Nos dias 27 e 28 de setembro, os alunos do curso de Administração da Faculdade protagonizaram o X Jogos Universitários Empresariais (JUEMP). Realizada na Fazenda Eduvale, a edição que marca uma década da atividade no calendário acadêmico teve como tema central a atuação da administração no campo.
Para tal, os desafios começaram antes, no dia 17 de setembro, com a divulgação de charadas e a formação das equipes que deveriam ser empresas fictícias do agronegócio. Em sala de aula eles tiveram que criar a identidade da empresa, definir o nome, o logotipo e os cargos de cada integrante. Posteriormente, foram designadas as missões “Investidores” e “Mídias Sociais”, nas quais os alunos arrecadaram recursos iniciais, cerca de R$ 11.500,00, para financiar a execução dos jogos. Esse valor foi destinado à cobertura de despesas como alimentação, materiais, premiações, entre outras, e para a criação de um canal de comunicação eficaz. Também foi preciso desenvolver o nome, o logotipo e o material de apresentação da equipe.
Já no dia do evento na Fazenda, a abertura contou com a presença de Fernanda Pazini (coordenadora do curso), Evandro Oliveira (diretor acadêmico) e Dr. Claudio Mansur Salomão (presidente e mantenedor da Instituição) e uma palestra ministrada uma palestra sobre pitch de vendas pelo professor Dr. Wellington Bendinelli.
No segundo dia, as equipes prosseguiram com as missões, começando pela “Empresarial”. Nessa etapa, os universitários desenvolveram uma modelagem de negócio rural viável para ser implementada na Fazenda Eduvale. Com base no conhecimento das necessidades do local e no canal de comunicação estabelecido, cada equipe definiu o tipo de negócio desejável, viável e praticável. Por fim, inspirado no programa Shark Tank, as equipes passaram por uma banca avaliadora, realizando suas apresentações no formato de pitch para os investidores, com o objetivo de convencer que suas ideias eram as mais promissoras.
Entre as 12 equipes participantes, a VerdeVision conquistou o primeiro lugar, seguida pela AgroPrime em segundo lugar e AgroVale em terceiro. “O JUEMP é importante para que os alunos apliquem conhecimentos práticos sobre conceitos básicos e profissionais da administração, promovendo a integração, o networking e o fortalecimento de vínculos com diferentes segmentos de mercado”, destacou Fernanda Pazini, coordenadora do curso. |
|
Deixe seu comentário