A cana-de-açúcar é uma das culturas de maior valor econômico no Brasil. Pioneiro na produção, o país é responsável por mais da metade do açúcar comercializado no mundo e segundo estimativas de mercado deve alcançar taxa média de aumento na produção de 3,25% até 2018/19.
Para entender o processo produtivo e de mercado desta cultura, os alunos dos 4°s períodos do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale realizaram uma visita técnica à Usina Rio Pardo e à Agrícola TATEZ durante o último dia 03.
|
|
Acompanhados pela professora Dra. Maria de Lourdes Maitan responsável pela disciplina Pragas das Plantas Cultivadas e pelo engenheiro agrônomo Vitor Rodrigues, supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Usina, os universitários tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do local, reconhecer pragas associadas à cultura da cana-de-açúcar e os tipos de danos causados por insetos colonizadores.
|
|
Eles também aprenderam técnicas de amostragem, de tratos culturais e de métodos de controles físico, biológico e químico. “As pragas são os principais problemas que acometem a cultura da cana-de-açúcar e podem limitar a produção caso medidas adequadas de controle não sejam tomadas, por isso é essencial que os futuros agrônomos compreendam as técnicas de reconhecimento no campo”, ressaltou a professora.
A Usina Rio Pardo e a Agrícola TATEZ estão instaladas no município de Cerqueira César/SP, no km 260 da Rodovia Castelo Branco. Construído em uma área de aproximadamente 80 hectares, o parque industrial do empreendimento começou a produzir álcool em setembro de 2009 e açúcar e energia em novembro do mesmo ano.
Deixe seu comentário