Ingressantes a partir de 2020 | ||||
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1º SEMESTRE | HORAS | 2º SEMESTRE | HORAS |
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Anatomia Humana Disciplina: Anatomia Humana Ementa Estudo anatômico dos principais órgãos e sistemas funcionais humanos. Práticas laboratoriais. | 60 | Anatomia Comparada Disciplina: Anatomia Comparada Ementa Compreender a morfologia funcional dos vertebrados por meio das principais modificações que ocorreram no seu processo de evolução e relacioná-la à adaptação destes animais ao meio ambiente. Estabelecimento de um paralelo entre a morfologia macroscópica dos principais sistemas biológicos dos mamíferos. Práticas laboratoriais. | 60 | |
Química Geral e Orgânica Disciplina: Química Geral e Orgânica Ementa Matéria e energia. Estrutura atômica e tabela periódica. Radioatividade. Ligações químicas, estrutura de Lewis e forças intermoleculares. Preparo de soluções e estequiometria. Equilíbrio químico. Ácidos, bases e pH. Solução tampão. Introdução à química orgânica. Funções orgânicas. Práticas laboratoriais. | 60 | Bioquímica Disciplina: Bioquímica Ementa Características estruturais e funcionais das principais biomoléculas, seus monômeros, biossíntese e interações. Fundamentos bioquímicos e mecanismos moleculares que regem a função celular. Estudo bioquímico das células especializadas. Introdução à integração dos processos básicos do metabolismo. Processos biológicos de fixação do carbono e de oxidação. Origem da vida. Práticas laboratoriais. | 60 | |
Morfologia e Anatomia Vegetal Disciplina: Morfologia e Anatomia Vegetal Ementa Morfologia e anatomia de órgãos vegetativos e reprodutivos de plantas: padrões básicos, adaptações e classificações. Práticas laboratoriais. | 60 | Zoologia dos Metazoa Basais e Lophotrochozoa Disciplina: Zoologia dos Metazoa Basais e Lophotrochozoa Ementa Histórico da taxonomia animal. Código Internacional de Nomenclatura Zoológica. Noções de sistemática animal. Origem dos animais. Arquitetura corpórea dos animais. Estudo da morfologia, da biologia, das relações ecológicas, das relações evolutivas, da diversidade e da taxonomia dos grupos de invertebrados dos filos: Porifera, Placozoa, Cnidaria, Ctenophora, Acoelomorpha, Platyhelminthes, Gastrotricha, Gnathostomulida, Micrognathozoa, Rotifera, Acanthocephala, Mesozoa, Cycliophora, Entoprocta, Ectoprocta, Brachiopoda, Phoronida, Nemertea, Mollusca, Echiura, Annelida e Sipuncula. Práticas de campo e laboratório. | 60 | |
Biologia Celular Disciplina: Biologia Celular Ementa Métodos de estudo da célula. Equipamentos ópticos (microscópio e estereomicroscópio). Classificação dos seres vivos de acordo com o tipo celular. Estrutura, ultraestrutura, composição e integração morfofuncional dos componentes celulares. Biomembranas. Ciclo celular. Matriz extracelular. Diferenciação celular. Interação entre componentes celulares. Práticas laboratoriais. Noções básicas de preparação de lâminas, microscopia de luz e eletrônica. | 60 | Embriologia Disciplina: Embriologia Ementa Biologia do desenvolvimento. Fertilização. Clivagem. Gastrulação. Neurulação. Estabelecimento de eixos embrionários. Desenvolvimento fetal humano e dos animais vertebrados. Gemulação. Gestações múltiplas. Práticas laboratoriais. | 60 | |
