Do Vale TV

Canal de variedades, entretenimento e muita informação com foco no cidadão avareense.Informação é tudo! Assista no canal 10 da TV Cabo Mix.
Fique por dentro das novidades:
Facebook: /dovaletv
Instagram: @DoValeTV
Youtube: Do Vale TV
Site: www.dovaletv.com.br


Biblioteca

//Biblioteca
Biblioteca 2017-08-29T09:05:49-03:00

Biblioteca JUÇARA BEATRIZ MANSUR SALOMÃO

Público alvo

Destinada ao uso dos alunos, professores, funcionários e coordenadores. Aberta a comunidade em geral apenas para consultas.

Espaço físico

Instalada em prédio amplo e moderno com 500 m², a Biblioteca Eduvale disponibiliza em seus dois andares: acervo bibliográfico com mais de 18 mil exemplares, espaço para leitura, salas de estudo individual ou em grupo, equipamentos audiovisuais e doze terminais informatizados para pesquisa e consulta.

Acervo

Com mais de 18 mil exemplares, o acervo é composto por: livros, vídeos, CDs, manuscritos, normas técnicas, publicações, trabalhos acadêmicos, jornais e revistas. Informatizado e com fácil e rápido acesso, a pesquisa pode ser feita através de busca por autor, título ou assunto. O acervo é processado sob as normas de catalogação (Código Anglo Americano de Catalogação AACR2), classificação (Classificação Decimal de Dewey – CDD), indexada, informatizada e disponível para empréstimo, segundo o regulamento interno na Biblioteca.

Consulta de Acervo

Consulte o acervo

Serviços Oferecidos

Consulta

Disponível a toda comunidade acadêmica sob a forma de livre acesso aos materiais. Ao público externo é reservado o direito de consulta aos exemplares apenas nas dependências internas da Biblioteca.

Empréstimo

Podem usufruir do empréstimo de materiais: alunos, professores e funcionários da Faculdade Eduvale cadastrados na Biblioteca. O prazo é pré-determinado conforme regulamento interno.

Reserva

O usuário pode requerer o serviço de reserva sempre que o título desejado encontrar-se emprestado. O setor de atendimento da Biblioteca presta este serviço. O nome do solicitante é incluído na “Lista de Reserva” da respectiva obra e o mesmo deve certificar-se diariamente quanto à disponibilidade do material.

Orientação bibliográfica

Serviço de orientação destinado à comunidade quanto a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na Biblioteca e às fontes de pesquisa existentes (catálogos, bases de dados, Internet, auxílio na localização dos materiais desejados, entre outros).

Levantamento bibliográfico

Destinado ao corpo docente da Faculdade Eduvale, consiste no levantamento da bibliografia sobre determinado assunto ou autor, segundo especificações definidas pelo próprio solicitante.

Comutação bibliográfica

Permite acesso à informação técnico-científica através da obtenção de cópias de documentos, em todas as áreas do conhecimento, nacionais e internacionais, localizados nas bibliotecas que integram o Programa de Comutação Bibliográfica COMUT através do pagamento de uma taxa pré – fixada pelo programa exposta no mural da biblioteca.

Terminais de busca e Internet

A biblioteca possui doze terminais de auto-atendimento que possibilitam consulta aos materiais do acervo através de autor, título e assunto. Além deste serviço, a comunidade interna tem acesso à Internet para pesquisa acadêmica e acesso ao e-mail para verificação de conteúdo acadêmico, mediante o número do prontuário e senha individual.

NORMAS E PROCEDIMENTOS

1 – CONSULTA E EMPRÉSTIMO DE PUBLICAÇÕES

Art. 1º O empréstimo será efetuado mediante apresentação de documento de identificação com foto.

Art. 2º Do material bibliográfico disponível no acervo, livros e periódicos (na edição anterior à exposta no semanário) são destinados ao empréstimo domiciliar, com exceção das obras de referência (dicionários, enciclopédias, manuais, etc.).

Art. 3º Quanto à retirada das obras de referência (enciclopédias, dicionários, Atlas, etc.) e exemplares de consulta, fica determinado que a devolução deve ocorrer na mesma data do empréstimo por período de 1 (uma) hora.

Art. 4º A quantidade de obras retiradas por empréstimo, bem como o prazo para sua devolução, difere pelo tipo de material e de usuário conforme tabela abaixo:

TIPO DE USUÁRIO TIPO DE MATERIAL LIMITE DE OBRAS
POR EMPRÉSTIMO
PRAZO PARA
DEVOLUÇÃO
DOCENTES /
PÓS-GRADUAÇÃO
LIVROS/CÓDIGOS
PERIÓDICOS
MULTIMÍDIA
5
3
2
15 DIAS
15 DIAS
15 DIAS
DISCENTES
(ÚLTIMO PERÍODO)
LIVROS/CÓDIGOS
PERIÓDICOS
MULTIMÍDIA
4
3
1
10 DIAS
10 DIAS
10 DIAS
DISCENTES /
FUNCIONÁRIOS
LIVROS/CÓDIGOS
PERIÓDICOS
MULTIMÍDIA
3
2
1
7 DIAS
7 DIAS
7 DIAS
COMUNIDADE
EM GERAL
SOMENTE
CONSULTA LOCAL

Art. 5º Não será permitido o empréstimo de mais de um exemplar do mesmo título a um único usuário.

