Pela comodidade, praticidade e até mesmo devido ao tempo escasso e à rotina diária de trabalho, se tornou comum que milhares de pessoas façam suas refeições em restaurantes, lanchonetes ou em estabelecimentos que ofereçam algum tipo de alimentação. No entanto é preciso atenção e cuidado tanto em relação à qualidade nutricional quanto microbiológica desses produtos para evitar uma série de problemas, principalmente intoxicação e infecção alimentar.
Para analisar a qualidade dos alimentos comercializados em restaurantes de Avaré/SP, duas alunas do 6° período do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré iniciaram a produção de um experimento com a orientação das biólogas Dra. Maria de Lourdes Maitan e Dra. Joseane Scavroni, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale. |
|
O processo consistiu na compra dos alimentos, o plaqueamento das amostras e em análises laboratoriais feitas durante sete dias na busca por coliformes, bactérias e indícios de falhas na linha de produção como a falta de higiene.
|
|
Os resultados identificaram a presença de fungos causados pelo uso de produtos próximos ou ultrapassados da data de validade em algumas das amostras. O trabalho será divulgado no VIII Congresso de Iniciação Científica Eduvale que será realizado em outubro.
Deixe seu comentário