MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE PSICOLOGIA | ||||
---|---|---|---|---|
1º SEMESTRE | HORAS | 2º SEMESTRE | HORAS |
|
Análise e Produção de Textos Disciplina: Análise e Produção de Textos Ementa Verificação da capacidade do estudante de ler e compreender textos como relatos, relatórios, estudos de caso e textos argumentativos de sua área de estudos. Verificação da capacidade do estudante de produzir texto dissertativo tratando de assunto pertinente à sua área de estudos. Introduzir o estudante à questão das relações entre linguagem, pensamento e lógica mostrando a relevância do tema a da teoria à prática da Psicologia. Utilização de bases de dados em Psicologia. Técnicas de estudo individual e em grupo. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Análise Experimental do Comportamento Disciplina: Análise Experimental do Comportamento Ementa Conceitos básicos da Teoria Comportamental, suas origens e princípios teóricos. O Behaviorismo: condicionamento clássico e operante. Noções sobre modelagem, reforço positivo e negativo. O comportamento controlado pelas regras e por eventos privados. Métodos investigatórios do comportamento segundo modelos desenvolvidos em laboratório de esquisa conduzindo a uma abordagem translacional. Prática no software Sniffy the Virtual Rat. | 60 | |
Bases Anatomofisiológicas da Psicologia I – Anatomia Humana Disciplina: Bases Anatomofisiológicas da Psicologia I – Anatomia Humana Ementa Aspectos descritivos e topográficos dos elementos anatômicos construtivos dos sistemas nervoso e sensorial do ser humano visando a compreensão de suas funções e de suas implicações no comportamento dos indivíduos. Estudo do funcionamento normal do organismo humano enfatizando os conhecimentos relativos às funções sensoriais, motoras e integrativas do sistema nervoso. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Bases Anatomofisiológicas da Psicologia II – Fisiologia Disciplina: Bases Anatomofisiológicas da Psicologia II – Fisiologia Ementa Estudo do funcionamento físico e da organização funcional do corpo humano, meio interno, homeostase e o funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino e reprodutor. Funcionamento físico e da organização dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal e gastrointestinal. | 60 | |
Bases Epistemológicas da Psicologia Disciplina: Bases Epistemológicas da Psicologia Ementa Apontar a descontinuidade entre o saber do senso comum e o conhecimento científico. A epistemologia como área de interseção e de crítica das ciências e das filosofias. Estudo e reflexão sobre as bases epistemológicas das psicologias comportamentalistas e existencial-humanistas. Epistemologia da Psicologia: fundamentos históricos, filosóficos e éticos das teorias psicológicas, bem como Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Estatística Aplicada à Psicologia Disciplina: Estatística Aplicada à Psicologia Ementa Conceitos básicos de estatística: população e amostra, censo e amostragem. Estatística descritiva: índices e coeficientes, probabilidade e curva normal, ajustamento de modelos probabilísticos, noções de amostragem e estimação, teste de hipóteses, análise de variância, testes paramétricos e não paramétricos, regressão e correlação linear. Utilização de softwares estatísticos. Informática aplicada à Psicologia. | 60 | |
Ciências Sociais e Humanas Disciplina: Ciências Sociais e Humanas Ementa Introdução ao pensamento sociológico. A história da sociologia: principais problemas, teorias, conceitos e métodos. A configuração da sociologia como campo científico. A emergência da sociedade industrial e a consolidação do pensamento social moderno. Características e processos da sociedade moderna. A produção da subjetividade: a relação sujeito-objeto na sociedade contemporânea. Movimentos sociais na atualidade. Introdução à antropologia e sua perspectiva. A formação da cultura. Diversidade cultural. O etnocentrismo e a relativização. Cultura e significado. Sistemas simbólicos. A natureza humana e sua relação com a cultura. As relações étnico-raciais e culturas afro-brasileira, africana e indígena. Família e sistema de parentesco. Reflexão sobre o fenômeno da “família moderna” à luz da comparação etnográfica e histórica com ênfase em suas implicações para a construção social da pessoa na cultura ocidental moderna. Família e natureza na cultura ocidental moderna. | 60 | Fenômenos Psicológicos Básicos Disciplina: Fenômenos Psicológicos Básicos Ementa Estudar os fenômenos psicológicos básicos de sensação, percepção, atenção, consciência, aprendizagem, memória, pensamento, linguagem, motivação e emoção buscando analisar os aspectos biológicos e contextuais implicados nesses processos. | 60 | |
