Na manhã de 04 de setembro, os alunos do 8° período diurno do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré participaram de uma mesa redonda para debater os temas Reserva Legal e Área de Proteção Permanente (APP) durante a aula de Legislação Agrária e Perícias Ambientais ministrada pelo advogado e professor André Mattos.
Em sala de aula, os universitários apresentaram uma breve pesquisa sobre os temas e logo em seguida deram início a uma discussão mediada pelo docente.
|
|
De acordo com o Código Florestal Brasileiro, uma área é considerada Reserva Legal quando está localizada no interior de uma propriedade ou posse rural indispensável aos recursos naturais e à conservação e reabilitação de processos ecológicos, biodiversidade e ao abrigo e proteção da fauna e flora nativas.
Já as APPs são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, além de proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. O que as diferenciam é que em uma Reserva Legal é permitida a exploração econômica de forma sustentável.
“Os estudantes da Agronomia devem conhecer esses aspectos para que não tenham prejuízos de ordem legal durante sua atuação, assim como orientar os produtores rurais quanto ao assunto”, pontuou André Mattos.
Deixe seu comentário