Em 07 de maio, o 5° período noturno do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré realizou uma visita técnica à Fazenda Experimental.
Orientados pela professora Dra. Maria de Lourdes Maitan, responsável pela disciplina Pragas das Plantas Cultivadas, os futuros agrônomos aprenderam em meio a uma plantação de citros a executarem técnicas de amostragem. O objetivo foi verificar a incidência de insetos nas folhas, ramos e caules. |
|
Para as análises, os universitários utilizaram lupas manuais e identificaram insetos minadores do citros, ácaros causadores da Falsa Ferrugem e da Lebrose do citros, além de pulgões, moscas brancas e cochonilhas.
Durante a visita, a professora também ensinou uma série de cálculos e formas de avaliação dos níveis de dano econômico e de produção, aspectos que determinam ou não a necessidade de métodos de controles químicos, biológicos, físicos ou alternativos.
“Todos estes procedimentos são realizados e indicados por engenheiros agrônomos, por isso a importância da atividade”, frisou a professora Maria de Lourdes, mestre em entomologia agrícola e doutora em proteção de plantas.
Deixe seu comentário