Durante este semestre, os alunos dos 9ºs períodos do curso de Agronomia da Faculdade Eduvale de Avaré estudaram alternativas de combustíveis renováveis economicamente viáveis. Para complementar o conteúdo da disciplina Tecnologia de Biocombustíveis, a professora Juliana Aguiar organizou uma visita técnica à Usina Rio Pardo (uRp), que desde 2009 trabalha com a produção de etanol de cana-de-açúcar.
Na manhã de 30 de maio, os futuros agrônomos puderam conhecer esta produtora de etanol e todas as etapas envolvidas no processo de produção.
|
|
Atualmente, o etanol vem se destacando como fonte de combustível ambientalmente positiva quando comparada a outras opções. Ele é tido como o único bicombustível capaz de atender a crescente demanda de energia renovável de baixo custo e poder poluente.
“Este combustível pode ser produzido a partir de diferentes matérias-primas vegetais agrícolas como milho e sorgo sacarino, sendo a cana a espécie mais utilizada no Brasil. Esse processo de produção ainda gera uma série de subprodutos como, por exemplo, ração animal, fertilizantes, entre outros. Este campo emprega muitos profissionais, é uma área de uma atuação para o agrônomo e por isso é imprescindível que os alunos conheçam este processo”, falou a docente Juliana Aguiar.
A uRp está localizada no Km 260 da Rodovia Castelo Branco pertencente ao município de Cerqueira César/SP. A Usina tem capacidade de produzir, diariamente, 550 mil litros de álcool e 10 mil sacas de açúcar e gerar 30 MW de energia elétrica. Para se ter ideia da dimensão do empreendimento, a URP tem capacidade para abastecer com energia elétrica sozinha e com folga uma cidade do tamanho de Avaré que possui cerca de 90 mil habitantes. Saiba mais sobre a empresa em: http://www.unica.com.br/empresa/43378786/rio-pardo
Deixe seu comentário