Fornecer bem-estar aos ovinos é pré-requisito para garantir uma produção sustentável, responsável e de qualidade. Com foco nesse aspecto, o 9° período do curso de Zootecnia da Faculdade Eduvale iniciou um projeto para a adequação do setor de ovinos da Fazenda Eduvale. |
|
Nas primeiras visitas, os alunos fizeram um reconhecimento e mensurações da área, levantamento dos índices zootécnicos e a contagem dos animais. Eles também executaram práticas de pesagem e de identificação dos animais com o auxílio do médico veterinário Dr. Marcelo Piagentini, a tabulação dos dados obtidos, os cálculos para elaboração de soluções concentradas e a coleta de fezes para a realização de OPG (contagem de ovos por grama de fezes).
Ao longo deste semestre, os universitários farão visitas frequentes ao local e recomendações de técnicas de manejos que visam melhorias da qualidade de vida dos animais e tornar o lugar apto para confinamento e venda.
Todos os trabalhos acontecem com a orientação da zootecnista e docente Dra. Vânia Fournou responsável pela disciplina Manejo e Produção de Pequenos Ruminantes.
De acordo com a professora, a finalidade do projeto é aproximar os universitários da prática de uma consultoria zootécnica, já que nesse processo eles elaboram o levantamento técnico e fazem os ajustes necessários para aperfeiçoar o setor da propriedade.
Deixe seu comentário