Ingressantes a partir de 2021 | ||||
---|---|---|---|---|
1º SEMESTRE | HORAS | 2º SEMESTRE | HORAS |
|
Análise e Produção de Textos Disciplina: Análise e Produção de Textos Ementa A Língua como Ciência. A Língua como um organismo vivo. A norma-padrão e as variantes da Linguagem. A norma-padrão: classes de palavras e seus respectivos usos: noções de sintaxe da Língua Portuguesa. Acentuação gráfica e sinais de pontuação. Pontuação como recurso expressivo. Processos de formação de palavras e o uso do hífen. Uso da norma-padrão nos textos de Comunicação. A Coesão e a Coerência textual aplicadas à Comunicação: Os conectivos da Língua Portuguesa e seu valor significativo. Regência e Concordância da Língua Portuguesa. Ocorrências de crase. | 60 | Marketing Disciplina: Marketing Ementa Fundamentos do Marketing. Noções básicas de gestão de Marketing: conceitos, estratégias e ferramentas. Tipos de Marketing: Político, Social, Verde, Turístico, Digital, Rural e outros. Marketing e Sustentabilidade. Mercado Consumidor e jornalismo. Mercado Empresarial. Segmentação do Mercado e Posicionamento. | 60 | |
Filosofia Disciplina: Filosofia Ementa Introdução ao estudo da Filosofia aplicado à comunicação. Espírito crítico. Imposições ao jornalismo: criatividade, senso ético e estético. A questão da liberdade no jornalismo: espaço público e espaço privado. Filosofia política: poder público e o direito à liberdade de opinião. A responsabilidade: o problema da moral e da ética no ethos jornalístico. As urgências do presente no âmbito jornalístico. Mecanismos de observância às relações étnico-raciais, direitos humanos e educação ambiental. | 60 | Universidade, Ciência e Pesquisa Disciplina: Universidade, Ciência e Pesquisa Ementa Noções gerais sobre ciência, pesquisa e extensão. Funções do jornalismo no campo prático como objeto científico e como campo especializado de ensino. Conceitos que permeiam a produção de conhecimento científico. Função social da Universidade e o papel do aluno neste contexto. Jornalismo e o profissional em constante formação. Integração do aluno ao Laboratório de Estudos e Pesquisa em Comunicação (Lepecom) da Faculdade Eduvale de Avaré, suas linhas de pesquisa e possibilidades de contribuição para a comunidade local. | 60 | |
Métodos e Técnicas de Pesquisas Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisas Ementa Fundamentos, métodos e técnicas de análise na produção do conhecimento científico em Comunicação. Fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Conceito de Monografia, Artigo Científico e Projeto Experimental. Metodologias de desenvolvimento de Monografia, Projeto Experimental e Artigo Científico. Normatização técnica. | 60 | Teorias da Comunicação Disciplina: Teorias da Comunicação Ementa Comunicação como campo da pesquisa em âmbito nacional e internacional. Fenômeno e processo da Comunicação: principais correntes e escolas teóricas. Conceitos de Comunicação e Informação. Fatores que influenciam a comunicação. Formas de comunicação humana. As vertentes comunicativas ao decorrer da evolução tecnológica. Indústria Cultural e a Escola de Frankfurt. Teoria Crítica e a manipulação dos mass media. A mídia globalizada. Introdução à semiótica. O Modelo de Lasswell. | 60 | |
Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa em Jornalismo Disciplina: Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa em Jornalismo Ementa Fundamentação do conhecimento teórico e prático nos processos de gestão, produção, métodos e técnicas de apuração, redação e edição jornalística. Técnicas de investigação. Elaboração de pautas. Crítica e a prática redacional em língua portuguesa de acordo com os gêneros e os formatos jornalísticos instituídos. Produção crítica jornalística em acordo com as inovações tecnológicas. | 60 | Redação em Jornalismo Impresso Disciplina: Redação em Jornalismo Impresso Ementa As características e linguagem do jornalismo impresso. O valor e a função social da notícia. A seleção, a ênfase, a ordenação e a exclusão de informações. O Lead e a pirâmide invertida. Gêneros textuais no jornalismo impresso. O processo produtivo da notícia e suas implicações. Citações, fontes e contextos. A estética no jornalismo impresso. Transposição da linguagem técnico-científica para jornalística. | 60 | |