Psicologia, Ciência e Profissão Disciplina: Psicologia, Ciência e Profissão Ementa A Psicologia como ciência. Objetos e métodos de estudo. Diversidade no campo psicológico (psicologia ou psicologias?). Processos psicológicos básicos: consciência, atenção, linguagem, pensamento, julgamento, inteligência, raciocínio, personalidade, motivação e emoção. A Psicologia como profissão. Fronteiras e limites da Psicologia e outros campos de atuação. Especializações profissionais em Psicologia. A Psicologia científica no Brasil. A profissão de psicólogo no Brasil. Questões éticas em Psicologia. Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Psicologia do Desenvolvimento Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento Ementa A Psicologia do desenvolvimento humano, suas teorias e métodos. Gestação e parto: aspectos psicológicos e sociais. Aspectos do desenvolvimento físico e motor da criança. As concepções psicanalíticas: as relações de objeto e o desenvolvimento psicossexual. As concepções de Piaget: a epistemologia genética e os períodos do desenvolvimento cognitivo. Atualidades em psicologia da criança. | 60 | |
Atividade Articuladora de Extensão I Disciplina: Atividade Articuladora de Extensão I Ementa Este componente curricular tem a finalidade de apresentar aos discentes a Psicologia enquanto profissão por meio do contato direto com as diversas práticas e campos de exercício profissional ressaltando as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento dessas atividades e com enfoque em Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Atividade Articuladora de Extensão II Disciplina: Atividade Articuladora de Extensão II Ementa Este componente curricular tem a finalidade de apresentar aos discentes a Psicologia enquanto profissão por meio do contato direto com as diversas práticas e campos de exercício profissional ressaltando as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento dessas atividades e com enfoque em Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | |
Atividades Complementares I Disciplina: Atividades Complementares I Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos estudantes na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos; livros, capítulos de livros ou artigos publicados; atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de pesquisa e trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as normas e procedimentos definidos para o curso de Psicologia da Faculdade Eduvale de Avaré. | 50 | Atividades Complementares II Disciplina: Atividades Complementares II Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos estudantes na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos; livros, capítulos de livros ou artigos publicados; atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de pesquisa e trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as normas e procedimentos definidos para o curso de Psicologia da Faculdade Eduvale de Avaré. | 50 | |
TOTAL | 410 | TOTAL | 410 | |
3º SEMESTRE | HORAS | 4º SEMESTRE | HORAS |
|
Ética em Psicologia Disciplina: Ética em Psicologia Ementa Discussão e reflexão acerca da ética na sociedade e no exercício profissional do psicólogo. Estudo das disposições que regulamentam a profissão de Psicólogo. Código de Ética. O sigilo profissional. Ética como mediadora das relações profissionais no contexto social, econômico, político e científico. Bioética. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Metodologia da Pesquisa Científica Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Ementa A apresentação das bases metodológicas para estudos em psicologia: os métodos quantitativos e qualitativos. Principais tipos de delineamentos em pesquisa. Bases conceituais e técnicas para escrita científica. Fomento à pesquisa. Partes constituintes e elaboração de um projeto de investigação científica. Caracterização e funções do Comitê de Ética em Pesquisa. Diferentes formas de comunicação científica. Técnicas de apresentação de trabalhos científicos. | 60 | |