Leitura e Produção de Texto Disciplina: Leitura e Produção de Texto Ementa Compreensão do processo de comunicação em seus vários níveis. Conhecimento dos diferentes tipos de textos científicos e acadêmicos. Utilização de termos técnicos na comunicação em Biologia. A leitura e a interpretação de textos científicos e acadêmicos e a produção de diferentes tipos de textuais reconhecendo a importância da Língua Portuguesa como código linguístico oral e escrito para aampliação da compreensão do processo de leitura e escrita de textos. Coerência e coesão textual. | 60 | Metodologia Científica e da Pesquisa Disciplina: Metodologia Científica e da Pesquisa Ementa Compreensão da história da ciência moderna e contemporânea. Tipos de conhecimento: empírico, científico, filosófico e teológico. Conceituação de teoria científica. Etapas de um projeto de pesquisa. Elaboração de um projeto de pesquisa de acordo com as normas estabelecidas pela Faculdade Eduvale. | 60 | |
Trabalho de Campo I Disciplina: Trabalho de Campo I Ementa Integração de conhecimentos dos conteúdos abordados nas disciplinas do curso com desenvolvimento de atividades práticas no campo de atuação do biólogo. Elaboração de relatórios relacionando a teoria com as práticas vivenciadas. | 30 | Trabalho de Campo II Disciplina: Trabalho de Campo II Ementa Integração de conhecimentos dos conteúdos abordados nas disciplinas do curso com desenvolvimento de atividades práticas no campo de atuação do biólogo. Elaboração de relatórios relacionando a teoria com as práticas vivenciadas. | 30 | |
TOTAL | 330 | TOTAL | 330 | |
3º SEMESTRE | HORAS | 4º SEMESTRE | HORAS |
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Sistemática Vegetal Disciplina: Sistemática Vegetal Ementa Histórico da Botânica. Sistemática e os princípios da nomenclatura Botânica. Grandes grupos de plantas: aspectos morfológicos, reprodutivos, ecológicos e evolutivos. Princípios da classificação filogenética (Sistema APG). Identificação das principais famílias botânicas por meio do manejo de chaves dicotômicas e comparação com material de herbário. Caracteres diagnósticos dos principais grupos botânicos de interesse econômico. | 60 | Fisiologia Vegetal Disciplina: Fisiologia Vegetal Ementa Relações hídricas. Translocação de solutos. Nutrição mineral. Fotossíntese. Hormônios e reguladores vegetais. Fotomorfogênese. Floração. Germinação e dormência de sementes. Práticas laboratoriais. | 60 | |
Biossegurança Disciplina: Biossegurança Ementa Introdução à biossegurança. Procedimentos de biossegurança. Limpeza do ambiente de trabalho. Eliminação de resíduos sólidos. Segurança do trabalhador. Radiações ionizantes. Legislação específica. Limpeza de equipamentos. Conceitos de desinfecção/descontaminação. Conceitos biológicos. Práticas laboratoriais. | 60 | Biologia Molecular Disciplina: Biologia Molecular Ementa Estudo das estruturas do DNA, RNA e proteínas (duplicação, transcrição e tradução). Mutação e mecanismo de reparo. Regulação da expressão gênica (procarioto e eucarioto). DNA recombinante e suas aplicações nas diversas áreas da biologia. Práticas laboratoriais. | 60 | |
Zoologia de Ecdysozoa e Deuterostomia Basais Disciplina: Zoologia de Ecdysozoa e Deuterostomia Basais Ementa Estudo da morfologia, da biologia, das relações ecológicas, das relações evolutivas, da diversidade e da taxonomia dos grupos de invertebrados dos filos: Nematoda, Nematomorpha, Loricifera, Kinorhyncha, Priapulida, Onychophora, Tardigrada, Arthropoda, Chaetognatha, Xenoturbellida, Echinodermata e Hemichordata. Práticas de campo e laboratório. | 60 | Zoologia dos Vertebrados Disciplina: Zoologia dos Vertebrados Ementa Origem evolutiva dos vertebrados. Estudo da morfologia, da biologia, das relações ecológicas, das relações evolutivas, da diversidade e da taxonomia do filo Chordata: subfilos Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata (Craniata). Práticas de campo e laboratório. | 60 | |
