Na disciplina Armazenamento e Secagem de Grãos, os alunos do 9° período diurno do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré estudam a produção brasileira de grãos. Um dos tópicos abordados pela professora Dra. Marina Gabriela Berchiol é o café.
De acordo com dados do Ministério da Agricultura, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, segundo maior consumidor do produto e conta com um parque cafeeiro com cerca de 2.256 milhões de hectares que geram receitas e postos de trabalho na agropecuária nacional em muitos municípios.
Para proporcionar maior conhecimento sobre a história deste grão no país, a professora organizou uma visita técnica ao Museu do Café, localizado na Fazenda Lageado do campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP/Botucatu.
|
|
Os futuros agrônomos tiveram a oportunidade visualizar o acervo composto por móveis, equipamentos, documentos, fotografias e ferramentas utilizadas para a pulverização e colheita durante a época de áurea do produto até os dias atuais.
|
|
“O interessante desta visita foi que os alunos puderam verificar a evolução tecnológica de todo o maquinário agrícola, bem como das práticas realizadas no campo ao longo dos anos. Vimos, por exemplo, uma máquina beneficiadora de grãos de 1936 ao lado de protótipos de alta tecnologia”, ressaltou a Dra. Marina Gabriela.
A visita técnica aconteceu na manhã do último dia 18.
Fonte: Comunicação
Deixe seu comentário