estatísticos, elaboração, interpretação, apresentação e discussão dos resultados com base na literatura e conclusão do trabalho científico. Orientação para apresentação final de trabalho. | 40 | Trabalho de Conclusão de Curso II Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II Ementa Elaboração de projeto de pesquisa de acordo com normas técnicas para a elaboração de projeto de científico. Elaboração de projeto científico contendo: título, introdução, objetivo, metodologia, cronograma de aplicação e bibliografia. Orientação quanto às questões éticas da pesquisa e encaminhamento do projeto ao comitê de ética via plataforma Brasil. Análise de dados por meio de planilhas com os dados do estudo, aplicação de testes estatísticos, elaboração, interpretação, apresentação e discussão dos resultados com base na literatura e conclusão do trabalho científico. Orientação para apresentação final de trabalho. | 20 | |
Projeto de Extensão VI Disciplina: Projeto de Extensão VI Ementa Ações de extensão sob forma de projetos integradores, de caráter interdisciplinar e transversais entre áreas visando a aplicação de conhecimentos e atividades acadêmicas e sociais em interação com a comunidade acadêmica e a sociedade. Visa, ainda, a formação integral do estudante estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável. O resultado esperado é a promoção de iniciativas que expressem o compromisso social com todas as áreas, em especial as de cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologias, produção e trabalho em consonância com as políticas ligadas às diretrizes curriculares para a educação ambiental, educação étnico-racial e direitos humanos. | 60 | Projeto de Extensão VII Disciplina: Projeto de Extensão VII Ementa Ações de extensão sob forma de projetos integradores, de caráter interdisciplinar e transversais entre áreas visando a aplicação de conhecimentos e atividades acadêmicas e sociais em interação com a comunidade acadêmica e a sociedade. Visa, ainda, a formação integral do estudante estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável. O resultado esperado é a promoção de iniciativas que expressem o compromisso social com todas as áreas, em especial as de cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologias, produção e trabalho em consonância com as políticas ligadas às diretrizes curriculares para a educação ambiental, educação étnico-racial e direitos humanos. | 40 | |
Optativa | 60 | TOTAL | 460 | |
TOTAL | 560 | |||
RESUMO - CURSO DE FISIOTERAPIA | ||||
ELEMENTOS DE FORMAÇÃO | Horas | % | ||
Total de Horas de Aula | 2520 | 63% | ||
Total de Horas em Estágio | 800 | 20% | ||
Total de Horas em Extensão | 400 | 10% | ||
Trabalho de Conclusão de Curso | 60 | 1,5% | ||
Total de Horas em Atividades Complementares | 220 | 5,5% | ||
TOTAL GERAL DO CURSO DE FISIOTERAPIA | 4000 | 100% | ||
OPTATIVAS – Disciplinas de Enriquecimento Curricular (DEC) | Horas | |||
Fisiologia do exercício aplicada à reabilitação cardiorrespiratória Disciplina: Fisiologia do exercício aplicada à reabilitação cardiorrespiratória Ementa Introdução à fisiologia do exercício. Metabolismo energético. Metabolismo energético frente aos diferentes tipos de exercício físico: ajustes e adaptações fisiológicas. Ajustes e adaptações neuromusculares frente a diferentes tipos de exercício físico: implicações sobre as propriedades neurais, morfológicas e histoquímicas. Avaliação cardiorrespiratória no repouso e no exercício. Ajustes e adaptações cardiorrespiratórias frente a diferentes tipos de exercício físico e em populações especiais. | 60 | |||
Distúrbios respiratórios do sono Disciplina: Distúrbios respiratórios do sono Ementa Noções básicas de cronobiologia e medicina do sono. Abordagem dos principais distúrbios do sono que afetam diretamente a saúde e a qualidade de vida de indivíduos de todas as idades, como apneia obstrutiva do sono, ronco, insônia, terror noturno, síndrome das pernas inquietas, narcolepsia e distúrbios de ritmos como fase atrasada ou adiantada do sono. Noções dos principais recursos terapêuticos para o tratamento destes distúrbios. | 60 | |||
Inglês instrumental Disciplina: Inglês instrumental Ementa Estudo da língua inglesa em suas estruturas básicas por meio de textos científicos e jornalísticos. Gramática aplicada, compreensão de textos, conversação e exercícios. Leitura instrumental em língua inglesa. Vocabulário e estruturas básicas abordadas de forma funcional. | 60 | |||
Espanhol instrumental Disciplina: Espanhol instrumental Ementa Leitura instrumental em língua espanhola. Introdução à leitura de textos em espanhol. Estratégias de leitura. Vocabulário e estruturas básicas abordadas de forma funcional. | 60 | |||
Gerenciamento e liderança Disciplina: Gerenciamento e liderança Ementa Caracterização do perfil do gestor e suas qualificações. Personalidade e liderança na gestão empresarial. Modelos estratégicos de gestão. Liderança integrada, criatividade, cultura organizacional, coaching e equipes de alto desempenho. | 60 | |||
Gestão ambiental e responsabilidade social Disciplina: Gestão ambiental e responsabilidade social Ementa O administrador no processo de gestão ambiental. Desequilíbrios ecológicos decorrentes da atividade empresarial. Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento de estudos de impacto ambiental e repercussões ambientais das atividades empresariais. Programas de gestão ambiental. Repercussão da gestão ambiental na organização. | 60 | |||
Língua Brasileira de Sinais (Libras) Disciplina: Língua Brasileira de Sinais (Libras) Ementa Alfabeto e números, pessoas e membros da família, meios de transporte, partes da casa e mobília, localização e objetos e natureza, locais, dias da semana, alimentos e bebidas, profissões, cores, entre outros. | 60 | |||
Educação em direitos humanos Disciplina: Educação em direitos humanos Ementa Compreensão das bases conceituais e históricas dos Direitos Humanos e da reconstrução histórica no processo de afirmação dos Direitos Humanos na sociedade brasileira despertando nos estudantes o interesse no debate e na participação em questões afetas à cidadania e à vivência plena dos direitos e contribuindo para o desenvolvimento de responsabilização. | 60 | |||
Educação das relações étnico-raciais e história afro-brasiliera, africana e indígena Disciplina: Educação das relações étnico-raciais e história afro-brasiliera, africana e indígena Ementa Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade e diferença. Políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Populações étnicas e diáspora. Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica de educação antirracista. Reflexões sobre os aspectos caracterizadores da formação cultural brasileira, africana e indígena: história e memória dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas. As diversidades culturais delineadas por meio das singularidades nas línguas, nas religiões, nos símbolos, nas artes e nas literaturas. O legado dos povos Quilombolas e Guarani. | 60 |
MATRIZ CURRICULAR – CURSO DE FISIOTERAPIA
Comunicação
2022-11-11T15:07:41+00:00