Histologia Disciplina: Histologia Ementa Técnicas histológicas. Aspectos morfofuncionais dos tipos básicos de tecidos animais e suas variedades (epitélio, conjuntivos, nervoso, muscular, sangue). Glândulas anexas. Práticas laboratoriais. | 60 | Projeto Interdisciplinar Disciplina: Projeto Interdisciplinar Ementa Espaço interdisciplinar para aplicação dos conhecimentos construídos ao longo dos períodos do curso. Elaboração e execução de projetos pela articulação dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas curriculares. | 60 | |
Biogeografia e Paleontologia Disciplina: Biogeografia e Paleontologia Ementa Origem e evolução da Terra. Tempos geológicos. Rochas. Fossilização. Paleontologia e o conceito de fósseis. Dinossauros no Brasil e no mundo. Biosfera. Principais biomas terrestres e aquáticos. Biogeografia. Distribuição individual de espécies. Comunidade e ecossistema. Diversidade de espécies em ambientes marinhos e continentais. Biogeografia e conservação. Aplicações da biogeografia no planejamento ambiental. | 60 | Matemática Aplicada Disciplina: Matemática Aplicada Ementa Revisão de conceitos básicos: conjuntos numéricos, operações em R, regra de três, grandezas diretamente e inversamente proporcionais, área, volume, aproximação numérica, equações, funções, valor numérico de funções, confecção de gráficos com coordenadas, limite de uma função polinomial, derivada de uma função polinomial, derivada de uma função num ponto, valor médio de uma função (teorema de lagrange). | 60 | |
Trabalho de Campo III Disciplina: Trabalho de Campo III Ementa Integração de conhecimentos dos conteúdos abordados nas disciplinas do curso com desenvolvimento de atividades práticas no campo de atuação do biólogo. Elaboração de relatórios relacionando a teoria com as práticas vivenciadas. | 30 | Trabalho de Campo IV Disciplina: Trabalho de Campo IV Ementa Integração de conhecimentos dos conteúdos abordados nas disciplinas do curso com desenvolvimento de atividades práticas no campo de atuação do biólogo. Elaboração de relatórios relacionando a teoria com as práticas vivenciadas. | 30 | |
TOTAL | 330 | TOTAL | 330 | |
5º SEMESTRE | HORAS | 6º SEMESTRE | HORAS |
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Ecologia de Populações e Comunidades Disciplina: Ecologia de Populações e Comunidades Ementa O conceito de população e de comunidade. Ecologia de populações e de comunidades. Interações entre populações e comunidades. Padrões de distribuição e dispersão de espécies. Nicho ecológico, guilda e estrutura funcional de comunidades. Sucessão ecológica e a organização das comunidades. Conservação e manejo da biodiversidade. Métodos de amostragem, coleta e análise de dados para o estudo de populações e comunidades. | 60 | Ecologia de Ecossistemas e Paisagens Disciplina: Ecologia de Ecossistemas e Paisagens Ementa Introdução e histórico do conceito de ecossistema. O sistema climático e sua variabilidade. Componentes dos ecossistemas. Fluxo de matéria e energia. Ecossistemas aquáticos e terrestres. Biomas mundiais. Processos ecológicos: produção e decomposição. Ciclos biogeoquímicos. Invasões biológicas. Manejo de ecossistemas e recursos naturais. Conceito de paisagem. Elementos estruturantes de uma paisagem. Ecótonos: morfologia, função e importância. Conectividade e fragmentação de habitats. Restauração ambiental e recuperação de áreas degradadas. Priorização de áreas para a conservação na escala da paisagem. | 60 | |
Genética Disciplina: Genética Ementa Introdução à Genética. Bases citológicas e moleculares da hereditariedade. Mitose e meiose. Genética mendeliana. Heredogramas. Herança sexual. Ligação, recombinação e mapeamento genético. Equívocos teóricos nas teses de superioridade racial entre seres humanos. Citogenética. Genética quantitativa. Aberrações cromossômicas: estruturais e numéricas. Práticas laboratoriais. | 60 | Engenharia Genética Disciplina: Engenharia Genética Ementa A estrutura e ultraestrutura do DNA e dos genes. Noções e princípios básicos das técnicas de DNA recombinante para diversas aplicações. Principais técnicas empregadas em engenharia genética e suas aplicações em especial aquelas relacionadas à biotecnologia. O uso da bioinformática na engenharia genética. Impactos da engenharia genética na sociedade. Práticas laboratoriais. | 60 | |