História do Jornalismo Disciplina: História do Jornalismo Ementa História do jornalismo: aspectos teóricos e conceituais. Os primeiros periódicos informativos. Trajetória dos jornalistas no Brasil. Os jornais como lugares de construção historiográfica. Jornais e os jornalistas no processo de formação da opinião pública. Relações entre história, política e imprensa. A noção de fato e narrativa: historicizando a ideia de neutralidade, imparcialidade e objetividade. | 60 | Sociologia da Comunicação Disciplina: Sociologia da Comunicação Ementa Introdução à sociologia. Contribuições das teorias clássicas (Durkheim, Marx e Weber) para a compreensão da organização social contemporânea. A sociologia e a comunicação. Jornalismo e relações étnico-raciais, direitos humanos e educação ambiental. A comunicação como instrumento na diversidade cultural. Produção social da comunicação e conteúdo sócio-político. Comunicação e ideologia. Comunicação e produto cultural: a questão da produção e a organização da cultura. A comunicação e sociedade na pós-modernidade. | 60 | |
Atividades Complementares I Disciplina: Atividades Complementares I Ementa Atividades para ampliação do universo acadêmico, cultural, científico e tecnológico do aluno, bem como um momento diferenciado no processo de ensino-aprendizagem. Atividades orientadas pela Resolução nº 1 de 27 de setembro de 2013 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Jornalismo. | 75 | Atividades Complementares II Disciplina: Atividades Complementares II Ementa Atividades para ampliação do universo acadêmico, cultural, científico e tecnológico do aluno, bem como um momento diferenciado no processo de ensino-aprendizagem. Atividades orientadas pela Resolução nº 1 de 27 de setembro de 2013 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Jornalismo. | 75 | |
TOTAL | 375 | TOTAL | 375 | |
3º SEMESTRE | HORAS | 4º SEMESTRE | HORAS |
|
Laboratório de Jornalismo Impresso Disciplina: Laboratório de Jornalismo Impresso Ementa Jornalismo de revista. Diferenças do jornalismo impresso diário e impresso em revista. Reportagem e grande reportagem. Novo Jornalismo. Desenvolvimento de atividades práticas relacionadas à rotina produtiva do jornalismo impresso. Criação de produtos jornalísticos impressos laboratoriais para diversos tipos de instituições e públicos. | 60 | Comunicações nas Organizações Disciplina: Comunicações nas Organizações Ementa A necessidade de comunicação das organizações. Funcionamento e aspectos históricos, éticos e técnicos. Comunicação nos diversos tipos de instituições e públicos. Comunicação integrada, interna e dirigida em mídia impressa e eletrônica. Instrumentos de assessoria de comunicação: conceitos, implantação, controle e mensuração de resultados. Gestão estratégica da informação. Relações entre assessoria, veículos de imprensa, sociedade e mercado. | 60 | |
Redação em Jornalismo Radiofônico Disciplina: Redação em Jornalismo Radiofônico Ementa A linguagem e a estética jornalística no rádio. A utilização de recursos sonoros no jornalismo radiofônico. Estilos de noticiários radiofônicos. Notas, notícias, entrevistas, reportagens e roteiro de programas radiofônicos. O Rádio na Era Digital. | 60 | Introdução à Fotografia Disciplina: Introdução à Fotografia Ementa História da fotografia. Equipamento fotográfico - a câmera DSLR e acessórios. Luz, ótica, filtros e objetivas. Técnica do registro fotográfico. Recursos técnicos das câmeras profissionais. Composição, enquadramento e interpretação fotográfica. Linguagem e estética visual. A relação da fotografia com as artes e técnicas audiovisuais. | 60 | |
Direitos Humanos e Diversidade Disciplina: Direitos Humanos e Diversidade Ementa Estudo do conceito, fundamentos, evolução histórica e significado contemporâneo dos direitos humanos e das garantias fundamentais decorrentes destes. Direitos civis, políticos e sociais na base dos direitos humanos. Direitos e deveres individuais e coletivos garantidos pela legislação vigente. Aplicação e respeito aos direitos, garantias fundamentais e da diversidade como pressuposto de existência e gozo de um Estado Democrático de Direito e de uma Esfera Pública atuante. Elementos constitutivos da garantia dos direitos humanos: Constituição de 1988, a ONU e a OEA. Direitos das minorias: legislação e preservação cultural. Políticas Públicas voltadas aos direitos humanos. Movimentos sociais e a luta por afirmação dos direitos. Bibliografia Básica MÜLLER, Cintia Beatriz. Teoria dos Movimentos Sociais. Curitiba: Intersaberes, 2013. SIQUEIRA, Dirceu