CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA

///CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA
CADASTRO DE PROJETO DE PESQUISA 2024-11-13T10:25:09+00:00

Para realizar pesquisa que envolve seres humanos, primeiramente deve ser concluído o cadastro como usuário dentro do sistema Plataforma Brasil para que possa receber sua senha de acesso. Com esses dados deve ser realizado o “login” na Plataforma Brasil. Na tela inicial ele deverá clicar no botão “Nova Submissão”, para iniciar o cadastro de uma nova pesquisa.

A Partir disso, basta preencher todos os campos com um asterisco vermelho (*), que indicam preenchimento obrigatório. Caso alguns destes campos não estejam preenchidos corretamente, o usuário não conseguirá avançar para as próximas etapas.

 

TELA 1 – Somente o pesquisador responsável pela pesquisa poderá iniciar o cadastro de nova submissão na Plataforma Brasil. Contudo, no campo “Assistentes” o pesquisador principal pode indicar outras pessoas que farão parte desta mesma pesquisa. Vale lembrar que todos que irão executar ou estejam envolvidos no projeto (orientador, coorientador e colaboradores) devem ser devidamente cadastrados na Plataforma Brasil em “Equipe de Pesquisa” para dar continuidade ao preenchimento dos dados da pesquisa. Deve ser inserir a instituição de vínculo.

Cabe ressaltar ainda que apenas o pesquisador responsável poderá excluir a pesquisa do sistema.

 

TELA 2 – De acordo com a “Grande Área do Conhecimento” e “Propósito Principal do Estudo” alguns campos serão habilitados para preenchimento e outros não. Fique atento! Nesse campo também deverá ser cadastrado o título da pesquisa.

 

TELA 3 – Os campos “Descritores Gerais para as Condições de Saúde” e “Descritores Específicos para as Condições de Saúde” estarão habilitados apenas para o preenchimento das pesquisas clínicas. (este não será habilitado em outros tipos de pesquisa). Importante inserir se o estudo é com intervenção ou observação, além de detalhar sobre a intervenção. Deve se Incluir o desenho do estudo, financiamento e palavras chaves.

Em ambos os campos, basta preencher com apenas um dos descritores, CID ou DECS.

 

TELA 4 – Este é a parte principal de cadastro das informações do seu projeto. Diversos campos informativos possuem limite de 4.000 caracteres (indica que toda e qualquer palavra que exceda o número de caracteres cabíveis serão automaticamente excluídas do sistema). Por isso, todos os caracteres que excedam os 4.000 caracteres suportados pelo sistema serão descartados nos atos de “avançar”, “voltar” e “salvar/sair”.

Usando seu projeto de pesquisa como base, preencha os campos com muita atenção, deixando claro o tamanho amostral do estudo.

 

TELA 5 – Cabe salientar a importância de inserir as informações nos campos como de uso de dados secundários de dados (prontuários, laudos, etc), cronograma de execução e orçamento. Quando houver armazenamento de material biológico deve haver atenção para preenchimento, informando exatamente onde e como será armazenado.

 

PASSAGEM DO CAMPO 5 PARA O CAMPO 6 – O pesquisador deverá, obrigatoriamente, incluir o modelo de TCLE (exceto nos casos onde se solicita a dispensa de apresentação de TCLE), a Autorização do Escritório de Apoio a PesquisaProjeto de Pesquisa e a Folha de Rosto gerada pelo sistema com os campos de identificação devidamente preenchidos, datados e assinados. A inclusão destes documentos deverá ser feita no campo “Upload de documentos”. Após escolher o tipo de documento a ser enviado no item “Tipo de Documento”, o pesquisador deverá clicar em “Selecionar arquivo”. Após selecionar arquivo, o pesquisador deverá clicar em “adicionar” e aguardar o carregamento do arquivo no banco de dados da Plataforma Brasil.

 

TELA 6 – O pesquisador poderá optar por manter ou não o sigilo da pesquisa na íntegra, ler e concordar com os termos apresentados.

Assim que o pesquisador tenha terminado a inclusão de informações e e conferir a inserção dos arquivos referentes à pesquisa cadastrada, o mesmo deverá então clicar no botão “Enviar Projeto ao CEP”.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O projeto enviado ao CEP, pelo pesquisador responsável, receberá o número de PROTOCOLO CAAE no próprio site da Plataforma Brasil.

Uma vez enviado ao CEP, o projeto não poderá mais ser editado pelo pesquisador. Somente será permitido realizar as alterações que forem solicitadas após análise do CEP.

 

X
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.