Física Disciplina: Física Ementa Introdução à física. Medidas de grandezas físicas. Energia: conservação e fontes. Radiações: efeitos biológicos, raios-X. Fenômenos ondulatórios: som e ultrassom, ótica, instrumentos óticos, olho humano. Mecânica dos fluidos. Hidrostática: massa específica e pressão. Fenômenos elétricos e magnéticos. Termodinâmica. Práticas laboratoriais. | 60 | Biofísica Disciplina: Biofísica Ementa Estudo dos processos biofísicos e físico-químicos relacionados à vida, ao meio ambiente e à interação dos mesmos com os seres vivos. Biofísica dos sistemas funcionais e teoria dos receptores. Práticas laboratoriais. | 60 | |
Evolução e Sistemática Biológica Disciplina: Evolução e Sistemática Biológica Ementa Compreender a magnitude da teoria evolutiva para as Ciências Biológicas. Evidências da evolução. Contexto ecológico das mudanças evolutivas. Conceitos de espécie e especiação. Estruturar os fundamentos da sistemática filogenética focando na importância da ancestralidade comum na classificação atual dos seres vivos em contraste com as classificações anteriores. Desenvolver os fundamentos da sistemática filogenética ou cladística. Demonstrar as evidências da evolução. Auxiliar na compreensão da evolução biológica por meio da sistemática filogenética. Métodos comparativos. A origem do sexo e a seleção sexual. Coevolução. Biogeografia evolutiva. A história da vida. Origem e extinção de espécies. Taxas de evolução. Radiação adaptativa. Evolução humana. | 60 | Microbiologia Disciplina: Microbiologia Ementa Introdução à microbiologia. Morfologia, metabolismo, reprodução e crescimento microbiano. Genética microbiana. Mecanismos de patogenicidade microbiana. Bacteriologia. Micologia. Virologia. Agentes antimicrobianos e mecanismos de resistência bacteriana. Práticas em microbiologia. | 60 | |
Bioestatística Disciplina: Bioestatística Ementa Introdução ao estudo da bioestatística. A natureza da pesquisa em bioestatística. Método estatístico. Fases do tratamento estatístico, população e amostra. Apresentação dos dados coletados. Aplicações da bioestatística na pesquisa. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Testes de hipóteses. Intervalo de confiança. Correlação linear. Análise de variância. Programas estatísticos na informática. | 60 | Empreendedorismo Disciplina: Empreendedorismo Ementa Empreendedorismo e empreendedor. Perfil do empreendedor. Habilidades do empreendedor. Qualidades do empreendedor. A constituição de empreendimentos: aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais. Empreendedorismo frente à gestão de pessoas e das organizações. Novos negócios em biotecnologia. | 60 | |
Trabalho de Campo V Disciplina: Trabalho de Campo V Ementa Integração de conhecimentos dos conteúdos abordados nas disciplinas do curso com desenvolvimento de atividades práticas no campo de atuação do biólogo. Elaboração de relatórios relacionando a teoria com as práticas vivenciadas. | 30 | Trabalho de Campo VI Disciplina: Trabalho de Campo VI Ementa Integração de conhecimentos dos conteúdos abordados nas disciplinas do curso com desenvolvimento de atividades práticas no campo de atuação do biólogo. Elaboração de relatórios relacionando a teoria com as práticas vivenciadas. | 30 | |
