“A responsabilidade no momento da aplicação de defensivos agrícolas é fundamental. O uso de práticas adequadas diminui os impactos ambientais, aumenta a sustentabilidade das operações e gera lucro ao agricultor”, pontuou Raquel Berna, engenheira agrônoma do programa de Inspeção Periódica de Pulverizadores (IPP) da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu/SP.
Raquel esteve na Faculdade Eduvale de Avaré durante o último dia 14 para ministrar um minicurso sobre tecnologia de aplicação de defensivos para os alunos do 8º período diurno do curso de Agronomia.
|
|
Boas práticas de manejo e a aplicação de agrotóxicos foram os principais assuntos abordados. Durante o minicurso, os estudantes aprenderam as técnicas para minimizar perdas em pulverizações ocasionadas por deriva, a escolher o melhor tipo de ponta para cada tipo de produto, os conceitos sobre a tomada de decisão do melhor volume de calda a ser empregado, bem como a observar como é feita a calibração correta de um pulverizador. Eles também tiveram a oportunidade de visualizar uma simulação de deriva em um túnel de vento.
Segundo a professora Helena Marcon, doutora em Genética e responsável pela organização da palestra, é essencial que os universitários tenham conhecimento sobre este tema para aplicação em diversos seguimentos e áreas profissionais desde a médica até a agrária, por exemplo.
|
|
A finalidade da atividade foi proporcionar aos futuros agrônomos a oportunidade de conhecer as técnicas de tecnologia de aplicação terrestre e aérea utilizadas para aperfeiçoar a operação de pulverização garantindo que o produto empregado atinja o alvo de forma eficiente com o mínimo de perdas e de impactos ao homem e ao ambiente.
|
|
O minicurso complementa a disciplina de Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas ministrada pela professora Gabrielle Macedo
Deixe seu comentário