No dia 02 de maio, das 18h00 às 22h00, a Faculdade Eduvale de Avaré e o Hemocentro da UNESP/Botucatu promoverão mais uma campanha de cadastro de doadores de medula óssea.
O cadastramento será feito no câmpus da Faculdade Eduvale, localizado na Av. Pref. Misael Euphrásio Leal nº 347, bairro Jardim América, em Avaré/SP, mediante o preenchimento do formulário de identificação, a assinatura do termo de consentimento e a coleta de amostra de sangue para a posterior realização do exame HLA (Human Leucocyte Antigen ou antígeno leucocitário humano) que traça as características genéticas e verifica a compatibilidade com o receptor.
Para integrar o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), o candidato deve ter entre 18 e 54 anos e apresentar boa saúde. O doador não pode ter doença infecciosa ou incapacitante, doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
A campanha tem caráter social e além de aumentar o número de cadastro no REDOME, visa conscientizar a comunidade sobre a importância da doação que pode salvar vidas.
Os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale de Avaré participarão como voluntários e atuarão no preenchimento de documentos, na coleta do sangue e no esclarecimento de dúvidas sobre o processo de pré e pós doação. Todo o trabalho será supervisionado por professores, enfermeiros, médico e equipe especializada.
Para atuar na campanha, os universitários cursaram um treinamento ministrado no último dia 11 pela equipe do Hemocentro e do projeto “Doe Órgãos, Salve Vidas”.
|
|
“Esta é mais uma possibilidade de atuação para o enfermeiro na área da saúde. A participação dos nossos alunos nesse projeto é muito importante, já que eles terão a oportunidade de conhecer todos os protocolos, leis e regras que norteiam esse processo de doação, além de adquirir aprendizado prático, noções de atendimento e de interação de trabalho entre a equipe de Enfermagem”, ressaltou Adilson Lopes Cardoso, enfermeiro e coordenador do curso na Eduvale.
Deixe seu comentário