Psicologia da Personalidade I Disciplina: Psicologia da Personalidade I Ementa Apresentação dos estudos da personalidade por meio do histórico dos principais sistemas e teorias. Apresentação da teoria psicanalítica e seus conceitos fundamentais: aparelho psíquico, inconsciente e a teoria sobre a sexualidade. Introdução às teorias dos dissidentes da psicanálise: C.G. Jung, W. Reich, S. Ferenczi e O. Rank e dos culturalistas E. Fromm, K. Horney e H. S. Sullivan apresentando suas principais questões teóricas. Apresentação dos principais tópicos da psicanálise pós-freudiana: M. Klein, D. Winnicott e W. Bion. Introdução aos pressupostos da psicanálise francesa: J. Lacan. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Metodologia de Intervenção em Psicologia Social e Comunitária Disciplina: Metodologia de Intervenção em Psicologia Social e Comunitária Ementa Funções do psicólogo social/comunitário situando sua atuação no contexto dos desafios das políticas públicas de assistência social e saúde considerando-se o desenvolvimento e evolução histórica da Psicologia Social e Comunitária, assim como a discussão sobre as várias formas de atuação do psicólogo nos movimentos sociais e nas organizações da sociedade civil e seus objetos de estudo. O conjunto de procedimentos técnicos apresentados pela profissão visam levar o estudante a conhecer os manuais de referências técnicas disponíveis para os profissionais brasileiros. Além de ser capaz de analisar a importância da emancipação e autogestão da comunidade, realizar intervenções no campo da psicologia social e comunitária, discutir sobre as diversas áreas de atuação e elaborar projeto de intervenção. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | |
Psicologia Social Disciplina: Psicologia Social Ementa História, objeto e método da psicologia social. Interação social: processos. Noção de sujeito social: construção de identidade social grupal/individual. Representação social e identidade. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Psicologia da Personalidade II Disciplina: Psicologia da Personalidade II Ementa A escola fenomenológica-existencial, a abordagem centrada na pessoa e a Gestalt terapia por meio dos trabalhos de A. Maslow, C. Rogers, R. May, F. Perls e V. Frankl. Princípios básicos, compreensão e integração dos fenômenos estudados. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | |
Saúde Pública Disciplina: Saúde Pública Ementa Aborda os diferentes modelos de saúde pública no mundo. Aspectos históricos e sociais da constituição do campo da saúde coletiva no Brasil. Diferentes conceitos de saúde. O processo de saúde-doença. Constituição social do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Problematiza o campo da saúde mental coletiva no Brasil. Reforma psiquiátrica. Dimensões da clínica na saúde coletiva. Clínica ampliada e diferentes dispositivos clínico-políticos. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Psicologia e Educação Disciplina: Psicologia e Educação Ementa Este componente curricular abordará as funções do psicólogo escolar/educacional situando sua atuação no contexto dos desafios do sistema educacional brasileiro considerando-se o desenvolvimento histórico e atual da Psicologia escolar/educacional no Brasil e no cenário internacional. Focando, ainda, as tendências de pesquisa na área e o caráter interdisciplinar e transversal associado à formação e atuação do psicólogo escolar/educacional. | 60 | |
Técnicas de Observação e Entrevista Disciplina: Técnicas de Observação e Entrevista Ementa Observação. Teorias e técnicas de entrevista. Aspectos históricos. Estilos de intervenção. Tipos de perguntas e manejo. A entrevista de anamnese e a linguagem na entrevista. A entrevista psicológica como técnica do psicodiagnóstico. O processo de entrevistas em empresas. A entrevista com crianças, pais, adolescentes e adultos. A entrevista com a família. Entrevista com idosos. Entrevista inicial e de devolução. Aplicação da entrevista psicológica nos diversos contextos de atuação do psicólogo. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Psicopatologia I Disciplina: Psicopatologia I Ementa Histórico, evolução, etiologia, semiologia e diagnóstico diferencial dos transtornos psicológicos e do desenvolvimento da infância e da adolescência. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | |
Estágio do Núcleo Comum I Disciplina: Estágio do Núcleo Comum I Ementa Contato com profissionais da psicologia e observação da prática profissional. Relato e reflexão sobre o fazer em psicologia por meio de entrevistas ou observação com a utilização de metodologia de pesquisa e análise de dados para a elaboração de relatório. | 80 | Estágio do Núcleo Comum II Disciplina: Estágio do Núcleo Comum II Ementa Neste componente curricular serão desenvolvidas atividades de estágio supervisionado com ênfase na observação e reflexão acerca da prática psicológica em três subáreas da Psicologia: assistência social, escolar e saúde. | 80 | |
