Para aprender a identificar insetos por meio de ordens, famílias e gêneros, os alunos do 3° período noturno do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré iniciaram na noite do último dia 26 uma sequência de aulas práticas sobre o assunto.
|
|
A cada semana, os universitários trarão até o laboratório diferentes insetos coletados. Com a orientação da professora Dra. Maria de Lourdes Maitan, o material será identificado e analisado através da morfologia externa a olho nu e também com equipamentos como lupas e microscópio óptico.
Durante as aulas serão reconhecidos os grupos mais importantes para a área agronômica, as pragas agrícolas compostos pelos ortópteros (gafanhotos), os lepidópteros (borboletas e mariposas), os dípteros (moscas) e os himenópteros (vespas e abelhas).
|
|
O intuito, segundo a professora Dra. Maria de Lourdes, é que os futuros agrônomos saibam reconhecer as pragas no campo, bem como exterminá-las através da forma de manejo indicada para determinado tipo de situação.
Após os exames, os insetos capturados serão anexados em plataformas de isopor para compor caixas entomológicas, conhecidas popularmente como coleções de insetos que servirão para consultas no desenvolvimento de diferentes projetos acadêmicos.
Deixe seu comentário