Pereira; AMARAL, Sérgio Tibiriçá. Direitos Humanos: um olhar sob o viés da inclusão social. Birigui: Boreal Editora, 2013. VIEIRA, Liszt. Cidadania e Globalização. São Paulo: Record, 1999. Bibliografia Complementar CAMPOS FILHO, Cândido Malta. Cidades Brasileiras: seu controle ou o caos. Barueri: Studio Nobel, 2001. CREMADES, Javier. Micropoder: a força do cidadão na era digital. São Paulo: Senac, 2009. FURRIELA, Rachel Biderman. Democracia, Cidadania e Proteção do Meio Ambiente. São Paulo: Annablume, 2018. SUPLICY, Eduardo Matarazzo. Renda básica de cidadania: a saída é pela porta. São Paulo: Fundação Perseu Abramo / Cortez Editora, 2007. | 60 | Teorias do Jornalismo Disciplina: Teorias do Jornalismo Ementa Fundamentos epistemológicos para uma teoria do Jornalismo. O debate sobre imparcialidade, objetividade, intersubjetividade e verdade no jornalismo. Teorias da noticia – newsmaking, enquadramentos e agendamento. Os mecanismos de observância às relações étnico-raciais, direitos humanos e educação ambiental. A influência dos aspectos políticos e econômicos no modelo de produção jornalística. Recepção e o impacto das mensagens jornalísticas na sociedade. O jornalista como mediador dos fatos na sociedade globalizada. A notícia como produto e os valores-notícias que compõem a construção dos fatos. A difusão da notícia pela imprensa e sua relação com a audiência. | 60 | |
Psicologia na Comunicação Disciplina: Psicologia na Comunicação Ementa Análise das contribuições dos diversos saberes psicológicos relacionados à vida humana por meio da construção do saber científico das principais abordagens em psicologia. Contextualização das questões sócio históricas e culturais a que está submetido o comportamento humano. Ampliação dos saberes acerca das teorias psicológicas relacionadas aos aspectos motivacionais individuais e coletivos referenciados nas teorias da Comunicação e do consumo humano. | 60 | Laboratório de Jornalismo Radiofônico Disciplina: Laboratório de Jornalismo Radiofônico Ementa Desenvolvimento de atividades práticas relacionadas à rotina produtiva do jornalismo radiofônico tanto no que diz respeito à redação quanto à produção e locução de iniciativas e projetos experimentais radiofônicos diversos. Criação de programação jornalística e manutenção da Web Rádio (Eduvale Escola) e emissoras parceiras do Grupo. | 60 | |
Marketing Digital Disciplina: Marketing Digital Ementa Noções Básicas de Marketing Digital: conceito, histórico, estratégias e ferramentas; Consumidores Digitais e Público alvo; Novos Meios de Comunicação Digital; Planejamento em Marketing Digital. Estratégias de Marketing Digital; Gestão e Avaliação de Conteúdos Online; Plano Experimental de Marketing Digital. Bibliografia Básica BAREFOOT, D. Manual de Marketing em Mídias Sociais. São Paulo: Editora Novatec, 2010. KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2010. VAZ, C. A. Os 8Ps Do Marketing Digital - o seu guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011. Bibliografia Complementar DUAILIBI, R. Criatividade e Marketing. São Paulo: Pearson, 2000. KOTLER, P., KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0 - do Tradicional ao Digital. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017. MARSHALL, L.O Jornalismo na Era da Publicidade. São Paulo: Summus, 2003. REZ, R. Marketing de Conteúdo - A moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016. THALER, L. K. Bang!Uma Explosão de Marketing e Publicidade. São Paulo: Editora Makron Books, 2005. | 60 | Comunicação e Desenvolvimento Social Disciplina: Comunicação e Desenvolvimento Social Ementa Teorias e processos de desenvolvimento. O papel da comunicação no desenvolvimento sustentável: modelos e perspectivas. Objetivos e funções das instituições de diversas naturezas em que o jornalismo é aplicado. Comunicação e movimentos sociais. Globalização e novas tecnologias da comunicação: desafios e alternativas. Mecanismos de observância às relações étnico-raciais, direitos humanos e educação ambiental. Democracia, comunicação e cidadania. | 60 | |
