A partir das reflexões institucionais desenvolvidas pela Faculdade Eduvale conduzidas pela coordenadoria pedagógica, o conceito de avaliação ultrapassa a função de medir o rendimento acadêmico do estudante. Nessa ressignificação dos processos avaliativos, a centralidade recai no aprendizado como uma referência de desempenho que indica o crescimento intelectual ao longo do curso. Nesse horizonte, todo esforço deve ser incentivado considerando-se os objetivos de cada etapa do processo de formação, valorizando-se as qualidades desenvolvidas e apontando-se as insuficiências observadas.
A avaliação é parte integrante do processo de formação uma vez que possibilita diagnosticar lacunas a serem superadas, verifica os resultados alcançados, considera as competências e habilidades a serem constituídas para identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias. Constitui-se, portanto, como um processo de aperfeiçoamento contínuo e de crescimento qualitativo.
Quando a perspectiva é de que o processo de formação garanta o desenvolvimento de competências e habilidades, a avaliação destina-se à análise da aprendizagem de modo a favorecer seu percurso e regular as ações de sua formação. Nesse sentido, a avaliação não se presta a punir os que não alcançam o que se pretende, mas a ajudar cada um a identificar melhor as suas necessidades de formação e empreender o esforço necessário para realizar sua parcela de investimento no próprio desenvolvimento profissional.
O sistema de avaliação incide na verificação da capacidade de refletir sobre o conhecimento, de questioná-lo e de (re)construí-lo dos pontos de vista científico, metodológico e político.
O que se pretende avaliar não é só o conhecimento adquirido, mas a capacidade de acioná-lo e de buscar outros para realizar o que é proposto. Avaliar competências e habilidades significa verificar não apenas se adquiriram os conhecimentos necessários, mas também se, quando e como fazem uso deles para resolver situações-problema (reais ou simuladas) relacionadas de alguma forma com o exercício da profissão.
O sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem foi idealizado como parte do processo de formação uma vez que permite ao estudante redirecionar seus estudos conforme os resultados alcançados, considerando as habilidades e as competências a serem constituídas.
Na concepção do curso de bacharelado em Psicologia proposto pela Instituição, o futuro profissional deve ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. O mundo contemporâneo requer também autonomia intelectual, formação científica, capacidade de atuar em equipe com temas interdisciplinares e facilidade para identificar as oportunidades profissionais.
São utilizados instrumentos variados que primam pelo caráter formativo ou processual realizados para informar ao professor e ao estudante sobre o resultado do processo de aprendizagem durante o desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: prova escrita individual, prova prática, produção e apresentação de textos, pesquisa bibliográfica e de campo, relatórios/fichas de leitura de textos, relatórios de aula práticas, resolução de estudos de caso, desenvolvimento de projetos, simulações de atendimentos psicoterapêuticos, além da participação em debates em sala de aula.
Os planos de ensino preveem em cada bimestre uma avaliação de caráter formativo no formato de prova com peso 6,0 que é aplicada em momento oportuno conforme a análise do docente. O peso 4,0 é atribuído a outros tipos de avaliação formativa regular (relatórios, seminários, desafios, trabalhos, jogos ou projetos) ou formativa contínua e informal no dia a dia em sala de aula, ficando a critério do docente o peso atribuído a cada atividade por ele trabalhada.
• 1º bimestre: Avaliação formativa regular (em forma de prova) com peso 6,0; avaliação formativa regular ou contínua (somatória de todas as avaliações realizadas pelo docente) com peso 4,0.
• 2º bimestre: Avaliação formativa regular (em forma de prova) com peso 6,0; avaliação formativa regular ou contínua (somatória de todas as avaliações realizadas pelo docente) com peso 4,0.
Dessa forma, a avaliação é realizada mediante critérios explícitos e compartilhados com os estudantes, uma vez que o objeto de avaliação representa uma referência importante para quem é avaliado tanto para a orientação dos estudos como para a identificação dos aspectos considerados mais relevantes para a formação em cada momento do curso.