Art. 6º No ato do recebimento de exemplar de publicação tomado por empréstimo, o usuário fica obrigado a verificar o estado geral de conservação da obra, assegurando-se de que a mesma encontra-se em perfeito estado. O recebimento da obra em empréstimo significa que esta foi verificada e que foram constatadas suas perfeitas condições de conservação.

Art. 7º O empréstimo de material bibliográfico só será efetuado até às 22h.

Art. 8º O usuário responderá pela publicação retirada em seu nome e, em caso de extravio ou dano, indenizará, obrigatoriamente, a Biblioteca da Faculdade.

§ 1º – A indenização deverá ser efetuada mediante reposição da obra, de igual edição à extraviada, ou de edição posterior.

§ 2º – O valor da indenização será acrescida no valor da mensalidade para os alunos e descontado em folha de pagamento para professores e funcionários, caso não haja a reposição da publicação no mês vigente.

2 – DEVOLUÇÃO

Art. 9° A devolução poderá ser realizada por qualquer pessoa. No entanto, só estará concretizada e validada após emissão do comprovante de devolução.

Art. 10º No ato de devolução do material, este deverá estar nas mesmas condições físicas em que foi emprestado ao usuário. Em caso de danificações da obra ou extravio, o usuário fica obrigado a substituí-la por outro exemplar de mesmo título, autor e com a edição igual ou posterior da obra danificada.

§ 1º Enquanto a restituição do exemplar danificado ou extraviado não ocorrer, a devolução do item não poderá ser efetivada.

§ 2º O atraso na devolução de publicações será cobrado o valor de R$3,00 por livro e por dia de atraso, R$2,00 por dia de atraso e por periódico,vídeo ou CD.

§ 3º O não pagamento da multa até o dia 20 de cada mês será acrescido na mensalidade do mês vigente em caso de alunos e descontado em folha de pagamento no caso de professores e funcionários.

3 – RENOVAÇÃO

Art. 11° As obras retiradas poderão ser renovadas desde que não haja reserva para o material. As renovações devem ser realizadas pelo próprio aluno na área restrita do site da Faculdade. A renovação na Biblioteca é feita mediante apresentação do material a ser renovado e dos documentos exigidos no Art 1°.

4 – RESERVA

Art. 12º É permitido reservar até 03 materiais. Na devolução do primeiro exemplar da obra requerida, o empréstimo será disponibilizado ao primeiro usuário da lista pelo período de 24 horas. Se o empréstimo não for realizado dentro do prazo previsto pelo usuário habilitado, sua solicitação será cancelada e o título disponibilizado para o próximo nome da lista e assim sucessivamente.

5 – DO USO DOS AMBIENTES DA BIBLIOTECA

Art. 13º Os espaços reservados aos acervos, salas de leitura e acesso à Internet deverão ser utilizados com o máximo de silêncio.
§ 1º Não é permitida a alteração das configurações dos equipamentos de acesso à Internet e consultas ao acervo.

§ 2º Não é permitida, a utilização de celulares, aparelhos de qualquer natureza que produzam ruídos, conversar em voz alta, fumar, alimentar-se ou ter qualquer atitude que perturbe o silêncio e a harmonia necessária a este ambiente.

§ 3º Não é permitida a entrada de usuários na biblioteca portando bolsas, pastas, classificadores, envelopes, sacolas e/ou mochilas. As mesmas devem ser armazenadas no guarda-volumes encontrado na entrada da biblioteca.

Art. 14º A não obediência às observações nos artigos listados acima, implicará na saída do usuário do recinto da biblioteca. Em caso de reincidência, o usuário poderá ter seu acesso à biblioteca suspensa provisoriamente, por período a ser definido pela Diretoria da Faculdade, ou definitivamente, em caso de reincidência.

Art. 15º A Biblioteca da Faculdade Eduvale não se responsabiliza por objetos deixados no guarda – volumes da biblioteca.

Art. 16º O uso do guarda volumes está condicionado apenas durante a permanência nas
dependências da biblioteca;

Art. 17º  A perda da chave e/ou cadeado do guarda-volumes acarretará em multa no valor de cinco reais

6 – ORIENTAÇÕES GERAIS

a. A Biblioteca da Faculdade Eduvale de Avaré está aberta a comunidade de segunda à sexta-feira das 8h às 22h30min  estando este horário sujeito à alterações no período de férias.

b. Os serviços de informação destinam-se exclusivamente ao corpo discente, docente e funcionários da Faculdade. Ao público externo é apenas reservado o direito de consulta interna.
c. Os usuários devem estar atentos às instruções gerais e aos avisos afixados nos murais da Biblioteca e da Faculdade.

d. Ao solicitarem atendimento, os usuários deverão observar e obedecer à ordem de chegada, contribuindo assim, para o bom funcionamento da mesma.

e. Os livros retirados das estantes para consulta local devem ser deixados sobre a mesa de pesquisa, e / ou preferencialmente na mesa sinalizada na biblioteca.