Atividades Complementares III Disciplina: Atividades Complementares III Ementa Atividades para ampliação do universo acadêmico, cultural, científico e tecnológico do aluno, bem como um momento diferenciado no processo de ensino-aprendizagem. Atividades orientadas pela Resolução nº 1 de 27 de setembro de 2013 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Jornalismo. | 75 | Atividades Complementares IV Disciplina: Atividades Complementares IV Ementa Atividades para ampliação do universo acadêmico, cultural, científico e tecnológico do aluno, bem como um momento diferenciado no processo de ensino-aprendizagem. Atividades orientadas pela Resolução nº 1 de 27 de setembro de 2013 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Jornalismo. | 75 | |
TOTAL | 375 | TOTAL | 375 | |
5º SEMESTRE | HORAS | 6º SEMESTRE | HORAS |
|
Gestão e Empreendedorismo Disciplina: Gestão e Empreendedorismo Ementa Fundamentos de Empreendedorismo. Estudo das características dos empreendedores de sucesso. Motivação e o Empreendedor. Identificação de oportunidades e inovação no campo jornalístico e de comunicação. A busca de recursos para Implementação dos Negócios. Gestão jornalística. | 60 | Redação em Jornalismo Digital Disciplina: Redação em Jornalismo Digital Ementa As características e linguagens do jornalismo digital. O valor e a função social da notícia na internet. Hipertextualidade, multimidialidade e interatividade. A seleção, a ênfase, a ordenação e a exclusão de informações. As interfaces de linguagens jornalísticas na internet. O processo produtivo da notícia e suas implicações. Convergência Digital. Espaços e ferramentas para o trabalho do jornalista na Internet. O Marco Civil da Internet. O valor e a função social da notícia na internet. | 60 | |
Redação em Jornalismo Televisivo Disciplina: Redação em Jornalismo Televisivo Ementa Linguagens e estilos televisivos: características básicas. A linguagem jornalística na TV. Utilização de recursos técnicos e estéticos no jornalismo televisivo. Estilos de noticiários televisivos. Notas, entrevistas, reportagens, telejornais e roteiro de programas televisivos. | 60 | Laboratório de Jornalismo Televisivo Disciplina: Laboratório de Jornalismo Televisivo Ementa Desenvolvimento de atividades práticas relacionadas à rotina produtiva do jornalismo televisivo tanto no que diz respeito à redação quanto à produção e edição televisiva. Projetos editoriais televisivos jornalísticos para vários tipos de instituições e públicos. Produção de boletins, reportagens, telejornais, entrevistas e programas de entretenimento para a Do Vale TV. | 60 | |
Ética e Legislação em Comunicação Disciplina: Ética e Legislação em Comunicação Ementa Ética no jornalismo: exercício da cidadania e dos direitos individuais e coletivos. Legislação profissional relativa ao exercício do jornalismo. A mídia, os direitos humanos e cidadania. Princípios democráticos e constitucionais de direito à informação e liberdade de expressão. A hierarquia das leis. O direito autoral. A liberdade de imprensa. O Código de Ética dos Jornalistas. Deontologia do Jornalismo. A ética jornalística e as novas mídias e tecnologias. Regulamentação profissional e responsabilidade social. | 60 | Planejamento Gráfico em Jornalismo Disciplina: Planejamento Gráfico em Jornalismo Ementa Fundamentos da elaboração de um projeto gráfico: critérios, técnicas e objetivos. Formatos, softwares e especificidades. Técnicas de composição e impressão. A relação entre projeto gráfico e perfil do veículo de comunicação. Utilização de imagens, cores e tipografia. Tipos e formatos de papel. Modos de produção gráfica. Editoração eletrônica. | 60 | |
Fotojornalismo Disciplina: Fotojornalismo Ementa Fotojornalismo: conceitos e objetivos. A função do repórter fotográfico. Relação da fotografia com o texto. Técnicas de reportagem fotográfica. Cobertura de pauta. Fotodocumentário. Coberturas especializadas: esportes, cultura, política e social. Processos de edição fotográfica. História do fotojornalismo. | 60 | Assessoria de Imprensa Disciplina: Assessoria de Imprensa Ementa Dimensão histórica e teórica da Assessoria de Imprensa. Políticas de comunicação. Modalidades. A organização de um plano de assessoria de imprensa. Avaliação da eficácia do trabalho de assessoria de imprensa. Mercado de trabalho. Produtos de assessoria de imprensa: releases, press-kit, mailing list e clipping. Coletivas de imprensa. Projetos de jornalismo e comunicação estratégica ou corporativa. Assessoria política, marketing e comunicação. Reflexão sobre a profissão e a ética no trabalho do assessor. Assessoria governamental e empresarial. Gestão de crises e relacionamento com a mídia. Media Training. | 60 | |