Estágio Curricular Supervisionado I Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado I Ementa Estágio curricular supervisionado a ser desenvolvido em alguma das três grandes áreas de atuação do biólogo (meio ambiente e biodiversidade, saúde ou biotecnologia e produção) em instituições públicas ou privadas com a supervisão de um membro do NDE. Apresentação de relatório ao final do curso que será avaliado pelo docente supervisor. | 90 | Estágio Curricular Supervisionado II Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado II Ementa Estágio curricular supervisionado a ser desenvolvido em alguma das três grandes áreas de atuação do biólogo (meio ambiente e biodiversidade, saúde ou biotecnologia e produção) em instituições públicas ou privadas com a supervisão de um membro do NDE. Apresentação de relatório ao final do curso que será avaliado pelo docente supervisor. | 90 | |
TOTAL | 420 | TOTAL | 420 | |
7º SEMESTRE | HORAS | 8º SEMESTRE | HORAS |
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Projetos para Elaboração do TCC Disciplina: Projetos para Elaboração do TCC Ementa O professor orientador assessora os alunos na elaboração do projeto de pesquisa e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. Esse trabalho deve envolver o levantamento, a análise e a difusão dos resultados obtidos na pesquisa realizada pelo discente e estar de acordo coma metodologia científica. O projeto de pesquisa e o trabalho de conclusão de curso devem ser redigidos de acordo com o manual de normas para produção de trabalhos acadêmicos da Faculdade Eduvale. | 60 | Bioética Disciplina: Bioética Ementa Noções básicas de sociologia e antropologia. Estatuto epistemológico da ética e da moral. Identificação e caracterização da ética nas idades antiga, média, moderna e contemporânea. Análise dos códigos de ética nas diversas áreas profissionais. Bioética na história e na atualidade. | 60 | |
Legislação e Gestão Ambiental Disciplina: Legislação e Gestão Ambiental Ementa Impactos ambientais e desenvolvimento sustentável. Bioprospecção. Certificações e selos ambientais. Marketing verde. Princípios e histórico do Direito ambiental. Aspectos jurídicos de proteção ao meio ambiente em esfera nacional: Constituição Federal, política nacional do meio ambiente, política nacional de recursos sólidos, política nacional de recursos hídricos, política nacional de educação ambiental, sistema nacional de unidades de conservação. Licenciamento ambiental: estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/ RIMA): critérios, diretrizes gerais e aplicações. Código Florestal. Recuperação de áreas degradadas. Tecnologias e manejo de resíduos e efluentes. Estudo dos direitos dos animais. | 60 | Gestão e Controle de Qualidade Disciplina: Gestão e Controle de Qualidade Ementa Introdução. Definições de qualidade. Sistema de qualidade. Organização e atribuições do controle de qualidade. Normas e padrões de identidade e qualidade. Atributos de qualidade. Métodos de medida da qualidade. Gestão de qualidade total. Garantia e certificação de qualidade. Planos de amostragem. Correlações entre medidas objetivas e subjetivas. Sistemas normatizados (APPCC, BPF, ISO, etc). Fundamentos de legislação: diplomas legais, normalização, vigilância sanitária, registro de produtos e aditivos. Segurança do trabalho. Legislação profissional. | 60 | |
Fisiologia Humana Disciplina: Fisiologia Humana Ementa Conceito de homeostase. Compartimentos e líquidos corporais. Bioenergética e ATP. Neurofisiologia. Neurotransmissores. Fisiologia do sangue. Fisiologia dos sistemas circulatório, pulmonar, muscular, renal, do trato gastrointestinal e da reprodução. Práticas laboratoriais. | 60 | Fisiologia Animal e Comparada Disciplina: Fisiologia Animal e Comparada Ementa Reconhecer os principais mecanismos e sistemas de controle e integração fisiológica nos sistemas biológicos dos vertebrados. Práticas laboratoriais. | 60 | |
