Sistema de Avaliação

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Sistema de Avaliação 2023-02-25T11:16:00+00:00

A concepção de avaliação do curso de Engenharia Civil da Faculdade Eduvale de Avaré se fundamenta no artigo 24 da Lei 9394/96 como um processo contínuo, sistemático e cumulativo de acompanhamento e reflexões sobre a aprendizagem do estudante e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia Civil, as quais propõe as competências e habilidades gerais e específicas, através da mobilização de valores, da construção dos conhecimentos e habilidades necessárias ao exercício profissional.

Neste sentido, o PPC do curso de Engenharia Civil define na sua diretriz pedagógica um percurso curricular que viabilize a organização de trajetória didáticas que contemplem experiências formativas para os conhecimentos, habilidades e atitudes que constroem as competências do perfil do egresso. Desta forma, o processo de avaliação do ensino e aprendizagem acompanha cada uma destas experiências formativas, permitindo ao professor conhecer o desempenho do aluno e oferecer-lhe o feedback necessário para sanar suas dificuldades. Assim, o erro se constitui como uma oportunidade de rever as dificuldades do aluno e não como forma de punição por notas baixas, afinal a aprendizagem é um processo e não um ato (prova).

É assim, que o PPC define uma avaliação formativa, como ação constante no trabalho pedagógico, realizada ao longo do período letivo, voltada para os aspectos da qualidade e desenvolvimento integral. Tem um caráter profundo e contextualizado, ao tratar de problemas e desafios relevantes para o perfil de egresso pretendido.

A organização do processo avaliativo deve ser clara e coerente com as práticas pedagógicas realizadas nas disciplinas. As atividades didáticas, aulas práticas ou teóricas, as atividades em campo, os trabalhos e pesquisas, dentre outros, precisam ser elaboradas e executadas com base em princípios claros e bem definidos ao estudante para a sua avaliação. A definição de critérios oportuniza o constante feedback para todos os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem.

Enfim, o PPC define que o instrumento de avaliação deve ser elaborado de forma que propicie a interpretação do desempenho do aluno. Isso ocorre por meio dos critérios de avaliação previamente estabelecidos que geram as notas disponibilizadas aos alunos. A sistematização dos critérios de avaliação e dos resultados do desempenho expressos em notas geram ações individualizadas ou coletivas (feedback), que visam a melhoria da aprendizagem.

O sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem da Faculdade Eduvale de Avaré foi concebido para despertar no discente o interesse para a disciplina em questão, tal que ambos possam aferir resultados alcançados, considerando os conhecimentos necessários e as competências a ser constituídas, facilitando de tal maneira, a completa formação do egresso. Cabe ao docente detectar a melhor forma de se alcançar os objetivos propostos em sua disciplina. O Plano de Ensino, que é preenchido em formulário próprio na Área do Professor no sistema Eduvale, deverá conter os aspectos metodológicos de atuação do docente para avaliação (o número, forma, as alternativas de modalidade de trabalhos acadêmicos e provas aplicadas no desenvolvimento da disciplina). Os Planos de Ensino devem ser inseridos no sistema Eduvale uma semana após a semana acadêmica, realizada no início de cada semestre, para serem analisados pela coordenação juntamente com a supervisão pedagógica, responsável pela averiguação de sua adequação à organização didática e ao projeto do curso.

Conforme previsto no Regimento da Instituição, as diversas formas de avaliação dos componentes curriculares terão seus resultados em notas de 0 a 10,0, permitindo sua fração em cinco décimos. É considerado promovido ou aprovado o discente que obtiver, por média aritmética dos dois bimestres, uma nota de rendimento igual ou superior a 7,0. Sendo que, o discente que não alcançar este rendimento 7,0, mas com rendimento superior a 4,0, será oportunizado condições para uma efetiva recuperação de aprendizagem.

A frequência em sala de aula também é utilizada como mecanismo de avaliação, sendo estabelecido por lei o percentual de frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

De acordo com o Regimento do Curso, os discentes que não obtiverem rendimento suficiente (7,0) mas obtiverem nota de rendimento mínima de 4,0 nos instrumentos avaliativos citados anteriormente, será garantido o direito a Recuperação. Na recuperação é realizada uma Avaliação Final, composta do conteúdo ensinado nos dois bimestres, com peso 10,0, que avalia o êxito do discente no processo de ensino-aprendizagem para tomar decisão a respeito da promoção ou reprovação do mesmo. Para o discente ser considerado promovido, a média aritmética entre a nota Da Avaliação Final e a média dos dois bimestres, deverá ser igual ou superior a 5,0.

Nos dois últimos semestres são incluídas outras duas formas de avaliação ao discente: Estágios Curriculares Supervisionados: a avaliação é realizada pelo coordenador de curso e os membros componentes do NDE, mediante frequência nas atividades de orientação e entrega do relatório final. Com base no Relatório de Estágio, o aluno recebe a menção “suficiente” ou “insuficiente”; Projeto Final de Graduação: o aluno deve desenvolver uma pesquisa de inovação tecnológica com foco nas áreas de conhecimento concernentes ao Curso Engenharia Civil. Essa pesquisa pode ser estruturada no formato de Artigo Científico.

O PFG deve ser apresentado a uma banca composta por três professores, a fim de avaliar a constituição de competências para a produção científico-tecnológica. Avalia-se também a capacidade em trabalhar de forma interdisciplinar e com temas transversais. É aprovado o trabalho com nota igual ou superior a 7,0. Caso o Artigo Científico, for aceito para publicação em um periódico científico especializado e indexado a apresentação em banca fica dispensada.

O prazo para divulgação oficial das notas das avaliações acadêmicas é instituído no calendário acadêmico semestral, por meio do Sistema Eduvale. Assim, cada aluno de forma individual, tem acessos ao seu rendimento alcançado em cada avaliação. No caso da nota da Avaliação Final, o docente deve entregar a nota de rendimento obtida pelo aluno pós prova para a secretaria, a qual lança no sistema para consulta individual do discente por meio do seu acesso ao aluno.

Havendo discordância com a nota atribuída ao discente, tendo este primeiramente buscado a resolução do problema com o docente, mesmo assim prevalecendo a discordância, é assegurado o direito de solicitar a revisão de prova/nota no prazo máximo de 48h após os resultados estarem disponíveis no sistema Eduvale na Área do Aluno. O discente deve fazer a solicitação de revisão via formulário, que deve ser protocolado na secretaria do curso. Os protocolos são passados ao coordenador do curso que analisará e deliberará o resultado do pedido.

Os alunos que não alcançarem rendimento suficiente em determinado componente curricular deverá, durante o período de matrícula, solicitar rematrícula no regime de dependência. De acordo com o Regimento Interno da Instituição, cada discente pode ter no máximo cinco dependências acumuladas. O aluno deverá estar ciente de que a referida disciplina gerará custo no valor da mensalidade de acordo com os cálculos da secretaria financeira. Ao coordenador do curso caberá avaliar a demanda e o período de oferta da disciplina e orientar os discentes sobre a melhor forma e momento de cursá-la.

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