Atividades Complementares III Disciplina: Atividades Complementares III Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos estudantes na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos; livros, capítulos de livros ou artigos publicados; atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de pesquisa e trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as normas e procedimentos definidos para o curso de Psicologia da Faculdade Eduvale de Avaré. | 50 | Atividades Complementares IV Disciplina: Atividades Complementares IV Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos estudantes na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos; livros, capítulos de livros ou artigos publicados; atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de pesquisa e trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as normas e procedimentos definidos para o curso de Psicologia da Faculdade Eduvale de Avaré. | 50 | |
TOTAL | 430 | TOTAL | 430 | |
5º SEMESTRE | HORAS | 6º SEMESTRE | HORAS |
|
Metodologia de Intervenção em Psicologia Educacional Disciplina: Metodologia de Intervenção em Psicologia Educacional Ementa A Psicologia Educacional no Brasil. A prática do psicólogo nas instituições de ensino. A identificação, a prevenção, o planejamento e a intervenção nos processos de ensino e aprendizagem que envolvem o universo escolar. Temas contemporâneos em Psicologia Educacional. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Avaliação Psicológica I Disciplina: Avaliação Psicológica I Ementa Ética e avaliação psicológica. Fundamentos da avaliação psicológica. Exigências técnicas na escolha de instrumentos psicológicos. Integração de informações provenientes de diferentes fontes em um processo de avaliação psicológica. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | |
Psicologia e Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social Disciplina: Psicologia e Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social Ementa Políticas públicas e sua relação com a prática em Psicologia. Enfoque sobre a legislação brasileira concernente às áreas de saúde, assistência social, educação, entre outras. Enfoque transversal com Direitos Humanos e suas subáreas, bem como educação ambiental e sustentabilidade. | 60 | Metodologia de Intervenção em Psicologia Organizacional Disciplina: Metodologia de Intervenção em Psicologia Organizacional Ementa Reflexão sobre as práticas interventivas em psicologia organizacional. Apropriação das características dos processos de avaliação psicológica no contexto organizacional e do trabalho. Compreensão dos conceitos de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, recrutamento e seleção de pessoas e orientação profissional, de carreira e para a aposentadoria. Articulação das teorias com as práticas interventivas em contextos organizacionais. Análise de instrumentos utilizados para diagnóstico organizacional. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | |
Psicologia e Processos Grupais Disciplina: Psicologia e Processos Grupais Ementa Estudo dos processos grupais em seus pressupostos teóricos, técnicos e práticos constituídos histórica e socialmente para a prática profissional do (a) psicólogo (a). Fundamentos históricos e epistemológicos da dinâmica de grupo e das relações humanas em contexto grupal. Diferentes teorias sobre grupos. Modalidades grupais. Métodos e técnicas de dinâmica de grupo. O papel do (a) psicólogo (a) nos grupos e a promoção de desenvolvimento humano. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Neuropsicologia Disciplina: Neuropsicologia Ementa Estudo dos processos neurológicos e sua relação com o comportamento. As neurociências. Funções mentais superiores. As principais unidades funcionais do cérebro. Noção de dano cerebral e organicidade. Avaliação diagnóstica e seus instrumentos e aplicações. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | |
