Na manhã de 9 de setembro, os alunos do 2° período do curso de Nutrição da Faculdade Eduvale de Avaré estudaram o processo de mastigação dos alimentos durante a aula prática da disciplina Nutrição Básica ministrada pela professora Vivian Pupo.
|
|
Cinco testes foram realizados com o objetivo de conhecer a importância da trituração, da salivação e da língua no processo de mastigação. No primeiro, os futuros nutricionistas mastigaram amendoins duas, cinco, dez, vinte e trinta vezes para comprovar a importância do número de mastigações. O segundo teve o intuito de verificar a facilidade de mastigação de alimentos presentes no café da manhã da maioria dos brasileiros como o pão de forma, o pão de forma torrado, a bolacha de maisena e a torrada industrializada. Já o terceiro teve a finalidade de comprovar a importância da umidade dos alimentos através da degustação de farofas sem qualquer tipo de umidade. O quarto teste avaliou a diferença de maciez entre frutas. Por final, o quinto experimento avaliou a atuação dos alimentos na alteração da voz.
|
|
Segundo a nutricionista e professora, os alunos aplicarão diariamente estes conceitos na prática clinicando ou no trabalho de conscientização e reeducação de práticas alimentares sobre as consequências da má mastigação que pode ocasionar problemas digestivos como gases e obstipação intestinal, por exemplo.
Deixe seu comentário