O sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem da Faculdade Eduvale de Avaré foi idealizado como parte do processo de formação uma vez que permite ao aluno redirecionar seus estudos conforme os resultados alcançados considerando as habilidades e as competências a serem constituídas.
Na concepção do curso de bacharelado em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, o futuro profissional deve ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. O mundo contemporâneo requer também autonomia intelectual, formação científica, capacidade de atuar em equipe com temas interdisciplinares e facilidade para identificar as oportunidades profissionais.
O conceito de avaliação de aprendizagem tradicional trabalha a avaliação como um instrumento de classificação do aluno. Contudo, o processo de construção de conhecimento é elaborado pelo próprio aluno cabendo ao professor a função de auxiliá-lo nesta elaboração. Assim, baixo rendimento não reflete necessariamente baixo acúmulo de conhecimento. Portanto, tal instrumento de avaliação deve priorizar avaliação de caráter formativo ou processual realizadas para informar ao professor e ao aluno sobre o resultado do processo de aprendizagem durante o desenvolvimento das atividades acadêmicas.
Os Planos de Ensino devem prever, em cada bimestre, no mínimodois instrumentos de avaliação. No entanto, o professor é estimulado a construir seu plano de modo que avalie o processo de formação do aluno acompanhando cada etapa de sua aprendizagem. O docente pode realizar avaliações bimestrais, mas são estimulados a também utilizar recursos avaliativos como relatórios, seminários, competições, trabalhos, jogos ou projetos, sempre com foco na prática profissional.
Conforme previsto no Regimento da Instituição, as diversas formas deavaliação dos componentes curriculares terão seus resultados em notas de 0 a 10,0 permitindo sua fração em décimos. É considerado promovido ou aprovado o discente que obtiver por média aritmética dos dois bimestres uma nota de rendimento igual ou superior a 7,0. Ao discente que não alcançar este rendimento 7,0, mas tiver rendimento superior a 4,0, será oportunizado condições para uma efetiva recuperação de aprendizagem.