Psicologia Organizacional e do Trabalho Disciplina: Psicologia Organizacional e do Trabalho Ementa Reflexão sobre o mundo do trabalho. Perspectiva histórica do trabalho. Análise das funções psicossociais do trabalho. Compreensão dos vínculos desenvolvidos pelo indivíduo com o trabalho e com a organização. Estudos sobre a motivação, as emoções e afetos no trabalho. Caracterização das teorias sobre a aprendizagem humana no trabalho. Estudos sobre o processo de socialização organizacional e a formação de grupos e equipes de trabalho. Interface entre trabalho e saúde. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Psicofarmacologia Disciplina: Psicofarmacologia Ementa O estudo geral da farmacologia: vias de administração, farmacocinética, farmacodinâmica e conceitos gerais. Psicofármacos: mecanismos de ação e os efeitos esperados no tratamento dos transtornos psíquicos mais comuns. As principais indicações, contraindicações, interações medicamentosas e os efeitos adversos mais frequentemente observados. Informações médicas sobre as drogas de abuso (lícitas e ilícitas) e promoção da monitoração terapêutica dos psicofármacos. | 60 | |
Psicopatologia II Disciplina: Psicopatologia II Ementa Definição conceitual, epidemiologia, características clínicas e diagnóstico diferencial das síndromes e transtornos mentais conforme a taxonomia das CID’s (OMS) e dos DSM’s a partir da idade adulta. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Psicologia e Sexualidade Disciplina: Psicologia e Sexualidade Ementa Conceitos. Desenvolvimento da sexualidade humana. Gênero e sexualidade. Identidade, papéis e orientação sexual. Sexualidade, cultura e sociedade. Naturalização da violência. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | |
Estágio do Núcleo Comum III Disciplina: Estágio do Núcleo Comum III Ementa Neste componente curricular serão desenvolvidas atividades de estágio supervisionado com ênfase na observação e reflexão acerca da prática psicológica em três subáreas da Psicologia: assistência social, escolar e saúde. | 80 | Estágio do Núcleo Comum IV Disciplina: Estágio do Núcleo Comum IV Ementa Serão desenvolvidas atividades de estágio supervisionado. Desenvolvimento de práticas interventivas em campo de estágio conforme avaliação Institucional. | 80 | |
Atividades Complementares V Disciplina: Atividades Complementares V Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos estudantes na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos; livros, capítulos de livros ou artigos publicados; atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de pesquisa e trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as normas e procedimentos definidos para o curso de Psicologia da Faculdade Eduvale de Avaré. | 50 | Atividades Complementares VI Disciplina: Atividades Complementares VI Ementa Prática de estudos e atividades independentes, transversais e interdisciplinares desenvolvidas pelos estudantes na forma de participação em eventos, viagens ou visitas técnicas, cursos livres, aulas em outros cursos de graduação, monitoria, pesquisa, apresentação de trabalhos científicos; livros, capítulos de livros ou artigos publicados; atividades comunitárias e de extensão, atividades culturais, estágio extracurricular, projetos de pesquisa e trabalhos interdisciplinares. Devem ser atendidas as normas e procedimentos definidos para o curso de Psicologia da Faculdade Eduvale de Avaré. | 50 | |
TOTAL | 430 | TOTAL | 430 | |
7º SEMESTRE | HORAS | 8º SEMESTRE | HORAS |
|
Avaliação Psicológica II Disciplina: Avaliação Psicológica II Ementa O processo de avaliação psicológica. O campo de atuação da avaliação psicológica. Perspectiva histórica e legislação profissional pertinente. Noções de psicometria. Técnicas de exame psicológico e a testagem psicológica. A ética na avaliação psicológica. Aspectos legais e a legislação profissional que regulamenta a prática da avaliação psicológica. | 60 | Metodologia de Pesquisa em Psicologia Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Psicologia Ementa Conhecimento produzido pelo senso comum e pela ciência: características e distinções. Pesquisa científica, programa de pesquisa e construção do conhecimento. Ciência psicológica: definição, objetos de estudo, aspectos teóricos, metodológicos, aplicados e de prestação de serviços. Psicologia entre as ciências naturais e humanas. Crise da replicabilidade na ciência psicológica. Pergunta/problema de pesquisa: conceito, componentes relevantes, formulação, relevância (científica e social) e função (básica e aplicada). Revisão de literatura: seleção de bases de dados, descritores e recursos de busca científica. Hipóteses: definição e teste. Variáveis independente, dependente e estranhas/intervenientes. Elaboração de um projeto de pesquisa: componentes, estrutura e função. Ética em pesquisa. Delineamentos de pesquisa em Psicologia. Uso de equipamentos, materiais e outros recursos. Normas ABNT para projetos de pesquisa. | 60 | |
