Resumo Expandido

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Resumo Expandido 2022-08-11T10:00:41+00:00

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

As submissões dos trabalhos terão início em 12/08/2022 e serão encerradas em 20/09/2022.

Para realizar a submissão do trabalho, o autor deverá estar previamente inscrito no evento. A inscrição deverá ser realizada de forma online, e não haverá cobrança de taxa.

Os resumos submetidos deverão ser escritos em português e estarem enquadrados em uma das áreas a seguir:

  • Artes: podem ser submetidos nesta área do conhecimento, trabalhos relacionados a história da arte; projetos arquitetônicos; arte publicitária; design gráfico; e áreas correlatas.
  • Ciências Agrárias: podem ser submetidos nesta área do conhecimento, trabalhos relacionados a engenharia e extensão rural; recursos hídricos; produção animal e vegetal; fitotecnia; paisagismo; reprodução animal; tecnologia de produtos de origem animal, vegetal e de alimentos dietéticos e nutricionais; saúde animal; e áreas correlatas.
  • Ciências Biológicas: podem ser submetidos nesta área do conhecimento, trabalhos relacionados ao meio ambiente; biotecnologia; e áreas correlatas.
  • Ciências da Saúde: podem ser submetidos nesta área do conhecimento, trabalhos relacionados a área de saúde pública; saúde física e mental, diagnósticos e tratamentos; exames clínicos e laboratoriais; e áreas correlatas.
  • Exatas e Tecnologia: podem ser submetidos nesta área do conhecimento, trabalhos relacionados a engenharia e desenvolvimento de softwares e aplicativos; internet das coisas (IOT); inteligência artificial; geoprocessamento; trabalhos que envolvam planejamento, execução e gerenciamento de obras e empreendimentos; e áreas correlatas.
  • Ciências Humanas: podem ser submetidos nesta área do conhecimento, trabalhos relacionados a sociologia; filosofia; antropologia; e áreas correlatas.
  • Ciências Jurídicas: podem ser submetidos nesta área do conhecimento, trabalhos relacionados ao Direito Constitucional e Administrativo; Direito e Processo Civil; Direito e Processo Penal; Direitos Humanos; Direito do Trabalho e Previdenciário; e áreas correlatas.
  • Ciências Sociais Aplicadas: podem ser submetidos nesta área do conhecimento, trabalhos relacionados às áreas de gestão financeira e empresarial; gestão e Empreendedorismo; e áreas correlatas.
  • Comunicação: podem ser submetidos nesta área do conhecimento, trabalhos relacionados à produção audiovisual; pesquisa de opinião; marketing e aqueles relacionados ao jornalismo; publicidade e propaganda; e áreas correlatas.

Serão aceitos, em todas as áreas do conhecimento, trabalhos oriundos de Revisão Bibliográfica, Pesquisa Básica e Pesquisa Aplicada, desde que apresentem resultados, ainda que parciais. Trabalhos que estejam em fase de projeto, ou seja, que ainda não foram executados, não serão considerados.

Cada participante poderá apresentar, no máximo, dois trabalhos como autor principal e, somente, serão aceitos trabalhos que contenham no máximo cinco autores, sendo que um autor deverá ser obrigatoriamente, o orientador do trabalho.

O autor deverá submeter um arquivo com a identificação dos autores e outro sem a identificação dos autores, cujos templates (modelos do resumo expandido) estão disponíveis nos links:

RESUMO COM A IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES

RESUMO SEM A IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES

Além do resumo, o autor deverá anexar, obrigatoriamente, uma carta de anuência do orientador, conforme modelo abaixo.

A Comissão de Trabalhos Científicos do Congresso somente irá avaliar os trabalhos que estiverem dentro das normas de elaboração de resumos do XV CONINCE. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) e a não existência de plágio são de responsabilidade do(s) autor(es) e serão consideradas como critério de avaliação pela Comissão Científica.

Após a avaliação, a lista dos trabalhos aceitos será divulgada no site da Faculdade Eduvale e apenas os trabalhos que constarem nesta lista poderão ser apresentados.

A decisão final com relação à aprovação ou reprovação do trabalho por parte da comissão avaliadora é considerada soberana, não cabendo quaisquer recursos a demais Instâncias deste Congresso.

NORMAS PARA SUBMISSÃO

Os resumos expandidos deverão seguir as seguintes regras:

  • Conter de cinco a oito páginas, com no máximo 12.000 caracteres (com espaços);
  • Tamanho do papel: A4 (210 x 297 mm), com orientação retrato, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm;
  • Fonte: Arial, tamanho 11;
  • Espaçamento: 1,5 entre linhas;
  • Conter e-mail e Instituição de origem de cada um dos autores.
  • Os tópicos devem ser separados do final do texto anterior por um espaço;
  • Todos os tópicos (INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, etc.) deverão ser escritos em letras maiúsculas e em negrito;
  • Apresentar, no máximo, cinco autores, sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, o orientador do trabalho. O orientador deverá ser qualificado em campo próprio disponível na plataforma quando da submissão e deverá assinar a carta de anuência (conforme modelo), a qual deverá ser anexada em PDF;

TÍTULO – Em letras maiúsculas (exceto os nomes científicos de espécies), negrito e centralizado, deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho.

RESUMO – Ter no mínimo 200 palavras e no máximo 250 palavras; ser escrito em parágrafo único, ou seja, após o ponto final de cada frase, continuar a escrita do texto na mesma linha; não conter citações, referências bibliográficas, tabelas ou figuras.

INTRODUÇÃO – Devem ser evitadas divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto. O último parágrafo deste item deverá conter o objetivo do trabalho. Poderão ser utilizadas, no máximo, 30 linhas entre introdução e objetivo.

MATERIAL E MÉTODOS – Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica é suficiente. Caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.

RESULTADOS E DISCUSSÃO – Ilustrações e Figuras devem ser apresentadas com tamanho e detalhes suficientes para a composição gráfica final, preferivelmente na mesma posição do texto. No caso de figuras para a apresentação de resultados na forma de gráficos, estas devem apresentar-se sem bordas, sendo os eixos x e y com 1/2 pt, descritos com o mesmo tipo e tamanho de letras contidas no texto e a legenda na posição inferior da figura. A numeração deve ser sucessiva em algarismos arábicos. Tabelas: evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios; adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais e não fechar a tabela nas laterais; suas legendas devem ser concisas e autoexplicativas e devem estar na posição superior da tabela. No caso de resumos de revisão de literatura, a seção “resultados e discussão” deve ser utilizada para discutir os resultados e ideias das pesquisas de outros autores, que foram consultadas para a elaboração do resumo.

CONCLUSÃO – Deve basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.

AGRADECIMENTOS – Inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.

REFERÊNCIAS – Devem incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos, fotos ou imagens, aparecendo em ordem alfabética. A apresentação das referências deverá seguir as normas da ABNT (NBR-6023).

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