No Brasil os acidentes com animais peçonhentos são considerados um problema para a saúde pública devido à vasta extensão territorial e à quantidade significativa de espécies desses animais, responsáveis por uma alta taxa de mortalidade e morbidade.
Na disciplina Epidemiologia II, aplicada na Faculdade Eduvale para o 3° período do curso de Enfermagem, este assunto é um dos tópicos abordados. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes, a professora Márcia Faraldo organizou uma visita técnica ao Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) em Botucatu/SP.
Na ocasião, os futuros enfermeiros observaram uma grande variedade de animais peçonhentos, aprenderam técnicas de identificação e atendimento e entenderam a importância da urgência do socorro e das notificações compulsórias. Eles ainda tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos tratamentos mais modernos e específicos de soroterapias e conceitos relacionados aos riscos após uma picada, letalidade e complicações locais ou sistêmicas.
“Por meio de ações eficazes no momento da ocorrência e através da notificação compulsória, pode-se melhorar o atendimento ao paciente, promover ações, prevenir surtos e epidemias”, pontuou a professor Márcia Faraldo.
A visita técnica aconteceu no último sábado, dia 14 de maio.
Deixe seu comentário