Processos Clínicos – Teorias e Técnicas Psicoterápicas I - Psicanálise Disciplina: Processos Clínicos – Teorias e Técnicas Psicoterápicas I - Psicanálise Ementa A técnica psicoterápica psicanalítica. As contribuições da psicologia, da psicanálise e da filosofia aos procedimentos em psicoterapia. Os desdobramentos fundamentais da psicanálise, seus modos de intervenção e recursos técnicos primordiais ao exercício da psicoterapia psicanalítica. O tratamento psicanalítico e suas inserções em outros contextos: instituições de saúde e comunidade. Discussão de casos. Dinâmica dos fenômenos psicológicos da infância e adolescência. Psicopatologias da criança e do adolescente. A clínica com crianças e adolescentes. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | Processos Clínicos - Teorias e Técnicas Psicoterápicas II - Fenomenologia Disciplina: Processos Clínicos - Teorias e Técnicas Psicoterápicas II - Fenomenologia Ementa A psicoterapia fenomenológica. Características do início, meio e fim do tratamento. A alta terapêutica. Dificuldades e problemas referentes à terapia e como resolvê-los. Enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 60 | |
Tópicos Avançados em Psicologia I - Terapia Analítico-Comportamental Disciplina: Tópicos Avançados em Psicologia I – Terapia Analítico-Comportamental Ementa Análise do comportamento aplicada: aspectos teórico-metodológicos e de aplicação. Avaliação e análise funcional. Intervenção e terapia analítico-comportamental: breve histórico, principais conceitos, técnicas e planejamento. Entrevista clínica comportamental: objetivos, estrutura, estratégias e habilidades do terapeuta. Simulação de sessões clínicas. Tópicos avançados em análise do comportamento aplicada e terapia analítico-comportamental (e.g., viés racial, terapia baseada em realidade virtual, terapia on-line, tecnologia comportamental aplicada à reabilitação auditiva e mitigação dos efeitos da Covid-19). | 60 | Tópicos Avançados em Psicologia II – Psicologia do Esporte Disciplina: Tópicos Avançados em Psicologia II – Psicologia do Esporte Ementa Apresentação do histórico da psicologia esportiva, assim como a perspectiva futura da especialidade e as áreas de atuação. Introdução dos principais conceitos de psicologia clínica esportiva e educacional do esporte. Compreensão do perfil do praticante esportivo, dos principais fenômenos recorrentes no contexto esportivo e técnicas de psicologia educacional com potenciais efeitos ergogênicos e terapêuticos. | 60 | |
Estágio Supervisionado - Psicologia Organizacional I (Supervisão) Disciplina: Estágio Supervisionado - Psicologia Organizacional I (Supervisão) Ementa Vivência em psicologia das organizações com acompanhamento ou realização de atividades de seleção, treinamento e desenvolvimento organizacional. Realização de trabalhos escritos sobre a prática vivenciada. Supervisão local e acadêmica. | 60 | Estágio Supervisionado - Psicologia Organizacional II (Supervisão) Disciplina: Estágio Supervisionado - Psicologia Organizacional II (Supervisão) Ementa Vivência em psicologia das organizações com acompanhamento ou realização de atividades de seleção, treinamento e desenvolvimento organizacional. Realização de trabalhos escritos sobre a prática vivenciada. Supervisão local e acadêmica. Relatório final. | 60 | |
Estágio Supervisionado - Psicologia Organizacional I (Campo) Disciplina: Estágio Supervisionado - Psicologia Organizacional I (Campo) Ementa Vivência em psicologia das organizações com acompanhamento ou realização de atividades de seleção, treinamento e desenvolvimento organizacional. Realização de trabalhos escritos sobre a prática vivenciada. Supervisão local e acadêmica. | 60 | Estágio Supervisionado - Psicologia Organizacional II (Campo) Disciplina: Estágio Supervisionado - Psicologia Organizacional II (Campo) Ementa Vivência em psicologia das organizações com acompanhamento ou realização de atividades de seleção, treinamento e desenvolvimento organizacional. Realização de trabalhos escritos sobre a prática vivenciada. Supervisão local e acadêmica. Relatório final. | 60 | |