Realidade Socioeconômica e Política Regional e Nacional Disciplina: Realidade Socioeconômica e Política Regional e Nacional Ementa O desenvolvimento socioeconômico brasileiro e paulista enfatizando o século XX. O Brasil no século XXI: economia e sociedade. Organização política brasileira. Poder executivo, legislativo e judiciário. Partidos políticos: organização, estruturação e propostas. Cultura política brasileira e do Estado de São Paulo. Desigualdade social e racial nos contextos estadual, nacional, latino-americano e ibero-americano. Contribuição dos diversos grupos étnicos no desenvolvimento socioeconômico e na vida política brasileira. | 60 | Jornalismo Comunitário e Cidadania Disciplina: Jornalismo Comunitário e Cidadania Ementa Informação e comunicação nos grupos sociais. Jornalismo e mobilização social. O jornalismo cidadão. A comunicação comunitária com base na organização de segmentos sociais. O jornalista mediador para participação e educação popular. O Direito à Informação e o Direito à Comunicação. Mecanismos de observância às relações étnico-raciais, direitos humanos e educação ambiental. Projetos e iniciativas em Jornalismo voltadas ao social e ao comunitário. | 60 | |
Estágio Supervisionado I Disciplina: Estágio Supervisionado I Ementa O Estágio Curricular Supervisionado visa uma modalidade de vivência extra sala de aula ligada a atividades de caráter acadêmico-profissionalizante que terão como produtos finais relatórios, projetos e trabalhos executados em empresas públicas ou privadas. Essa modalidade de atividade será orientada por um docente do Núcleo Docente Estruturante e supervisionada por profissional designado pela empresa na qual o estágio será realizado. Seguirá orientações das legislações específicas. | 75 | Estágio Supervisionado II Disciplina: Estágio Supervisionado II Ementa O Estágio Curricular Supervisionado visa uma modalidade de vivência extra sala de aula ligada a atividades de caráter acadêmico-profissionalizante que terão como produtos finais relatórios, projetos e trabalhos executados em empresas públicas ou privadas. Essa modalidade de atividade será orientada por um docente do Núcleo Docente Estruturante e supervisionada por profissional designado pela empresa na qual o estágio será realizado. Seguirá orientações das legislações específicas. | 75 | |
TOTAL | 375 | TOTAL | 375 | |
7º SEMESTRE | HORAS | 8º SEMESTRE | HORAS |
|
Trabalho de Conclusão de Curso I Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I Ementa Desenvolvimento de projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, conforme as especificidades das modalidades Monografia, Artigo Científico e Projeto Experimental em um dos ramos do jornalismo. O projeto do trabalho científico. Questões éticas. A escolha do tema. Normas técnicas. | 60 | Trabalho de Conclusão de Curso II Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II Ementa Desenvolvimento de projeto de Trabalho de Conclusão de Curso conforme as especificidades das modalidades Monografia, Artigo Científico e Projeto Experimental em um dos ramos do jornalismo. Fundamentação teórica. Escolhas metodológicas. Apresentação e discussão dos resultados de pesquisa ou projeto experimental. | 60 | |
Inglês Instrumental Disciplina: Inglês Instrumental Ementa Estudo da língua inglesa em suas estruturas básicas por meio de textos científicos e jornalísticos. Gramática aplicada, compreensão de textos, conversação e exercícios. Leitura instrumental em língua inglesa. Vocabulário e estruturas básicas abordadas de forma funcional. | 60 | Espanhol Instrumental Disciplina: Espanhol Instrumental Ementa Leitura instrumental em língua espanhola. Introdução à leitura de textos em espanhol. Estratégias de leitura. Vocabulário e estruturas básicas abordadas de forma funcional. | 60 | |
Laboratório de Jornalismo Digital Disciplina: Laboratório de Jornalismo Digita Ementa Fundamentos do SEO. Jornalismo nos sites de Redes Sociais. Transmídia. Projetos editoriais digitais jornalísticos para vários tipos de instituições e públicos. Desenvolvimento de atividades práticas relacionadas à rotina produtiva do jornalismo nas plataformas digitais do curso. | 60 | Jornalismo Multimídia Disciplina: Jornalismo Multimídia Ementa As rotinas do trabalho jornalístico nas plataformas multimídia. Análise e uso de diferentes recursos na produção jornalística (bancos de dados, redes sociais, convergência de mídias, etc) na web. Suportes Móveis. Produção e redação de textos jornalísticos para meios convergentes. Diferenças e vantagens comparativas com a mídia tradicional. Desenvolvimento de conteúdos jornalísticos em ambientes hipermídia e crossmedia. Projetos de Jornalismo em plataformas multimídia. | 60 | |
