Maior produção, eficiência e longevidade de canaviais significam mais lucros ao produtor rural e parte desse conceito pode ser atingido através do melhoramento genético da cultura de cana-de-açúcar.
Com foco neste assunto, no dia 17 de maio, os alunos dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas da Faculdade Eduvale de Avaré participaram de um minicurso promovido pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) de Piracicaba/SP.
Realizada no câmpus da Instituição, a atividade foi ministrada pelos engenheiros agrônomos Dr. Sandro Fuzatto e Carlos Miori e pelo gestor ambiental José Pasqualinoto.
|
|
O intuito do minicurso foi prover conhecimento em relação à produção sucroenergética brasileira que está fortemente ancorada ao uso diversificado de variedades de cana-de-açúcar que apresentam alto desempenho nas diferentes regiões do país.
A CTC também apresentou seu programa de melhoramento genético que possui mais de 5 mil espécies e um banco de germoplasma de cana-de-açúcar localizado em Camamu, na Bahia/BA, que desenvolve e distribui modelos de cana a fim de alcançar 100% das condições edafoclimáticas para cultivo no Brasil e em países das Américas e da África.
Eles ainda frisaram que essa diversificação e modernização contribuem para a sustentabilidade do agronegócio não só pelos ganhos de produtividade como também pela redução dos riscos fitossanitários e das perdas agrícolas.
Deixe seu comentário