Atividade Articuladora de Extensão III Disciplina: Atividade Articuladora de Extensão III Ementa Extensão universitária: definição, princípios, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a relação aluno/universidade/sociedade. Extensão universitária e compromisso social da Psicologia. Identificação de demandas, necessidades e condições das instituições e do público-alvo em projetos de extensão. Formulação de objetivos, planejamento, implementação, supervisão, avaliação e mensuração do impacto de projetos de extensão em Psicologia. | 60 | Atividade Articuladora de Extensão IV Disciplina: Atividade Articuladora de Extensão IV Ementa Extensão universitária: definição, princípios, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a relação aluno/universidade/sociedade. Extensão universitária e compromisso social da Psicologia. Identificação de demandas, formulação de objetivos e implementação de projetos de extensão em Psicologia. Supervisão, avaliação e mensuração do impacto de projetos de extensão em Psicologia. | 60 | |
TOTAL | 360 | TOTAL | 360 | |
9º SEMESTRE | HORAS | 10º SEMESTRE | HORAS |
|
Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) Ementa Elaboração do trabalho de conclusão de curso embasados em conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos. Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema de pesquisa em Psicologia. Desenvolvimento de estudo teórico ou empírico sob orientação de docente do curso. | 60 | Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) Ementa Desenvolvimento e conclusão de estudo teórico ou empírico sob orientação de docente do curso e apresentação do TCC para banca. | 60 | |
Psicologia e Justiça Disciplina Psicologia e Justiça Ementa Conhecimento psicológico nas relações com a justiça. O Direito e a lei. O psicólogo nas organizações da justiça. Psicologia e justiça no Direito Civil, na infância e juventude, no Direito de Família e no Direito Penal. Resolução de conflitos. Perícia psicológica no contexto judiciário. Aspectos éticos e documentos legais. | 60 | Diferença, Diversidade e Inclusão Disciplina: Diferença, Diversidade e Inclusão Ementa Apresentação sobre a temática da diversidade na teoria e prática psicológica. Compreensão do contexto histórico e político dos movimentos brasileiros na busca por igualdade social. Conceituação sobre capacitismo, racismo, etarismo, machismo, e outros sistemas de opressão. Reflexão sobre práticas de enfretamento e ações de promoção para igualdade social. Identificação dos impactos psicológicos e sociais gerados pela exclusão e desigualdade. | 60 | |
Optativa I | 60 | Optativa II | 60 | |
Estágio Supervisionado - Psicologia Clínica I (Supervisão) Disciplina: Estágio Supervisionado - Psicologia Clínica I (Supervisão) Ementa Experiência de estágio em psicologia clínica considerando o termo em sua relação com atendimento em setting terapêutico tradicional ou em sua acepção mais ampla englobando diferentes práticas desenvolvidas nesta área em instituições de diferentes naturezas. Realização de trabalhos escritos sobre a prática vivenciada. Supervisão local e acadêmica. | 60 | Estágio Supervisionado - Psicologia Clínica II (Supervisão) Disciplina: Estágio Supervisionado - Psicologia Clínica II (Supervisão) Ementa Experiência de estágio em psicologia clínica considerando o termo em sua relação com atendimento em setting terapêutico tradicional ou em sua acepção mais ampla englobando diferentes práticas desenvolvidas nesta área em instituições de diferentes naturezas. Realização de trabalhos escritos sobre a prática vivenciada. Supervisão local e acadêmica. | 60 | |
Estágio Supervisionado - Psicologia Clínica I (Campo) Disciplina: Estágio Supervisionado - Psicologia Clínica I (Campo) Ementa Experiência de estágio em psicologia clínica considerando o termo em sua relação com atendimento em setting terapêutico tradicional ou em sua acepção mais ampla englobando diferentes práticas desenvolvidas nesta área em instituições de diferentes naturezas. Realização de trabalhos escritos sobre a prática vivenciada. Supervisão local e acadêmica. | 60 | Estágio Supervisionado - Psicologia Clínica II (Campo) Disciplina: Estágio Supervisionado - Psicologia Clínica II (Campo) Ementa Experiência de estágio em psicologia clínica considerando o termo em sua relação com atendimento em setting terapêutico tradicional ou em sua acepção mais ampla englobando diferentes práticas desenvolvidas nesta área em instituições de diferentes naturezas. Realização de trabalhos escritos sobre a prática vivenciada. Supervisão local e acadêmica. | 60 | |
