O nascimento de uma criança é um período de transição ondeocorrem adaptações fisiológicas repentinas e cruciais para o desempenho das funções vitais. No momento que o cordão umbilical é clampeado os sistemas cardiovascular e pulmonar sofrem alterações para que a respiração do recém-nascido (RN) aconteça, mas nem todos os bebês são bem-sucedidos nessa etapa e precisam passar por uma reanimação neonatal.
Em casos de emergência e outras ressalvas, os enfermeiros se treinados podem executar os primeiros-socorros e a ressuscitação cardiopulmonar de um RN. A demonstração prática deste procedimento foi o tema da aula da disciplina Enfermagem no Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente ministrada pela enfermeira e professora Gislayane Aguillar na noite do último dia 10.
|
|
Os estudantes do 8º período do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale aprenderam o passo a passo do processo de acordo com o novo protocolo de reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. Eles ainda aprenderam o preparo e o manuseio de materiais como cateteres, sondas, conexões e cânulas de guedel.
|
|
Segundo a professora Gislayane, esta aula foi apenas uma introdução daquilo que os estudantes podem se especializar ao finalizaram a graduação, além de ser uma técnica que pode salvar vidas.
Fonte: Comunicação
Deixe seu comentário