Imunologia Disciplina: Imunologia Ementa Células e órgão do sistema imunológico. Resposta imune natural e adaptativa. Resposta imunológica celular e humoral. Reações de hipersensibilidade. Tolerância imunológica e doenças autoimunes. Imunodeficiências. | 60 | Parasitologia Disciplina: Parasitologia Ementa Estudo da morfologia, patogenia, ciclo evolutivo, epidemiologia e profilaxia dos protozoários, helmintos e insetos de interesse. Práticas laboratoriais. | 60 | |
Optativa I Disciplina: Optativa I Ementa A ementa varia de acordo com a disciplina selecionada pelos estudantes. | 60 | Optativa II Disciplina: Optativa II Ementa A ementa varia de acordo com a disciplina selecionada pelos estudantes. | 60 | |
Trabalho de Campo VII Disciplina: Trabalho de Campo VII Ementa Integração de conhecimentos dos conteúdos abordados nas disciplinas do curso com desenvolvimento de atividades práticas no campo de atuação do biólogo. Elaboração de relatórios relacionando a teoria com as práticas vivenciadas. | 30 | Estágio Curricular Supervisionado IV Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado IV Ementa Estágio curricular supervisionado a ser desenvolvido em alguma das três grandes áreas de atuação do biólogo (meio ambiente e biodiversidade, saúde ou biotecnologia e produção) em instituições públicas ou privadas com a supervisão de um membro do NDE. Apresentação de relatório ao final do curso que será avaliado pelo docente supervisor. | 90 | |
Estágio Curricular Supervisionado III Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado III Ementa Estágio curricular supervisionado a ser desenvolvido em alguma das três grandes áreas de atuação do biólogo (meio ambiente e biodiversidade, saúde ou biotecnologia e produção) em instituições públicas ou privadas com a supervisão de um membro do NDE. Apresentação de relatório ao final do curso que será avaliado pelo docente supervisor. | 90 | Elaboração de TCC Disciplina: Elaboração de TCC Ementa Execução de projeto de pesquisa e elaboração da monografia (nível de graduação) em uma das áreas da Biologia sob a supervisão de um professor orientador. O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser elaborado tendo-se por princípio o método científico e redigido de acordo com o manual de normas para produção de trabalhos acadêmicos da Faculdade Eduvale. | 100 | |
TOTAL | 420 | TOTAL | 490 | |
RESUMO - CURSO DE NUTRIÇÃO | ||||
ELEMENTOS DE FORMAÇÃO | HORAS | % | ||
Total de Horas de Aula | 2610 | 78 | ||
Total de Horas em Estágio Supervisionado | 360 | 11 | ||
Total de Horas em Atividades Complementares | 280 | 8 | ||
Total de Horas em Trabalho de Conclusão de Curso | 100 | 3 | ||
TOTAL GERAL DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | 3350 | 100% | ||
OPTATIVAS - Disciplinas de Enriquecimento Curricular (DEC) | HORAS | |||
Manuseio e Biotestes em Microrganismos (I) Disciplina: Manuseio e Biotestes em Microrganismos (I) Ementa Métodos e técnicas de isolamento, cultivo, identificação, quantificação e controle dos microrganismos. Práticas laboratoriais. | 60 | |||
Biotecnologia Ambiental (I) Disciplina: Biotecnologia Ambiental (I) Ementa Poluição: causas e influências sobre o meio ambiente. Tratamento de água. Tratamento e controle de rejeitos. Conservação e recuperação do solo: compostagem. Recuperação de áreas degradadas. Tecnologias limpas. Biorremediação. Biodegradação. Bioindicadores e biosensores. | 60 | |||