Atividade Articuladora de Extensão V Disciplina: Atividade Articuladora de Extensão V Ementa Execução de atividades práticas na comunidade com aplicação das habilidades e competências profissionais da prática em psicologia visando fortalecer a relação aluno/universidade/sociedade na área da educação. Articulação das práticas e conhecimentos com enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 80 | Atividade Articuladora de Extensão VI Disciplina: Atividade Articuladora de Extensão VI Ementa Execução de atividades práticas na comunidade com aplicação das habilidades e competências profissionais da prática em psicologia visando fortalecer a relação aluno/universidade/sociedade na área da educação. Articulação das práticas e conhecimentos com enfoque na transversalidade com temáticas envolvendo Direitos Humanos e suas subáreas. | 80 | |
TOTAL | 380 | TOTAL | 380 | |
RESUMO - CURSO DE PSICOLOGIA | ||||
ELEMENTOS DE FORMAÇÃO | HORAS | % | ||
Total de Horas de Aula | 2.520 | 63 | ||
Total de Horas em Estágio | 800 | 20 | ||
Total de Horas em Extensão | 400 | 10 | ||
Total de Horas em Atividades Complementares | 300 | 7 | ||
TOTAL GERAL DO CURSO DE PSICOLOGIA | 4020 | 100% | ||
OPTATIVAS I e II – Disciplinas de Enriquecimento Curricular (DEC) | HORAS | |||
Gerenciamento e Liderança Disciplina: Gerenciamento e Liderança Ementa Caracterização do perfil do gestor e suas qualificações. Personalidade e liderança na gestão empresarial. Modelos estratégicos de gestão. Liderança integrada, criatividade, cultura organizacional, coaching e equipes de alto desempenho. | 60 | |||
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Disciplina: Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Ementa O administrador no processo de gestão ambiental. Desequilíbrios ecológicos decorrentes da atividade empresarial. Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento de estudos de impacto ambiental e repercussões ambientais das atividades empresariais. Programas de gestão ambiental. Repercussão da gestão ambiental na organização. | 60 | |||
Libras Disciplina: Libras Ementa Alfabeto e números, pessoas e membros da família, meios de transporte, partes da casa e mobília, localização e objetos e natureza, locais, dias da semana, alimentos e bebidas, profissões, cores, entre outros. | 60 | |||
Educação em Direitos Humanos Disciplina: Educação em Direitos Humanos Ementa Compreensão das bases conceituais e históricas dos Direitos Humanos e da reconstrução histórica no processo de afirmação dos Direitos Humanos na sociedade brasileira despertando nos estudantes o interesse no debate e na participação em questões afetas à cidadania e à vivência plena dos direitos e contribuindo para o desenvolvimento de responsabilização. | 60 | |||
Psicolgia e Marketing Disciplina: Psicolgia e Marketing Ementa Enquadramento histórico e contribuições da Psicologia no marketing. Os pressupostos teóricos da comunicação humana. Os meios de comunicação de massa e sua relação com a construção da subjetividade. A compreensão do comportamento do consumidor: a persuasão nas mídias. Os conceitos de autoimagem e de autoimagem de marca. O preço, seu significado e impacto. O momento da compra do produto: decisão, memória e emoções. O marketing social e a busca de transformação e mudanças de atitude para melhoria na qualidade de vida da população. | 60 | |||
Orientação Profissional Disciplina: Orientação Profissional Ementa O processo de orientação profissional, suas características, planejamento e realização. Avaliação do referencial teórico na realização da orientação profissional. Utilização de técnicas e testes realização do diagnóstico. Devolução de resultados. | 60 | |||
Psicologia do Treinamento nas Organizações Disciplina: Psicologia do Treinamento nas Organizações Ementa As condições de mudança e aprendizagem no treinamento de pessoas nas organizações. A aprendizagem e as condições psíquicas de mudança para aquisição de novos padrões sociais. O processo de criatividade. | 60 | |||
Educação das Relações Étnico-Raciais e História Afro-Brasileira, Africana e Indígena Disciplina: Educação das Relações Étnico-Raciais e História Afro-Brasileira, Africana e Indígena Ementa Tratar os conceitos de etnia, raça, racialização, identidade, diversidade e diferença. Políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Populações étnicas e diáspora. Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica de educação antirracista. Reflexões sobre os aspectos caracterizadores da formação cultural brasileira, africana e indígena: história e memória dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas. As diversidades culturais delineadas por meio das singularidades nas línguas, nas religiões, nos símbolos, nas artes e nas literaturas. O legado dos povos quilombolas e guarani. | 60 |
MATRIZ CURRICULAR – CURSO DE PSICOLOGIA
Marcos
2019-09-16T20:52:53+00:00