O organismo apresenta alta capacidade de executar o controle do número de células através de um mecanismo que associa a divisão celular, responsável pelo crescimento em número de células, juntamente com o mecanismo apoptose (recurso chamado de “morte celular programada”). Dessa maneira, a célula é capaz de se regenerar e se houver uma desorganização neste mecanismo de controle ocorre a instalação de processos tumorais.
As pesquisas nesta área vêm apresentando um crescimento significativo atualmente, o que torna essencial o estudo de todas as etapas de identificação e da população de células tumorais.
Para explicar um pouco mais sobre este assunto, o professor Leonardo Teixeira Lopes de Medeiros organizou um minicurso direcionado aos alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré.
|
|
Realizado no auditório e no laboratório de microbiologia da Eduvale, o curso foi ministrado pela bióloga Carolina Mendonça Gorgulho no dia 29 de outubro. Os estudantes aprenderam procedimentos de coleta de cultura celular, as técnicas relacionadas à cultura de células tumorais e as etapas de execução feitas por laboratórios de pesquisa.
|
|
Deixe seu comentário