Interações Planta-animal (I) Disciplina: Interações Planta-animal (I) Ementa Conhecimento teórico-prático das interações mutualistas e antagonistas entre plantas e animais que mantém a integridade dos sistemas biológicos naturais sob um enfoque ecológico e evolutivo. Princípios e métodos em estudos científicos de interações planta-animal. Interações bióticas no contexto das mudanças ambientais globais. Polinização e serviços ecossistêmicos. Aspectos cognitivos dos polinizadores e evolução floral. Aspectos ecológico-evolutivos dos processos de herbivoria, polinização, frugivoria e dispersão de sementes. Importância das interações planta-animal para as sociedades humanas. | 60 | |||
Inglês Instrumental (I) Disciplina: Inglês Instrumental (I) Ementa Estudo da língua inglesa em suas estruturas básicas por meio de textos científicos e jornalísticos. Gramática aplicada, compreensão de textos, conversação e exercícios. Leitura instrumental em língua inglesa. Vocabulário e estruturas básicas abordadas de forma funcional. | 60 | |||
Patologia (I) Disciplina: Patologia (I) Ementa Conceito de doença em diferentes ambientes culturais. Lesão celular reversível e irreversível. Conceito de necrose. Adaptação celular. Hipertrofia, atrofia, hiperplasia e metaplasia. Alterações circulatórias. Neoplasias benignas e malignas. Noções sobre carcinogênese. Inflamação aguda e crônica. Processos de reparação tecidual. | 60 | |||
Sustentabilidade do Ambiente Construído (II) Disciplina: Sustentabilidade do Ambiente Construído (II) Ementa A disciplina trata de temas relacionados ao conceito de desenvolvimento sustentável abordando questões relacionadas à qualidade ambiental urbana e arquitetônica. Trata de eficiência energética, conservação de água, uso de tecnologias e materiais de baixo impacto, sistemas de saneamento e abastecimento, de técnicas construtivas, como bioconstrução, entre outros. Redução dos impactos ambientais desde a fase de planejamento até a de usoe manutenção dos edifícios, em especial o gerenciamento dos resíduos da construção civil. Recuperação de áreas degradadas, novo código florestal, resoluções do CONAMA e conceituação de APAs e APPs. | 60 | |||
Farmacologia (II) Disciplina: Farmacologia (II) Ementa Aspectos históricos da farmacologia. Estratégias para desenvolvimento de fármacos. Teoria dos receptores. Tipo de receptores farmacológicos. Nocões de farmacogenética e farmacogenômica. Mecanismos de ação das principais drogas usadas como medicamento, vias de administração, cálculo de doses e as interações que ocorrem entre drogas, drogas com plantas e drogas com nutrientes. Terapêutica medicamentosa em pesquisas com farmacologia vinculada à biotecnologia. | 60 | |||
Comportamento animal (II) Disciplina: Comportamento animal (II) Ementa História da etologia. Teorias da seleção em grupos e individual. Padrão fixo de ação. Comportamento inato. Estímulos externos e internos. Aprendizagem. Comportamento reprodutivo. Vida em grupos. Cooperação e ajuda. Seleção de habitat, territorialidade e forrageamento. Predação e competição. Egoísmo e altruísmo. Comportamento agressivo. Modelagem de sinais e comunicação inter e intraespecífica. Diversidade e evolução do comportamento animal e suas adaptações. Metodologia para observação e descrição do comportamento animal. Elaboração de etogramas. | 60 | |||
Introdução a Libras (II) Disciplina: Introdução a Libras (II) Ementa Estudo da história, cultura e processos identitários da comunidade surda brasileira. Noções básicas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) com vistas a uma comunicação funcional entre pessoas com surdez e ouvintes no âmbito universitário e profissional. | 60 | |||
Espanhol Instrumental (II) Disciplina: Espanhol Instrumental (II) Ementa Leitura instrumental em língua espanhola. Introdução à leitura de textos em espanhol. Estratégias de leitura. Vocabulário e estruturas básicas abordadas de forma funcional. | 60 |
MATRIZ CURRICULAR – CURSO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA
Comunicação
2020-09-23T15:58:00+00:00