Os métodos de determinação da umidade do solo são um dos parâmetros utilizados pelos agrônomos no manejo da irrigação no campo. Este assunto foi tema de palestra ministrada pelo Dr. Raimundo Monteiro, engenheiro agrônomo e pós-dourando da UNESP, na noite do último dia 21 para os alunos do 8° período noturno de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré. |
|
Os universitários aprenderam sobre o método gravimétrico, feito por meio da comparação do peso de amostras do solo com e sem umidade. O Dr. Monteiro também falou sobre os cálculos que devem ser feitos durante as análises, além de demonstrar como manusear aparelhos utilizados no procedimento como o tensiômetro (equipamentos que medem a tensão com que a água é retida pelo solo), a sonda de nêutrons e um medidor de umidade por TDR (técnica de reflectometria no domínio do tempo).
Segundo a professora Ana Paula Schimidt, responsável pela disciplina Irrigação e Drenagem, os estudantes devem saber como determinar a umidade do solo, pois sem essa informação não é possível ter um planejamento eficiente e racional já que em um sistema como esse o objetivo é fornecer apenas a quantidade de água que o solo não possui.
Deixe seu comentário