Alunos da Faculdade Eduvale participam de curso de pericia ambiental

//Alunos da Faculdade Eduvale participam de curso de pericia ambiental

Alunos da Faculdade Eduvale participam de curso de pericia ambiental

No mês de março, os alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Biológicas e Enfermagem da Faculdade Eduvale de Avaré iniciaram um curso sobre perícia ambiental ministrado pelo biólogo e perito ambiental Heber Brianezi.

Com carga horária de 50 horas, o curso será dividido em sete módulos que abordarão as incumbências de um perito técnico em trabalhos forenses e privados na área industrial, rural e urbana.

Até o final do semestre, os participantes aprenderão questões a cerca de problemas ambientais, a criar relatórios e laudos e a elaborar estudos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Legislações, licenciamento ambiental, descarte correto de resíduos sólidos, autorizações ambientais e a atuação do perito ambiental in loco também serão alguns dos assuntos em foco.

Cada módulo será realizado mensalmente em diferentes locais incluindo as dependências da Faculdade Eduvale e propriedades rurais de Avaré e região. O primeiro aconteceu nos dias 04 e 11 de março.

Durante as visitas, os universitários são divididos em grupos representando departamentos de sucessão ecológica, de Projeto de Recuperação Ambiental (PRA), de estudo de viabilidade ambiental e de reflorestamento urbano com o intuito de desempenhar as seguintes tarefas: reconhecimento da área, registro fotográfico do ecossistema local, listagem de animais habitantes, observação dos aspectos da mata ciliar com destaque aos espécimes endêmicos e com relação à dispersão das plantas.

Após a coleta dos dados, todos voltam à sala de aula, agrupam o material e com a orientação do docente analisam e esquematizam as paisagens indicando os impactos antrópicos e as formas de recuperação para as áreas degradadas.

“O curso é multidisciplinar e ocupa todas as áreas. Um exemplo disso, é o caso do rompimento de barragem de Mariana em Minas Gerais que foitão noticiado pela mídia necessitou de pericia ambiental em vários aspectos para se dar um parecer técnico, burocrático, exato, humano, administrativo, biológico, digital, entre outros”, pontuou o professor Heber.

2017-03-13T12:52:54+00:00 13/03/2017|0 Comentários

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.