Nas últimas semanas, os alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária da Faculdade Eduvale de Avaré participaram de palestras virtuais sobre animais silvestres, aves de rapina e aves de companhia.
Juliana Guimarães Matzembacher falou dos principais aspectos nutricionais para animais silvestres a fim de orientar os universitários sobre a importância de ambiente e nutrição adequados. “Para atender os anseios nutricionais, morfofisiológicos e psicológicos de cada animal deve-se realizar uma série de modificações. O animal não pode perder seus comportamentos naturais e é preciso proporcionar momentos de diversão eliminando o vazio ocupacional o máximo possível”, ressaltou a convidada.
![]() |
![]() |
Vagner Pessoa discorreu sobre criação, treinamento e manejo de aves de rapina (falcões, gaviões, corujas e outras de caça). Ele também explicou a importância das falcoarias no controle ambiental. Diminuição dos acidentes, programas de reabilitação, tratamento, reintegração à natureza, conservação e educação ambiental também foram tópicos em pauta.
Para finalizar, Tatiane Brandão Moreno explicou os métodos de criação e manejo das principais espécies de psitacídeos (papagaios, araras, calopsitas, agapornis e periquitos) que são as mais procuradas como aves de companhia por serem inteligentes e com maior capacidade de interação com os seres humanos. Diferenças de manejo, tipos de ninho, quantidade de aves por metro quadrado e necessidades nutricionais foram assuntos abordados durante a apresentação. |
|
O intuito das palestras organizadas pela professora Dra. Graciela Martins foi proporcionar aos futuros zootecnistas e médicos veterinários o contato com profissionais atuantes.
Deixe seu comentário