Curso de Ciências Biológicas da Eduvale realiza expedição ao PETAR

//Curso de Ciências Biológicas da Eduvale realiza expedição ao PETAR

Curso de Ciências Biológicas da Eduvale realiza expedição ao PETAR

Entre os dias 15 e 17 de novembro, alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré acompanhados pela coordenadora Dra. Ligia Corazza e pela docente Milene Stefani participaram de uma expedição ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), em Iporanga/SP.

A expedição teve início com a visita às cavernas Santana, Morro Preto e do Couto, onde os participantes puderam observar estalactites e estalagmites, formações minerais que se desenvolvem no teto e no chão das cavernas, respectivamente. Cada uma das cavernas apresentou características únicas, permitindo aos alunos um contato direto com o processo de sedimentação e a diversidade geológica da região.

 

 

No segundo dia, o grupo percorreu 11 km pela Trilha do Betary, passando por outros pontos de interesse, como a Caverna da Água Suja, a Caverna Cafezal, e as cachoeiras Andorinha e Beija-flor. Os estudantes também aproveitaram para nadar em uma piscina natural de águas cristalinas, que permitiram a visualização do fundo rochoso. O dia foi finalizado com a prática de boia-cross, atividade em que os participantes desceram o rio em boias infláveis, impulsionados pela correnteza.

A professora e coordenadora do curso, Dra. Lígia Corazza, destacou a importância da experiência para a formação dos alunos. “Essa expedição proporcionou uma vivência prática da biogeografia, permitindo que os estudantes observassem de perto o processo de sedimentação, as diferentes formações rochosas e a fauna e flora locais. Além disso, o contato com vestígios de antigas civilizações da região enriqueceu ainda mais o aprendizado. Esta experiência complementa perfeitamente as disciplinas estudadas neste semestre”, afirmou.

A expedição ao PETAR foi um importante marco para os alunos, oferecendo uma imersão no ambiente natural e cultural da região, e enriquecendo sua formação acadêmica.

2025-01-24T13:21:22+00:00 19/11/2024|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X