Jornalismo Especializado Disciplina: Jornalismo Especializado Ementa A linguagem e as concepções de jornalismo especializado. Público e mediação no jornalismo especializado. Características do Jornalismo Especializado nas diferentes mídias e nas áreas de noticiário geral e editorias. Principais conceitos e particularidades. O panorama de jornais e revistas especializados. Características do jornalismo econômico, político, ambiental, de agronegócio, cultural, de turismo, científico e de entretenimento. | 60 | Optativa Disciplina: Optativa Ementa A ementa varia de acordo com a disciplina selecionada pelos estudantes. | 60 | |
Políticas de Comunicação e Cultura – Desafios Contemporâneos Disciplina: Políticas de Comunicação e Cultura – Desafios Contemporâneos Ementa Políticas de Comunicação e Cultura: teorias, conceitos e práticas. Principais modelos institucionais. Relações entre comunicação e política, Estado, Governo e Sociedade Civil. Políticas de Comunicação e Democracia. História e desenvolvimento de movimentos sociais acerca das Políticas da Comunicação. Desafios no campo das Políticas da Comunicação. Padrões e indicadores internacionais para a prática responsável do jornalismo. | 60 | Tecnologias da Informação e da Comunicação Disciplina: Tecnologias da Informação e da Comunicação Ementa Implicações culturais, econômicas e sociais do desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e de comunicação. Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento. Desenvolvimento de competências na Sociedade da Informação e na Sociedade do Conhecimento. | 60 | |
Estágio Supervisionado III Disciplina: Estágio Supervisionado III Ementa O Estágio Curricular Supervisionado visa uma modalidade de vivência extra sala de aula ligada a atividades de caráter acadêmico-profissionalizante que terão como produtos finais relatórios, projetos e trabalhos executados em empresas públicas ou privadas. Essa modalidade de atividade será orientada por um docente do Núcleo Docente Estruturante e supervisionada por profissional designado pela empresa na qual o estágio será realizado. Seguirá orientações das legislações específicas. | 75 | Estágio Supervisionado IV Disciplina: Estágio Supervisionado IV Ementa O Estágio Curricular Supervisionado visa uma modalidade de vivência extra sala de aula ligada a atividades de caráter acadêmico-profissionalizante que terão como produtos finais relatórios, projetos e trabalhos executados em empresas públicas ou privadas. Essa modalidade de atividade será orientada por um docente do Núcleo Docente Estruturante e supervisionada por profissional designado pela empresa na qual o estágio será realizado. Seguirá orientações das legislações específicas. | 75 | |
TOTAL | 375 | TOTAL | 375 | |
RESUMO - CURSO DE JORNALISMO | ||||
ELEMENTOS DE FORMAÇÃO | HORAS | % | ||
Total de Horas de Aula | 2.400 | 80 | ||
Total de Horas em Estágio Supervisionado | 300 | 10 | ||
Total de Horas em Atividades Complementares | 300 | 10 | ||
TOTAL GERAL DO CURSO DE JORNALISMO | 3.000 | 100% | ||
OPTATIVAS - Disciplinas de Enriquecimento Curricular (DEC) | HORAS | |||
Introdução à Libras Disciplina: Introdução à Libras Ementa Estudo da história, cultura e processos identitários da comunidade surda brasileira. Noções básicas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) com vistas a uma comunicação funcional entre pessoas com surdez e ouvintes no âmbito universitário e profissional. | 60 | |||
Produção de Sites Disciplina: Produção de Sites Ementa Planejamento, criação e desenvolvimento de websites, interfaces para sistemas web e páginas na internet: blogs, redes sociais e sites de noticias em plataformas wordpress e joomla. Produzir e administrar conteúdos. Noções básicas de Engenharia de Software: boas práticas e ciclo de análise e desenvolvimento. | 60 | |||
História da Arte Disciplina: História da Arte Ementa Introdução aos conceitos fundamentais de História da Arte. Técnicas e produção da obra de arte. Evolução dos conceitos artísticos. Formação do olhar crítico para apreciação e análise de imagens. Teoria e História da Arte: da Antiguidade à Arte Contemporânea. | 60 |
MATRIZ CURRICULAR – CURSO DE JORNALISMO
Comunicação
2019-03-13T16:17:55+00:00