Critérios de promoção
Conforme previsto no Regimento da Instituição, as diversas formas de avaliação dos componentes curriculares terão seus resultados em notas de 0 a 10,0 permitindo sua fração em cinco décimos. É considerado promovido ou aprovado o discente que obtiver, por média aritmética dos dois bimestres, uma nota de rendimento igual ou superior a 7,0. Ao discente que não alcançar este rendimento 7,0, mas com rendimento superior a 4,0, será oportunizado condições para uma efetiva recuperação de aprendizagem.
Na recuperação, é realizado um exame final com peso 10,0composto dos conteúdos ensinados nos dois bimestres que avalia o êxito do discente no processo de ensino e aprendizagem para tomar decisão a respeito da promoção ou reprovação. Para o discente ser considerado promovido, a média aritmética entre a nota da avaliação final e a média dos dois bimestres deverá ser igual ou superior a 5,0. Caso o estudante não tenha condições de participar das provas bimestrais nas datas agendadas em virtude de afastamento temporário justificado, ele tem direito a solicitar a avaliação substitutiva realizada em data definida diretamente com o docente com o conteúdo equivalente ao bimestre.
São realizadas reuniões periódicas com professores e NDE para avaliar os avanços e dificuldades verificados no processo de ensino e aprendizagem. Nestas reuniões, são compartilhadas vivências e experiências que possam ser adotadas de forma institucional, bem como resultados da CPA e demais relatórios produzidos pela coordenação. A busca pelo aprimoramento constante garante a adoção de ações efetivas que contribuam para a melhoria do processo e, consequentemente, da qualidade da formação dos estudantes.
Avaliações Complementares
Estágio – No Estágio Supervisionado, a avaliação é realizada pelo professor supervisor de estágio, sendo considerado aprovado o estagiário que:
a) Obtiver frequência igual ou superior a 75% das supervisões agendadas;
b) Cumprir a carga horária total de atividades no campo de estágio;
c) Cumprir os critérios avaliativos do professor supervisor e supervisor de campo;
d) Obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) no semestre acadêmico.
TCC – No Trabalho de Conclusão de Curso, o estudante deverá elaborar monografia relacionada a uma das áreas da Psicologia. Os trabalhos devem priorizar a discussão, a análise ou a produção acerca do contexto de Avaré e cidades circunvizinhas como forma de produção e acúmulo de conhecimento a respeito da realidade regional. O trabalho deve ser apresentado a uma banca composta por três professores a fim de avaliar a constituição de competências para a produção científico-tecnológica. É aprovado o trabalho com nota igual ou superior a 7,0 e irá para o acerco da biblioteca somente àqueles com nota igual ou superior a 9,0.
Frequência – A frequência em sala de aula também é utilizada como mecanismo de avaliação, sendo estabelecido por lei o percentual de frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.
Divulgação das notas – O prazo para divulgação oficial das notas das avaliações acadêmicas é instituído no calendário acadêmico semestral por meio do Sistema Eduvale. Assim, cada estudante, de forma individual, tem acesso ao seu rendimento alcançado em cada componente curricular. No caso da nota do exame final, o docente deve entregar a nota de rendimento obtida pelo estudante após a aplicação do instrumento avaliativo para a secretaria que lança no sistema para consulta individual do discente por meio do seu acesso à área do estudante.
Revisão de avaliação – Havendo discordância com a nota atribuída ao discente, tendo este primeiramente buscado a resolução do problema com o docente e mesmo assim prevalecendo a discordância, é assegurado o direito de solicitar a revisão de prova/nota 48h após os resultados estarem disponíveis no sistema Eduvale na área do estudante. O discente deve fazer a solicitação de revisão via formulário que deve ser protocolado na secretaria do curso.
Regime de dependência – Os estudantes que não alcançarem rendimento suficiente em determinado componente curricular devem, durante o período de matrícula, solicitar rematrícula no regime de dependência. De acordo com o Regimento Interno da Instituição, cada discente pode ter no máximo cinco dependências acumuladas. O estudante deve estar ciente de que o referido componente curricular gerará custo no valor da mensalidade de acordo com os cálculos da secretaria financeira. Ao coordenador do curso cabe avaliar a demanda e o período de oferta do componente curricular e orientar os discentes sobre a melhor forma e momento de cursá-la.